Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2023 para Farmacêutico

Foram encontradas 3 questões

Q2196180 Farmácia
De acordo com a Farmacopeia Brasileira, 6ª edição, o insumo farmacêutico Albendazol é descrito, em relação à solubilidade, como praticamente insolúvel em água e em álcool etílico, facilmente solúvel em ácido fórmico anidro, solúvel em ácido acético glacial, muito pouco solúvel em álcool isopropílico. Muito pouco solúvel em ácido clorídrico 0,1 M e insolúvel em hidróxido de sódio 0,1 M. Entretanto, temos tal fármaco em duas especializações farmacêuticas, sólida e líquida (BRASIL, 2019b). Na forma farmacêutica líquida o Albendazol é comercializado na concentração de 40 mg/ml em embalagem contendo um frasco de 10 ml e é uma mistura de albendazol com um ou mais agentes corantes, aromatizantes, tamponantes, adoçantes e conservantes, em veículo aquoso, para administração pela VO. Sobre essa formulação, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA:
(__)Esse medicamento é uma suspensão oral, ou seja, uma forma farmacêutica líquida que contém partículas dispersas do fármaco para administração oral.
(__)Esse medicamento é uma solução oral, ou seja, uma forma farmacêutica líquida que contém partículas dissolvidas do fármaco para administração oral.
(__)A Concentração em Título desse fármaco na formulação apresentada é de 4% p/v.
(__)A Concentração Comum desse fármaco na formulação apresentada é de 4% p/v.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q2196181 Farmácia
Identifique o insumo farmacêutico cujo nome químico é ácido 2-(acetiloxi) benzoico e apresenta-se na forma de cristais brancos ou incolores, com fórmula molecular é C9H8O4 e peso molecular 180,16, sendo pouco solúvel em água e facilmente solúvel em álcool etílico (BRASIL, 2019b) e que na presença de umidade é gradualmente hidrolisado em ácido salicílico e ácido acético.
Alternativas
Q2196182 Farmácia
Para o doseamento por HPLC do acetato de dexametasona em um creme, a Farmacopeia Brasileira (FB VI, 2019b), descreve os procedimentos para preparo de uma solução padrão e da solução amostra da seguinte maneira: Solução padrão: pesar, com exatidão, cerca de 20 mg de acetato de dexametasona SQR e transferir para balão volumétrico de 100 ml. Adicionar 50 ml de álcool metílico e deixar em banho de ultrassom para dissolver. Completar o volume com álcool metílico e homogeneizar. Transferir 5 ml dessa solução para balão volumétrico de 50 ml, completar o volume com Fase móvel e homogeneizar. Solução amostra: transferir quantidade da amostra, pesada com exatidão, equivalente a 2 mg de acetato de dexametasona. Adicionar 40 ml de álcool metílico e deixar em banho de ultrassom, agitando com bastão de vidro, até dissolver. Transferir quantitativamente para balão volumétrico de 100 ml, completar o volume com o mesmo solvente e homogeneizar. Considerando uma amostra de creme de acetato de dexametasona a 0,1% e as informações precedentes, podemos afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D