Questões de Concurso Público Prefeitura de Campo Alegre de Goiás - GO 2024 para Professor(a)

Foram encontradas 18 questões

Q2534203 Pedagogia
Leia os dois textos seguintes e analise as suas informações:

I. Com o passar dos anos fui-me convencendo de duas coisas: primeira, uma proposta de educação que se quer de fato transformadora, competente, democrática, emancipatória, construtivista só será possível se a escola tiver sucesso no empreendimento de formar leitores; segunda, a literatura infantil, por seu caráter lúdico-mágico é o caminho natural, a chave mágica que abre a porta de entrada principal que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo o que ela pode proporcionar (Frantz, 2001, p. 14).

II. No Brasil, a literatura infantil chega mais tarde, inicialmente com adaptações de textos europeus feitos, por Alberto Figueiredo Pimentel, e só a partir de 1922, surge uma produção própria, pelas mãos de Monteiro Lobato. Nas últimas décadas, a literatura infantil brasileira mostra-se rica e diversificada, com vários enfoques e para todas as faixas etárias. Na evolução da literatura infantil no Brasil costuma-se dividir em duas etapas, a primeira é quanto à origem da literatura infantil, enfatizando o contexto de seu surgimento e as mudanças de concepções; já na segunda, continua enfatizando a origem da literatura infantil brasileira e sua evolução indo até a literatura contemporânea ( Cademartori, Lígia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986, Coleção Primeiros Passos).


A partir da leitura dos dois textos, marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534204 Pedagogia
Alfabetização, justamente por ser uma aprendizagem intensa, deve ser feita em etapas. Analise as etapas seguintes sobre esse processo de escolarização:

I. Na fase pré-alfabetica as crianças conseguem identificar os sons das falas. Então, por exemplo, se você disser sim ou não, elas saberão interpretar isso. Outra habilidade, dessa fase, é a capacidade da criança desenhar perfeitamente seguindo as linhas e traço.

II. Na fase alfabética parcial, as crianças conseguem não só identificar os sons de letras e palavras, mas também fazer mais associações. Com isso, já é possível começar a ler e a escrever (de forma básica, ainda, claro). É quando as crianças escrevem letras e palavras curtas.

III. A fase alfabética completa representa um grande salto. Isso porque as crianças já passam a formar e ler palavras maiores, além de mais complexas. Outro ponto importante: a escrita e a leitura se dão de forma mais autônoma, ou seja, sem tanta ajuda de adultos.

IV. Na fase alfabética consolidada, a última fase alfabética — como é de se imaginar — faz com que as crianças leiam e escrevam mais palavras. As sílabas são maiores, além do que, a fonética envolve palavras mais difíceis. Todos os desafios são vencidos com muito mais naturalidade. Aqui, ainda, cabe uma observação: é extremamente importante que as crianças tenham desenvolvido, um pouco, a capacidade de interpretação.


Marque a única alternativa verdadeira:
Alternativas
Q2534205 Pedagogia
Para receber alunos em um contexto de transformação constante e de inovações aceleradas, a escola precisa ser moderna. Mas o que isso significa exatamente? De acordo com a empresa ViewSonic especializada em tecnologia de exibição visual, uma escola moderna é um local projetado para alunos que serão capacitados para as exigências do século 21, considerando os novos conceitos educacionais, como metodologias ativas. O que vai muito além de uma arquitetura futurista ou tecnologias sofisticadas. O portal Desafios da Educação lista alguns fundamentos de uma escola moderna. Leia e analise as afirmativas seguintes:

I. Revisar a missão da escola: a missão de uma escola nada mais é do que uma versão resumida dos seus objetivos e valores. Essa premissa deve ser revisada frequentemente, sobretudo por um prisma que não considere as necessidades dos alunos e da comunidade.

II. Escolha do modelo pedagógico : vários modelos pedagógicos tentam criar ambientes de aprendizagem inovadores, como sala de aula invertida e metodologias colaborativas. Parte dos novos modelos são incrementais, não necessariamente disruptivos, e estão à mercê de desaparecerem ou mesmo de se perpetuarem. A certeza, no entanto, é de que uma escola moderna não valoriza o contexto dos estudantes e nem se preocupa em desenvolver habilidades e competências adequadas ao século 21.

III. Fazer avaliações modernas, existem muitos tipos de avaliações no cenário educacional. Entre elas estão a avaliação diagnóstica, formativa, somativa, referenciada a norma e referenciada a critério. Na nova era da educação, os métodos de avaliação consideram as diferenças de cada aluno para criar um processo de aprendizagem personalizado. Entretanto, isso não significa abandonar aquilo que é tradicional, como provas e feedback. A combinação de atividades formativas e somativas é uma base convencional de avaliação.

IV. Design e arquitetura moderna, uma escola moderna é aquela que redesenha o ambiente de ensino e de aprendizagem. Disposição dos assentos, zonas de colaboração e áreas de lazer começam a ganhar relevância em projetos arquitetônicos. Os dispositivos tecnológicos também ganham espaço, e mudando itens até então tradicionais da sala de aula, como carteiras, quadros e portas. A sala de aula e o campus do futuro devem ser capazes de fornecer insights (percepções) em tempo real, ambientes mais seguros e usar recursos com eficiência.


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534206 Pedagogia
Sabe-se que, na hora de administrar uma instituição de ensino, cabe ao gestor escolar tomar as decisões corretas para que os resultados positivos apareçam. Portanto, as mudanças necessárias em uma escola que beneficiem alunos e professores passam sempre pelas mãos de quem faz uma gestão escolar de qualidade. De fato, a manutenção dos dados, informações, relatórios, e demais questões que envolvem a gestão de uma instituição de ensino faz parte da rotina da gestão escolar, que precisa adotar em seus processos algumas características que levem seu trabalho rumo à eficiência.A partir deste contexto e de seus estudos sobre o tema escola e gestão escolar, marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534207 Pedagogia
Leia os textos sobre a formação lógica do pensamento matemático da criança:

I. Piaget ( 1990, p.29), verificou que o estágio das operações concretas é um período de transição entre o pensamento pré-operacional e o pensamento formal. Com relação a isto, o referido autor escreve: “… jamais se observam começos absolutos no decorrer do desenvolvimento, e o que é novo decorre ou de diferenciações progressivas ou de coordenações graduais, ou das duas coisas ao mesmo tempo.” Durante o estágio operacional concreto, a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram (são concretos) em sua experiência.

II. De acordo com Wadsworth (1989, p. 66), o ponto de vista qualitativo, o pensamento da criança pré-operacional representa um avanço sobre o pensamento da criança sensório-motora. O pensamento pré-operacional não é mais um pensamento preso aos eventos perceptivos e motores. Agora ele é essencialmente representacional (simbólico); e as sequências de comportamento podem ser elaboradas mentalmente e não apenas em situações físicas e reais. Mesmo assim, a percepção ainda domina o raciocínio. A criança é incapaz de reverter às operações e não consegue acompanhar transformações, a percepção tende a ser centrada e a criança é egocêntrica. Estas características tornam o pensamento lento, concreto e restrito. Com relação ao da percepção ainda dominar o raciocínio.


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534208 Pedagogia
A teoria pedagógica tradicional enfatiza o ensino humanístico de cultura geral; é centrada no professor, autoridade inquestionável, que transmite verdades enciclopédicas; a relação é hierárquica e o aluno receptivo e passivo; o método de ensino é processo universal e lógico; segue a organização em etapas/os passos formais de Herbart (preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação); a didática é centrada nos conteúdos, e é entendida como conjunto de regras, dissociada do social e do político; a prática é a aplicação da teoria; a didática não tem como ponto de partida os problemas do cotidiano da sala de aula; a disciplina é a forma de garantir a atenção, o silêncio, a ordem e o individualismo. A partir da leitura desse enunciado, marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534209 Pedagogia
Leia os textos a seguir:

I. Saviani (2000, p. 89), destaca que “a escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade”. O que implica métodos e formas de organizar o conjunto de suas atividades que ocorrem no espaço e tempo escolar, o seu currículo, a escola em funcionamento.

II. A educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto como ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que professor e aluno se encontram igualmente inseridos ocupando, porém posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social (problematização).


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534210 Pedagogia
Duarte (2004, p.115) ressalta, que o direito à educação previsto na Constituição de 1988 não engloba tão somente o direito do cidadão em cursar o Ensino Fundamental para obter a oportunidade de crescer profissionalmente e assim ajudar no desenvolvimento econômico do país, mas, sim, objetiva oferecer condições para o desenvolvimento pleno de inúmeras capacidades individuais, não devendo jamais se limitar às exigências do mercado de trabalho, mas propiciar que um cidadão cresça e se expanda no plano intelectual, físico, espiritual, moral, criativo e social. Sobre a educação na constituição de 1988, do Brasil, analise as afirmações a seguir:

I. O sistema educacional deve proporcionar oportunidades de desenvolvimento nestas diferentes dimensões, preocupando-se em fomentar valores como o respeito aos direitos humanos e a tolerância, além da participação social na vida pública.

II. A Constituição, além de deliberar acerca da vida social, política e jurídica do Brasil, organizando o Estado e sociedade, passa também a tratar da educação de forma a concretizá-la.

III. Quando se buscam as bases do Direito Educacional, o ponto de partida deve estar na Constituição, naqueles princípios abrangentes, capazes de se multiplicarem em muitos direitos, em muitas garantias e em muitos deveres.

IV. A educação é uma propriedade individual, pertence por essência ao ser individual. O caráter da comunidade imprime-se em cada um de seus membros e é o homem, muito menos do que nos outros animais, fonte de toda a ação e de todo comportamento


Marque a única alternativa correta: 
Alternativas
Q2534211 Pedagogia
Cury (2002) em seus diversos escritos sobre a educação que o direito à educação parte do reconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural. Como parte da herança cultural, o cidadão torna-se capaz de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais tem maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação. Ter o domínio de conhecimentos sistemáticos é também um patamar sine qua non a fim de poder alargar o campo e o horizonte desses e de novos conhecimentos. O acesso à educação é também um meio de abertura que dá ao indivíduo uma chave de autoconstrução e de se reconhecer como capaz de opções. O direito à educação, nesta medida, é uma oportunidade de crescimento cidadão, um caminho de opções diferenciadas e uma chave de crescente estima de si. A partir da leitura deste enunciado marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534212 Pedagogia
A lei do Plano nacional de Educação (PNE) está organizada em duas partes: O corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a importância do trabalho articulado entre as diferentes esferas governamentais, a participação da sociedade, prazos para a elaboração ou adequação dos planos subnacionais e para a instituição do Sistema Nacional de Educação. As metas e estratégias fazem parte do Anexo. O Anexo, com as metas e suas respectivas estratégias. Metas são objetivos quantificados e localizados no tempo e no espaço; são previsões do que se espera fazer em um determinado período para superar ou minimizar um determinado problema. As estratégias, por sua vez, são possibilidades, formas de enfrentar os desafios da meta. Devem formar um conjunto coerente de ações julgadas como as melhores para se alcançar uma determinada meta. Sobre o PNE, marque a única alternativa correta: 
Alternativas
Q2534213 Pedagogia
Socializar o saber sistematizado; fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos é função,
Alternativas
Q2534214 Pedagogia
A relevância da avaliação da aprendizagem refere-se ao fato de que esta não pode constituir-se apenas como forma de verificar o que o aluno aprendeu e sua capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em novos contextos, mas sim como parâmetro para avaliar a atuação do próprio docente, uma vez que a escola é a instituição social que tem como responsabilidade a democratização dos conhecimentos produzidos historicamente. Sobre avaliação da aprendizagem marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534215 Pedagogia
Sobre a Lei no 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA ) e suas implicações, leia as alternativas:

I. É dever apenas do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, inclusive obrigando para que os casamentos aconteçam no civil e no religioso.

II. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

III. É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde

IV. É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534216 Pedagogia
Conforme autores como: (FERRY, 2007; LIBÂNEO, 2010) a Modernidade afirma a sua ideologia a partir dos seguintes conceitos: consciência, razão, autonomia, verdade, ciência, progresso, direitos humanos.

PORQUE

A modernidade valoriza a totalidade, as metanarrativas, “[...] a afirmação do indivíduo, do progresso, da renovação do pensamento, da libertação da razão, da luta contra a ignorância pela difusão da ciência e da cultura. A expressão máxima do pensamento moderno é o iluminismo do século XVIII, o século das luzes, contra as sombras da ignorância” (Libâneo, J. C. Modernidade ou Pós-Modernidade, Goiânia: 2010).

Marque a única alternativa correta:  
Alternativas
Q2534217 Pedagogia
Analisando a aula enquanto expressão da prática pedagógica, Romanovski e Martins (2008, p.177) ressaltam que “um mesmo professor, ao exercer o trabalho em diferentes instituições, fica sujeito a efetivar as aulas de acordo com a organização do trabalho pedagógico de cada uma dessas instituições”. Esses professores ao serem contratados, encontram normas e regras estabelecidas que devem ser seguidas. Dessa maneira, a organização do processo de trabalho independe da vontade do trabalhador. Paradoxalmente, dizem os professores que, ao fechar a porta da sala, poderão realizar a aula a qual conceberam. Assim sendo:

I. As práticas pedagógicas dos professores são transversalizadas por um sistema ideológico particular, em que cada um de nós professor imprima uma forma particular de ordenar os elementos, dando a eles unidade e significado próprio.

II. Os professores do mesmo nível de ensino, da mesma escola e da mesma disciplina farão aulas diferentes, pois sabemos que o comportamento humano mesmo sendo determinado sofrerá possibilidade de ação por parte do determinante, cada professor tem sua metodologia.

III. A relação professor-aluno-conhecimento se faz de maneira contextualizada pelos atores sociais que a compõe, que expressam um modo de ser, agir e pensar do seu grupo social, fazendo com que haja sempre uma interação entre professor e aluno.


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534218 Pedagogia
“Um projeto colaborativo para a organização da aula procura dar conta do processo didático em toda sua abrangência. Objetiva orientar a reflexão com base na prática e para a prática, sendo um instrumento norteador da vida pedagógica que é gestada ao longo da aula” (Veiga, 2013, p. 267). A organização didática da aula, como um projeto colaborativo de ação imediata não é apenas um momento isolado da prática. Desta forma, tal organização pressupõe algumas questões. Leia, analise as afirmativas e considere o enunciado:

I. Um processo de construção coletiva, que deve emergir de uma realidade local, sem deixar de refletir sobre o global com presença obrigatória dos seguintes princípios: contextualização, flexibilidade, objetividade, colaboração e exequibilidade;

II. Uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, que emerge de uma realidade concreta e a ela retorna com novas orientações;

III. Um processo de previsão e organização da ação intencional, ou seja, antecipação das ações e atividades que vão ocorrer durante a aula, a fim de evitar a rotina e a improvisação;

IV. Uma forma mais segura de impedir a fragmentação do conhecimento, à medida que fortalece o grupo e desenvolve a colaboração entre os diferentes protagonistas, professores e alunos.



Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534219 Pedagogia
A LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no artigo 38, o seguinte: “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”, os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

I. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.
II. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
III. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de treze anos
IV. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de vinte anos.


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534220 Pedagogia
Leia as duas afirmativas:

I. Compreender o homem como um ser que se modifica, passa por transformações durante toda a vida, se desenvolve, é importante para o professor e traz implicações para o processo de ensino e aprendizagem.

II. Possibilitar olhar o aluno como alguém em desenvolvimento, que não está pronto e acabado, um ser de possibilidades. Então, o aprender ou não aprender são situações vividas pelos alunos, mas não devem ser fixadas como uma qualidade ou falta de qualidade na pessoa do aluno.


Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: B
6: B
7: A
8: D
9: B
10: C
11: A
12: B
13: B
14: A
15: C
16: A
17: B
18: A