Questões de Concurso Público Prefeitura de Salgado de São Félix - PB 2024 para Psicólogo para Educação
Foram encontradas 15 questões
Em casos de transgressões dos preceitos do código de ética do psicólogo, que se constituem como infração disciplinar, poderá ser aplicada as seguintes penalidades na forma dos dispositivos legais ou regimentais:
I- Advertência, Multa e/ou Censura pública
II- Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia
III- Suspensão do exercício profissional, por até 45 (quarenta e cinco) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia
IV- Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia
Uma das pretensões que baseou a construção do código de ética foi “Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional” (pág. 6).
Das afirmações a seguir, qual destas NÃO se configura como um dos princípios fundamentais do código de ética do psicólogo.
Sobre os critérios de normalidade e de doença em psicopatologia, é correto afirmar:
De acordo com o Art. 9 da RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional, a “Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização…”
Assinale a alternativa que compõe as informações que precisam ser apresentadas nas declarações.
I- Comparecimento da pessoa atendida e seu acompanhante;
II- Acompanhamento psicológico realizado ou em realização;
III- Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários;
IV- Registro de sintomas, situações ou estados
psicológicos.
Conforme o Art.70 do Estatuto da Criança e do Adolescente “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”. Assim, há necessidade de elaboração de políticas públicas e de articulação de ações destinadas a cobrir o uso de castigo físico e de tratamento cruel ou degradante, além de difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.
Dentre as afirmações a seguir, qual é a alternativa que melhor configura as principais ações práticas que devem agir nessa prevenção:
I- A promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos;
II- A integração com os órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, com o Conselho Tutelar, com os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e com as entidades não governamentais que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente;
III- O apoio e o incentivo às práticas de resolução pacífica de conflitos que envolvam violência contra a criança e o adolescente;
IV- A promoção de espaços intersetoriais locais para a articulação de ações e a elaboração de planos de atuação conjunta focados nas famílias em situação de violência, com participação de profissionais de saúde, de assistência social e de educação e de órgãos de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente;
V- A promoção de estudos e pesquisas, de estatísticas e de outras informações relevantes às consequências e à frequência das formas de violência contra a criança e o adolescente para a sistematização de dados nacionalmente unificados e a avaliação periódica dos resultados das medidas adotadas.
Conforme o Art.53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”
Assinale a alternativa que contempla as principais condições a serem asseguradas para as crianças como direito à educação.
I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- Direito de ser respeitado por seus educadores;
III- Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV- Direito de organização e participação em entidades estudantis;
V- Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica
Conforme a Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações, enviada em 17 de outubro de 1992, qual das descrições abaixo correspondem às atribuições profissionais do psicólogo educacional no Brasil.
I- Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.
II- Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
III- Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.
IV- Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente.
O desenvolvimentista Lev S. Vygotsky teoriza o desenvolvimento humano na ideia dos sujeitos como transformadores sociais que estão sob constante influência da sociedade e da cultura, sendo capazes de transformar o ambiente por meio do trabalho.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky.
Sigmund Freud defendia que o desenvolvimento psicossexual infantil se dava a partir de cinco fases distintas, relacionadas à predominância de uma determinada zona erógena enquanto alvo da pulsão sexual. Em uma delas, observa-se o interesse pela região genital, a princípio, estimulada acidentamentalmente e, posteriormente, de forma intencional, a partir dos primeiros comportamentos masturbatórios da criança.
Assinale a opção que descreve a fase do desenvolvimento psicossexual explicitada acima:
Henri Wallon contribuiu de forma significativa sobre a maneira de pensar o desenvolvimento mental dos indivíduos. Sua perspectiva de homem integral contribui até hoje para as práticas desenvolvimentistas e educacionais de aprendizagem, especialmente aquelas voltadas para crianças.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre os estágios da psicogenética do desenvolvimento walloniana.
Para Piaget a aquisição de conhecimento é um processo desenvolvimentista gradual que se torna possível pela interação da criança com o ambiente.
Assinale a alternativa com a definição correta das forças que moldam a aprendizagem humana, segundo Piaget.
I- A Maturação é o processo pelo qual os esquemas anteriores são impostos aos novos elementos , modificando-os para integrá-los, enquanto ocorre uma mudança interna para atingir o estado de equilíbrio adaptativo.
II- A Experiência Ativa é o processo no qual a interação com objetos e eventos reais permite aos indivíduos descobrir coisas e construir representações mentais do mundo.
III- A Interação Social é o processo no qual a interação entre indivíduos resulta na elaboração de idéias sobre as coisas, as pessoas e sobre si mesmos.
IV- A Equilibração é o processo no qual as forças genéticas estão relacionadas ao desdobramento do comportamento, mesmo que não o determinem.
V- A Equilibração é a tendência em manter
um equilíbrio entre a resposta que utiliza
a aprendizagem prévia e a mudança de
comportamento em resposta ao ambiente.