Questões de Concurso Público FESF-SUS 2010 para Enfermeiro, 2 - azul

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS Prova: AOCP - 2010 - FESF-BA - Enfermeiro - 2 - azul |
Q528510 Enfermagem
A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil, principalmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Em relação à Doença Diarréica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(    ) Considerando a magnitude das diarreias agudas no Brasil, desde 1994,foi instituída a Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas – MDDA, sistema de vigilância sentinela, ágil e de avaliação contínua, configurando instrumento para o acompanhamento destes agravos na esfera municipal.

(    ) As doenças diarreicas agudas causadas por rotavírus são as principais causas de morbidade e mortalidade por diarreia em crianças em todo o mundo, nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento.


(    ) Nas doenças diarreicas agudas causadas por rotavírus, o principal sítio de replicação viral é o intestino grosso, em particular o reto, situando-se especificamente nas células epiteliais maduras que revestem as mucovilosidades intestinais.


(    ) A vacina de rotavírus constitui-se em uma importante medida preventiva contra os casos de diarreia aguda. É uma vacina polivalente elaborada com vírus isolados em ovo e atenuados para manter a capacidade imunogênica, porém não patogênica.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS Prova: AOCP - 2010 - FESF-BA - Enfermeiro - 2 - azul |
Q528511 Enfermagem
Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno. Em relação aos benefícios oriundos do leite materno, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(    ) Oferecer à criança amamentada água ou chás, prática considerada inofensiva até pouco tempo atrás, pode dobrar o risco de diarreia nos primeiros seis meses.

(    ) A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida aumenta o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.

(    ) A exposição à pequenas doses de leite de vaca, nos primeiros dias de vida, parece aumentar o risco de alergia ao leite de vaca. Por isso é importante evitar o uso desnecessário de fórmulas lácteas nas maternidades.

(    ) Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos conclui que as crianças amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas.

(    ) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.


Alternativas
Respostas
1: C
2: A