Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Enfermeiro (a)
Foram encontradas 50 questões
I. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
II. No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas.
III. A APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As intoxicações constituem um problema de saúde pública irrelevante e a identificação do produto tóxico e a avaliação exata do perigo envolvido não têm importância alguma para um tratamento eficaz.
II. A intoxicação pode ser um acidente ou uma tentativa deliberada de assassinato ou suicídio, sendo que as crianças, os idosos, os pacientes hospitalizados e trabalhadores agrícolas estão mais vulneráveis às intoxicações de forma acidental.
III. O comportamento preventivo às intoxicações decorre de condições como cultura e crenças familiares, ou seja, o grau de informação geralmente é proporcional ao grau de educação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O soro antiofídico, produzido com o veneno das próprias serpentes, é o único tratamento específico existente para os acidentes ofídicos.
II. Para a produção de um soro de boa qualidade é fundamental um plantel de serpentes sadias e livres de parasitas e infecções.
III. No Brasil, os animais peçonhentos com maior relevância em relação à ocorrência de acidentes são escorpiões do gênero Tityus; serpentes, principalmente as dos gêneros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus, e aranhas dos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Programa Saúde da Família (PSF) não prioriza o atendimento a grupos considerados de maior risco a agravos, entre eles, a população com diabetes e hipertensão.
II. A dinâmica proposta pelo PSF, centrada na promoção da qualidade de vida e intervenção nos fatores que a colocam em risco, permite a identificação menos acurada e um pior acompanhamento dos indivíduos diabéticos e hipertensos.
III. O manejo do diabetes mellitus e da hipertensão arterial deve ser feito dentro de um sistema hierarquizado de saúde, sendo sua base o nível primário de atendimento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população.
II. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. Contudo, nem toda vacina protege a população, por isso as pessoas devem às vezes se negarem a vacinar.
III. É importante se vacinar e garantir a segurança em saúde para todos. Contudo, existem vacinas que são pagas, fazendo com que pessoas não possam arcar com esse custo.
Marque a alternativa CORRETA: