Questões de Concurso Público UFC 2018 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958439 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A reação do solo é uma propriedade importante para a atividade agropecuária. Os solos tropicais, incluindo-se aí boa parte dos solos do Brasil, exibem reação ácida, o que implica que esses solos apresentem:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958455 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Atualmente, tem sido aplicado a culturas, como em algumas hortícolas e frutícolas, o conceito de produção integrada. Sobre os princípios da produção integrada, analise as sentenças a seguir:

(1) Deve ser aplicada de forma holística, pois está baseada na formulação de normas levando em consideração as características próprias de cada ecossistema e a importância do bem-estar e da exploração racional dos recursos naturais.

(2) Equilibrar os ciclos de nutrientes, reforçar a diversidade biológica local, minimizar perdas, propor o manejo ótimo dos recursos naturais e de técnicas utilizadas na agricultura;

(3) Utilizar métodos que fomentem o aumento e a conservação da fertilidade intrínseca do solo;

(4) Não podem ser aplicados quaisquer produtos químicos, porque a agricultura integrada segue, em linhas gerais, os princípios da agricultura orgânica.

São princípios básicos desse conceito de produção:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958457 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No manejo agrossilvopastoril, a organização e operação das atividades agrícolas, assim como o seu planejamento e desenvolvimento, deve ser feito de maneira criteriosa, tendo em vista o cumprimento das várias etapas do processo. Acerca do manejo agrossilvopastoril, julgue as sentenças a seguir:

(1) Os pequenos produtores, especialmente do Norte e Nordeste do Brasil, devem iniciar o manejo agrossilvopastoril com a semeadura de espécies de ciclo curto, como milho, arroz e feijão, que servem como produtos de subsistência. Simultaneamente, o produtor deve plantar fruteiras perenes como pupunha, açaí, graviola, entre outras, que iniciarão a produzir comercialmente no terceiro ano. Em seguida, deverão ser plantadas espécies de ciclo longo, geralmente espécies florestais, podendo ser madeireiras, que deverão iniciar sua produção com aproximadamente 15 anos. Completando o sistema com animais, o produtor poderá introduzir animais silvestres, como paca, tamanduá, tatu e cutia.

(2) O manejo agrossilvopastoril poderá ser feito em região de criação de bovinos com a introdução e plantio de espécies produtoras de biocombustíveis, como a macaúba consorciada com pastagens, utilizando espaçamentos adensados em áreas com grande quantidade de árvores que ofereçam elevado sombreamento, fundamental para o bem-estar animal.

(3) O manejo agrosilvopastoril sustentável poderá ser executado racionalmente por produtores do semiárido brasileiro que adotarem práticas agrícolas que causem o menor impacto ambiental, com preparo do solo adequado, plantio adequado da mamona para produção de biocombustível e recuperação dos solos degradados com adubação orgânica verde, rotação de cultura, manejo racional da caatinga e uso da ovinocaprinocultura.

(4) agrossilvipastoril integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente "lavoura" restringe-se, exclusivamente, à fase inicial de implantação do componente florestal.

Verifica-se que: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A