Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Enfermeiro (a)
Foram encontradas 30 questões
I. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
II. No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas.
III. A APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As intoxicações constituem um problema de saúde pública irrelevante e a identificação do produto tóxico e a avaliação exata do perigo envolvido não têm importância alguma para um tratamento eficaz.
II. A intoxicação pode ser um acidente ou uma tentativa deliberada de assassinato ou suicídio, sendo que as crianças, os idosos, os pacientes hospitalizados e trabalhadores agrícolas estão mais vulneráveis às intoxicações de forma acidental.
III. O comportamento preventivo às intoxicações decorre de condições como cultura e crenças familiares, ou seja, o grau de informação geralmente é proporcional ao grau de educação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O soro antiofídico, produzido com o veneno das próprias serpentes, é o único tratamento específico existente para os acidentes ofídicos.
II. Para a produção de um soro de boa qualidade é fundamental um plantel de serpentes sadias e livres de parasitas e infecções.
III. No Brasil, os animais peçonhentos com maior relevância em relação à ocorrência de acidentes são escorpiões do gênero Tityus; serpentes, principalmente as dos gêneros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus, e aranhas dos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Programa Saúde da Família (PSF) não prioriza o atendimento a grupos considerados de maior risco a agravos, entre eles, a população com diabetes e hipertensão.
II. A dinâmica proposta pelo PSF, centrada na promoção da qualidade de vida e intervenção nos fatores que a colocam em risco, permite a identificação menos acurada e um pior acompanhamento dos indivíduos diabéticos e hipertensos.
III. O manejo do diabetes mellitus e da hipertensão arterial deve ser feito dentro de um sistema hierarquizado de saúde, sendo sua base o nível primário de atendimento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população.
II. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. Contudo, nem toda vacina protege a população, por isso as pessoas devem às vezes se negarem a vacinar.
III. É importante se vacinar e garantir a segurança em saúde para todos. Contudo, existem vacinas que são pagas, fazendo com que pessoas não possam arcar com esse custo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), a gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os dois entes da Federação: a União e os Estados, apenas.
II. A rede que compõe o SUS engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços de urgência e de emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
III. Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF-88), a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Em tempos anteriores, o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à Previdência Social.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. Contudo, não é dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos.
II. O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início do 7º mês da gravidez apenas, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.
III. A avaliação da atenção pré-natal e puerperal não prevê a utilização de indicadores de processo, de resultado e de impacto. O profissional de saúde, provedor da atenção prénatal e puerperal, deverá monitorar continuamente a atenção prestada por meio dos indicadores do processo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS) deve ser baseado em pelo menos duas aferições de pressão arterial por consulta, em pelo menos duas consultas.
II. A avaliação e o acompanhamento clínico da HAS deve ser realizado por equipe multidisciplinar, tendo importante papel a equipe de enfermagem no acolhimento e rastreamento da condição clínica.
III. As práticas integrativas e complementares, como tai chi chuan, qi gong, yoga e meditação, não auxiliam no controle pressórico e não podem ser consideradas no cuidado de hipertensos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Sistema Único de Saúde (SUS) não tem contribuído significativamente para o controle das doenças transmissíveis em nosso país e para a transição epidemiológica que levou a uma situação de tripla carga de doença em função do aumento expressivo da morbimortalidade por essas enfermidades.
II. Uma experiência não exitosa do SUS no campo das doenças transmissíveis é o Programa Nacional de Imunização (PNI), que pode ser considerado um dos piores do mundo.
III. Outra experiência não exitosa do SUS em relação às doenças transmissíveis é a de vigilância, prevenção e controle do HIV/Aids.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na desinfecção, são utilizados os álcoois etílicos e isopropílico, que são bactericidas rápidos, eliminando também o bacilo da tuberculose, os fungos e os vírus, não agindo, porém, contra os esporos bacterianos.
II. O formaldeído é usado como desinfetante ou esterilizante nas formas gasosa, apenas. É comumente encontrado como formalina, que é bactericida potente, fungicida, agindo também contra vírus, bacilos da tuberculose e esporos bacterianos.
III. A Radiação UV (240 a 280 nm) pode inativar microrganismos, estando em processo de investigação quanto à sua aplicabilidade em salas de cirurgia e em infecções de feridas em período pós-operatório.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O cuidado prestado pelo enfermeiro não pode apenas se limitar à assistência tecnicista, requer uma abordagem multidimensional, não olhando apenas o paciente, mas também sua família.
II. A assistência de enfermagem, em nenhum momento, é de grande valia no tratamento do paciente queimado.
III. No momento em que o paciente é admitido em uma unidade de emergência com queimaduras, não se faz necessário que este receba um tratamento imediato, mas sim eficaz.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Programa Saúde da Família não é Programa do Médico da Família, pois não é centrado no trabalho médico, mas de uma equipe multiprofissional, na qual todos os saberes são respeitados.
II. O Programa Saúde da Família pode ser caracterizado como uma estratégia central na reestruturação do sistema no que se refere à organização da atenção primária.
III. A compreensão subjacente ao Programa Saúde da Família colocou em relevo a intervenção multidisciplinar sobre os agravos à saúde da população.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Agente Comunitário em Saúde (ACS) não é fundamental para o modelo de atenção, contudo realiza a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade.
II. As equipes de Agente Comunitário em Saúde (ACS) devem estar vinculadas às Unidades de Saúde, seguindo os critérios da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), visando à cobertura de um território específico.
III. O número de ACS por equipe não pode ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil a partir da década de 1990 representou uma importante inflexão no padrão historicamente consolidado de organização dos serviços de saúde no país.
II. A implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) é um marco sem importância na estratégia de atenção primária na política de saúde brasileira.
III. O modelo do PSF preconiza uma equipe de saúde da família formada apenas por um enfermeiro e por um agente comunitário de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, ainda com alto grau de discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) foi acelerada nos municípios de pequeno porte, com baixa ou nenhuma capacidade instalada.
II. A integração das unidades de saúde da família à rede assistencial não é fundamental para garantir uma oferta abrangente de serviços e coordenar as diversas ações requeridas para resolver as necessidades menos frequentes e mais complexas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As intoxicações exógenas ou também chamadas de envenenamento são manifestações patológicas causadas por substâncias tóxicas expostas ao organismo, podendo ser acidentais ou intencionais.
II. As intoxicações podem ser acidentais, contudo jamais intencionais, pois uma intoxicação intencional caracteriza uma tentativa de homicídio ou de suicídio.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Cabe à equipe de saúde, ao entrar em contato com uma mulher gestante, na unidade de saúde ou na comunidade, buscar compreender os múltiplos significados da gestação para aquela mulher e sua família, notadamente, se ela for adolescente.
II. O contexto de cada gestação é determinante para o seu desenvolvimento, bem como para a relação que a mulher e a família estabelecerão com a criança, desde as primeiras horas após o nascimento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Com o objetivo de promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
II. A PNAISC abrange os cuidados com a criança da gestação aos 9 anos de idade, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Desinfecção é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no próprio hospital através de processos físicos ou químicos.
II. Esterilização é o processo que elimina todos os microrganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endósporos bacterianos.
Marque a alternativa CORRETA: