Questões de Concurso Público Prefeitura de Dionísio Cerqueira - SC 2024 para Professor de Educação Física
Foram encontradas 20 questões
"A resistência externa oferecida aos músculos durante o exercício impõe que eles demandem informações ao cérebro e recrutem as unidades motoras para produzir tensão muscular de acordo com a atividade. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos: concêntricas, excêntricas e isométricas".
[Fisiologia do exercício. − Brasília: Fundação Vale, UNESCO,
2013. 74 p. − Cadernos de referência de esporte; 2].
As ações musculares isométricas ou estáticas ocorrem quando o torque produzido pelo músculo
"A bateria 3 dos 110m com barreira masculino no atletismo, concluída na manhã deste domingo nas Olimpíadas de Paris 2024, precisou de um olhar mais apurado dos árbitros. Isso porque a disputa, vencida pelo chinês Zhuoyi Xu, teve um empate quádruplo. O velocista das Bahamas, Antoine Andrews; o americano Daniel Roberts; Milan Trajkovic do Chipre e Hansle Parchment, da Jamaica, registraram o mesmo tempo: 13s43. Com isso, a decisão das posições teve que contar com o auxílio do "photo finish", recurso com mais de 90 anos e que foi aprimorado para os Jogos de Paris."
[Disponível em: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/08/04/ olimpiadas-2024-chegada-no-atletismo-tem-empate-quadruplo veja.ghtml. Acesso: 05/10/2024].
As corridas com barreiras são disputas com a distância de 100 metros (m) para mulheres, 110 m para homens e para ambos os gêneros com a distância comum de:
"O vôlei é um esporte de pessoas altas: a média de altura da seleção brasileira masculina de vôlei nas Olimpíadas de Tóquio 2020 era de 1,98m, e a da seleção feminina, 1,83m. Sendo a média de altura da população masculina e feminina brasileira de 1,73m e 1,60m, respectivamente. Entretanto, uma posição chama a atenção por ser uma exceção tanto na altura, quanto na cor do uniforme: o líbero".
[Disponível em: https://ge.globo.com/. Acesso: 05/10/2024].
Considere as afirmativas relacionadas ao Voleibol, de acordo com as Regras Oficiais do Voleibol de quadra 2021-2024, aprovado pelo 37° Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) de 2021. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, somente um jogador especialista em defesa: o Líbero.
(__) O Líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe qualquer posição em quadra, no entanto, o líbero não pode executar o saque.
(__) O Líbero e o seu jogador regular que efetuar a troca, poderão entrar ou deixar a quadra, através de qualquer zona (parte) da quadra, desde que não interfira ou atrapalhe o andamento do jogo.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
"A prática desportiva, via de regra, é caracterizado por alto desempenho corporal, no Futebol esse desempenho costuma ser intenso, com contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos. Essas características fazem que o futebol seja único e proporcione momentos "mágicos", contudo elas também fazem com que lesões sejam mais corriqueiras. Desconsiderando goleiro e árbitros, a maioria das ações dentro de um campo de futebol são realizadas por membros inferiores e isso reflete na proporção de lesões na região. Estima-se que cerca de 72% das ocorrências acontecem nessa região do corpo. Em termos gerais, o ranking de lesões relacionadas ao futebol são: por choque entre jogadores, lesões musculares, entorses e tendinites."
[Disponível em: https://verticaliortopedia.com.br/as-lesoes mais-comuns-no-futebol/. Acesso: 05/10/2024].
Os procedimentos de primeiros socorros variam de acordo com o tipo de lesão, para casos de entorses é recomendado:
I- Aplicar compressa fria no local, com uma bolsa de gelo ou toalhas frias, tomando cuidado de proteger a pele.
II- Imobilizar a articulação atingida com uma tala ou tipoia.
III- Evitar movimentar a articulação lesionada e encaminhar a um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequados.
É correto o que se afirma em:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta unidades temáticas, sendo uma delas a de Esportes. Nessa unidade são apresentadas sete categorias, umas dessas categorias é a de "Rede/quadra dividida ou parede de rebote". Especificamente nessa categoria, a BNCC cita como exemplos as seguintes modalidades,
EXCETO:
"Tarefas simples como dançar, correr, andar em linha reta, desenhar, comer com talheres e escrever são difíceis para o seu filho? Todas essas funções são dependentes diretas da coordenação motora. É normal até uma certa idade seu filho não conseguir realizar tais tarefas, mas se isso tornou-se rotina, algo deve estar errado na gestão dos movimentos".
[Disponível em: https://drapaulagirotto.com.br/tipos-de coordenacao-motora/. Acesso: 04/10/2024].
O fragmento de reportagem acima, trata do desenvolvimento humano, especificamente da coordenação motora. Das ações motoras a seguir, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de coordenação motora fina:
Considere as afirmativas relacionadas a Lei nº 8.069/90: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até treze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade.
(__) A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
(__) É dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
"As aulas devem possibilitar aos alunos a construção de um conjunto de conhecimentos sobre seus movimentos, de modo a desenvolver autonomia sobre a cultura corporal de movimento, para o cuidado de si e dos outros. Dessa forma, são capazes de atuar de forma autônoma e confiante na sociedade, através das diversas finalidades humanas que envolvem o corpo em movimento.
A Educação Física tem um diferencial importante das outras áreas do conhecimento, pois ela não se restringe à racionalidade científica que costuma nortear as práticas pedagógicas, mas vai além e proporciona experiências mais amplas que envolvem cultura, lazer e saúde."
[Disponível em: https://sae.digital/educacao-fisica-na-bncc/#:~ :text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20 tem%20um,envolvem%20cultura%2C%20lazer%20e%20
sa%C3%BAde. Acesso: 05/10/2024].
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física, afirma que as práticas corporais possuem três elementos fundamentais comuns. São eles, EXCETO:
"Algumas pessoas podem dizer que foram pela primeira vez a uma Olimpíada com apenas 18 anos. Mas poucos podem se gabar de ter conquistado esse feito com um movimento inédito e que carrega seu próprio sobrenome. Esse é o caso de Julia Soares, finalista do Brasil na ginástica artística em Paris. "Soares" é o nome da manobra que Julia utiliza para subir no aparelho e começar as séries desde que ela tinha 15 anos."
[Disponível em: https://ge.globo.com/. Acesso: 05/10/2024].
Sobre a Ginástica Olímpica, são aparelhos em que apenas as mulheres competem:
Analise atentamente a charge a seguir.
Sobre o impacto das atividades físicas na saúde e no bem-estar dos alunos é importante ressaltar que a atividade física é um valioso instrumento que auxilia no controle do colesterol. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Em 26 de junho de 2014, a Lei nº 13.005/14, Plano Nacional de Educação (PNE) foi sancionado após quatro anos de tramitação no Congresso Nacional. Este Plano visa melhorar a educação no país com base em 20 metas, que devem ser atingidas em 10 anos. São metas do PNE:
I- META 5 - Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
II- META 6 - Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 60% (sessenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 30% (trinta por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica
III- META 17 - Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do décimo ano de vigência deste PNE.
É correto o que se afirma em:
Itália Vai te Ajudar a Encontrar Suas Raízes; Saiba Como
País desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada na ancestralidade italiana, com experiências e recursos para achar (e visitar) a sua descendência
Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes. Mas um número crescente de visitantes com ascendência italiana (60 a 80 milhões de pessoas ao redor do mundo podem reivindicar essa origem) está olhando além do itinerário tradicional de férias para planejar viagens que os ajudem a se reconectar com suas "raízes".
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência da Itália, de acordo com dados da Embaixada. Durante os anos de maior emigração, muitos italianos também se estabeleceram nos EUA, Argentina, Canadá, Austrália e em diversos países europeus.
Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Segundo Giovanni Maria De Vita, conselheiro do Ministério e chefe do projeto Italea/Turismo de Raízes, o objetivo é apoiar "cada etapa da jornada de redescoberta — desde a pesquisa histórico-familiar até a organização de experiências de viagem personalizadas na Itália". O Italea tem ramificações nas 20 regiões da Itália (além da plataforma nacional), explica ele, com o apoio de especialistas em genealogia, designers de viagens e guias turísticos para ajudar os "turistas de raízes" (em busca de suas a se conectarem com sua herança.
Relatórios governamentais estimaram que o "turismo de raízes" representava de 10 a 15% do turismo total na Itália antes da pandemia. Embora os dados de 2023 ainda não tenham sido confirmados, De Vita afirma que as primeiras estimativas sugerem um aumento significativo, de até 11% em comparação com 2019.
A Itália designou 2024 como o "Ano Mundial do Turismo de Raízes", que, além do lançamento do site, foi marcado por uma série de eventos culturais em mais de 800 pequenas cidades em todo o país. A plataforma Italea também foi apresentada em São Paulo, bem como em várias cidades nos EUA, Toronto, Montevidéu e Melbourne.
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/italia-vai-te-ajudar-a-encontrar-s uas-raizes-saiba-como/
"Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes".
No trecho, a crase foi empregada corretamente, pois o verbo "ir" exige a preposição "a", e o substantivo "Itália" requer o artigo "a".
Identifique a alternativa em que a crase NÃO foi utilizada corretamente após o verbo "ir."
Itália Vai te Ajudar a Encontrar Suas Raízes; Saiba Como
País desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada na ancestralidade italiana, com experiências e recursos para achar (e visitar) a sua descendência
Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes. Mas um número crescente de visitantes com ascendência italiana (60 a 80 milhões de pessoas ao redor do mundo podem reivindicar essa origem) está olhando além do itinerário tradicional de férias para planejar viagens que os ajudem a se reconectar com suas "raízes".
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência da Itália, de acordo com dados da Embaixada. Durante os anos de maior emigração, muitos italianos também se estabeleceram nos EUA, Argentina, Canadá, Austrália e em diversos países europeus.
Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Segundo Giovanni Maria De Vita, conselheiro do Ministério e chefe do projeto Italea/Turismo de Raízes, o objetivo é apoiar "cada etapa da jornada de redescoberta — desde a pesquisa histórico-familiar até a organização de experiências de viagem personalizadas na Itália". O Italea tem ramificações nas 20 regiões da Itália (além da plataforma nacional), explica ele, com o apoio de especialistas em genealogia, designers de viagens e guias turísticos para ajudar os "turistas de raízes" (em busca de suas a se conectarem com sua herança.
Relatórios governamentais estimaram que o "turismo de raízes" representava de 10 a 15% do turismo total na Itália antes da pandemia. Embora os dados de 2023 ainda não tenham sido confirmados, De Vita afirma que as primeiras estimativas sugerem um aumento significativo, de até 11% em comparação com 2019.
A Itália designou 2024 como o "Ano Mundial do Turismo de Raízes", que, além do lançamento do site, foi marcado por uma série de eventos culturais em mais de 800 pequenas cidades em todo o país. A plataforma Italea também foi apresentada em São Paulo, bem como em várias cidades nos EUA, Toronto, Montevidéu e Melbourne.
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/italia-vai-te-ajudar-a-encontrar-s uas-raizes-saiba-como/
Itália Vai te Ajudar a Encontrar Suas Raízes; Saiba Como
País desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada na ancestralidade italiana, com experiências e recursos para achar (e visitar) a sua descendência
Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes. Mas um número crescente de visitantes com ascendência italiana (60 a 80 milhões de pessoas ao redor do mundo podem reivindicar essa origem) está olhando além do itinerário tradicional de férias para planejar viagens que os ajudem a se reconectar com suas "raízes".
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência da Itália, de acordo com dados da Embaixada. Durante os anos de maior emigração, muitos italianos também se estabeleceram nos EUA, Argentina, Canadá, Austrália e em diversos países europeus.
Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Segundo Giovanni Maria De Vita, conselheiro do Ministério e chefe do projeto Italea/Turismo de Raízes, o objetivo é apoiar "cada etapa da jornada de redescoberta — desde a pesquisa histórico-familiar até a organização de experiências de viagem personalizadas na Itália". O Italea tem ramificações nas 20 regiões da Itália (além da plataforma nacional), explica ele, com o apoio de especialistas em genealogia, designers de viagens e guias turísticos para ajudar os "turistas de raízes" (em busca de suas a se conectarem com sua herança.
Relatórios governamentais estimaram que o "turismo de raízes" representava de 10 a 15% do turismo total na Itália antes da pandemia. Embora os dados de 2023 ainda não tenham sido confirmados, De Vita afirma que as primeiras estimativas sugerem um aumento significativo, de até 11% em comparação com 2019.
A Itália designou 2024 como o "Ano Mundial do Turismo de Raízes", que, além do lançamento do site, foi marcado por uma série de eventos culturais em mais de 800 pequenas cidades em todo o país. A plataforma Italea também foi apresentada em São Paulo, bem como em várias cidades nos EUA, Toronto, Montevidéu e Melbourne.
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/italia-vai-te-ajudar-a-encontrar-s uas-raizes-saiba-como/
"Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Considerando o trecho acima, analise as afirmativas em relação à análise sintática:
I. O sujeito do verbo 'conectar' é 'aqueles com linhagem italiana'.
II. O verbo 'desenvolver' apresenta um sujeito composto.
III. 'em raízes' é complemento do substantivo 'baseada'.
IV. 'nos seis primeiros meses' tem função de adjunto adverbial de tempo.
Estão corretas: