Questões de Concurso Público Prefeitura de Iporã do Oeste - SC 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 14 questões

Q1912582 Veterinária
O tétano é uma doença grave, que traz risco à vida. Embora o tétano seja uma doença que pode ser prevenida por imuniza- ção, a doença ainda é responsável por cerca de 150.000 mortes anuais, a maioria em países da África e do Sudeste Asiático. O tétano é provocado por uma exotoxina produzida por Clostridium tetani , um bacilo anaeróbio obrigatório e formador de endósporos.
Sobre o tétano é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1912583 Veterinária
A temperatura do leite quando este sai do úbere também é um fator favorável à multiplicação de microrganismos, por isso é necessário:
Alternativas
Q1912584 Veterinária
A taxa de contaminação e os tipos de microrganismo presentes no leite geralmente são decorrentes de diferentes fontes: o interior do úbere, o exterior do úbere e os equipamentos e utensílios utilizados pela indústria, entre outras. Desde o momento que sai do úbere, o leite fica exposto a contaminações externas. Não é uma das principais fontes de contaminações do leite por microorganismos:
Alternativas
Q1912585 Veterinária
São funções da vigilância epidemiológica: 
Alternativas
Q1912586 Veterinária
As pessoas normalmente associam fungos à matéria orgânica em decomposição ou, em um contexto médico, a infecções fúngicas superficiais, tais como o pé-de-atleta. Mas os fungos podem causar infecções sérias e até mortais. É uma doença fúngica que pode ser fatal, que acomente frequentemente felinos domésticos: 
Alternativas
Q1912587 Veterinária
Os carrapatos são artrópodes hematófagos estritos, ectoparasitas não permanentes de vertebrados terrestres. Estes artrópodes existem em quase todas as regiões zoogeográficas, parasitando uma ampla gama de hospedeiros tais como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e ocasionalmente o Homem. A crescente importância médica atribuída às carraças advém da aptidão que têm para se fixarem ao Homem e serem vetores de agentes de doença com importância em saúde pública. O ciclo de vida compreende quatro fases evolutivas, uma inativa - ovo e três ativas- larva, ninfa e adulto, requerendo pelo menos uma refeição sanguínea em cada uma das fases ativas para poderem realizar uma muda e passar à fase evolutiva seguinte. A maior parte das espécies demoram vários dias a completar a refeição sanguínea, sendo em média:
Alternativas
Q1912588 Veterinária
Na clínica veterinária, uma das maiores incidência de casos, são as doenças dermatológicas, as alopecias com sinais de inflamação, crostas, eritema, descamação, liquenificação, são de rotina no atendimento. Como triagem para elucidação diagnóstica destes padrões de lesão, os exames rotineiros muito usados, dentre eles a tricografia é uma técnica simples, em que é possível avaliar: 
Alternativas
Q1912589 Veterinária
O vírion de um vírus consiste em um envoltório proteico, o capsídeo, que contém o genoma viral. A maioria dos vírus bacterianos são nus, sem camadas adicionais, enquanto muitos vírus de animais contêm uma camada externa consistindo de proteínas e lipídeos, denominadas: 
Alternativas
Q1912590 Veterinária
O Bem-estar animal indica como um animal está lidando com as condições em que vive. Um animal está em bom estado de bem-estar (quando indicado por evidência científica) se estiver: 
Alternativas
Q1912591 Veterinária
As zoonoses emergentes são definidas como: 
Alternativas
Q1912592 Veterinária
Os mosquitos são insetos que pertencem à família Culicidae, uma das mais primitivas famílias da ordem Diptera, na qual se reconhecem 3565 espécies e subespécies. A nível global, estes insetos encontram-se amplamente distribuídos, apresentando maior diversidade nas regiões tropicais e subtropicais. São o mais importante grupo de artrópodes do ponto de vista médico e veterinário pelo facto das fêmeas picarem e fazerem refeições de sangue em vertebrados, podendo deste modo transmitir agentes patogénicos a humanos e animais, nomeadamente vírus (arbovírus), filárias (helmintos) e protozoários. É uma doença zoonótica transmitida por mosquitos:
Alternativas
Q1912593 Veterinária
Os aditivos alimentares autorizados para uso em carnes e produtos cárneos, suas respectivas funções, limites máximos e condições de uso se encontram listados no anexo da RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 272, DE 14 DE MARÇO DE 2019. São definidas como CARNES IN NATURA:
Alternativas
Q1912594 Veterinária
A ABAMECTINA pertence ao grupo farmacoógico das lactonas macrocíclicas, avermectinas, endectocida. Promove abertura dos canais de cloro pela ligação aos receptores de glutamato, além de se ligar com alta afinidade aos canais de cloro controlados pelo GABA, aumentando o influxo de cloro nas sinapses de nematódeos e na placa motora, ou na junção neuromuscular em artrópodes, provocando hiperpolarização da membrana, com paralisia flácida, morte e eliminação do parasita. Pode ser utilizada em bovinos, equinos e suínos.
Sobre o uso da Abamectina em animais, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1912595 Veterinária
O Código de Ética do Médico Veterinário, aprovado na Resolução nº 1138, de 16 de dezembro de 2016 e entrou em vigor em 9 de setembro de 2017, esse código regula: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: C
5: A
6: B
7: B
8: C
9: D
10: A
11: B
12: C
13: D
14: B