Questões de Concurso Público STJ 2008 para Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Foram encontradas 14 questões

Q52973 Engenharia de Software
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Considerando as figuras I, II e III, que apresentam,
respectivamente, diagramas de classe, de seqüência
e de utilização (deployment), todos em UML, julgue
os itens seguintes.

De acordo com o diagrama da figura I, a classe CntrPersistenciaRelacional implementa IPersistencia; a classe Pessoa pode ser instanciada; a classe CntrAutenticacao é abstrata e implementa IRAutenticacao; Driver é uma classe da associação entre CntrPersistenciaRelacional e Conexao; o método conectar da classe CntrPersistencia é protegido e visível a partir de código que esteja presente no método desconectar da classe CntrPersistenciaRelacional.
Alternativas
Q52974 Engenharia de Software
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Considerando as figuras I, II e III, que apresentam,
respectivamente, diagramas de classe, de seqüência
e de utilização (deployment), todos em UML, julgue
os itens seguintes.

No diagrama da figura I, uma instância da classe Grupo pode ter ligações para mais de uma instância dessa mesma classe; a classe Grupo herda um atributo da classe Usuario; há uma agregação entre Grupo e Usuario; o método desconectar , na classe CntrPersistenciaRelacional, tem visibilidade pública; cada objeto da clas se TelaAutenticacao pode ter uma ligação com um objeto da classe Grupo.
Alternativas
Q52975 Engenharia de Software
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Considerando as figuras I, II e III, que apresentam,
respectivamente, diagramas de classe, de seqüência
e de utilização (deployment), todos em UML, julgue
os itens seguintes.

No diagrama da figura II, telaA é o nome de uma instância de uma classe; três objetos são criados e dois são destruídos; há duas autochamadas e uma delas só é executada se uma condição de guarda for satisfeita; a mensagem da instância de TelaReserva para a de CntrReserva é assíncrona; a mensagem da instância de TelaResultado para a de CntrReserva é síncrona.
Alternativas
Q52976 Engenharia de Software
Imagem 006.jpg

Considerando as figuras I, II e III, que apresentam,
respectivamente, diagramas de classe, de seqüência
e de utilização (deployment), todos em UML, julgue
os itens seguintes.

No diagrama da figura III, há dois nós interligados, que representam duas unidades computacionais; há cinco componentes distribuídos entre os nós; um destes implementa uma interface e um outro depende dessa interface; ClienteAplicacao depende de Stub; ServidorAplicacao depende de Banco de dados.
Alternativas
Q52977 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

Se uma classe abstrata declara uma interface, essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos; a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata. Em diagramas UML, a classe abstrata pode ser identificada colocando-se seu nome em itálico, e relacionamentos de dependência podem ser representados por setas tracejadas entre clientes da interface e a classe abstrata.
Alternativas
Q52978 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

As características a seguir estão corretas para um modelo construído com a UML: pacotes contêm colaborações; as colaborações estão documentadas via diagramas de interação e diagramas de classe; as colaborações descrevem realizações de casos de uso; os padrões de projeto (design patterns) empregados no modelo estão representados via colaborações parametrizadas.
Alternativas
Q52979 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

Em um modelo construído com a UML, estão corretas as seguintes características de diagramas de atividades: separações (forks) e junções (joins) são empregadas quando há atividades em paralelo; cada junção tem uma transição de entrada e várias de saída; cada separação tem várias transições de entrada e uma de saída; atividades estão agrupadas em raias separadas por linhas.
Alternativas
Q52980 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

As seguintes características estão corretas para um modelo construído com a UML: nos diagramas de componentes, há módulos de código representados por componentes; há diagramas de componentes onde dependências de compilação estão representadas por setas tracejadas entre componentes; nos diagramas de utilização (deployment), alguns nós representam unidades computacionais, outros representam dispositivos periféricos.
Alternativas
Q52990 Engenharia de Software
Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de
software.

Sistemas de software podem ser decompostos em subsistemas, que, por sua vez, podem ser decompostos em módulos. Um módulo é normalmente um componente de sistema que fornece um, ou mais, serviços para outros módulos. No desenvolvimento orientado a objetos, um módulo pode ser composto por um conjunto de classes.
Alternativas
Q52993 Engenharia de Software
Acerca de qualidade de software, julgue os itens
subseqüentes.

Os processos no ciclo de vida de um produto de software podem ser classificados como fundamentais, de apoio ou organizacionais. O processo de garantia da qualidade pode ser considerado um processo de apoio que define atividades para garantir a conformidade dos processos e produtos de software com requisitos e planos estabelecidos. Um processo de garantia da qualidade pode abranger a garantia da qualidade do produto, do processo e do sistema de qualidade.
Alternativas
Q52994 Engenharia de Software
Acerca de qualidade de software, julgue os itens
subseqüentes.

Há modelos de qualidade de software nos quais os atributos de qualidade são agrupados em características de qualidade, que, por sua vez, são desdobradas em subcaracterísticas. Por exemplo, confiabilidade é uma possível característica e refere-se à capacidade de o software manter seu nível de desempenho, sob condições estabelecidas, por um período de tempo.
Alternativas
Q52995 Engenharia de Software
No referente a técnicas e estratégias de verificação e
validação, julgue os próximos itens.

Inspeções e walkthroughs podem fazer parte de um processo de verificação e validação, sendo realizadas por equipes cujos membros têm papéis definidos. Quando da inspeção de um código, uma lista de verificação de erros (checklist) é usada. O conteúdo da lista tipicamente independe da linguagem de programação usada.
Alternativas
Q52996 Engenharia de Software
No referente a técnicas e estratégias de verificação e
validação, julgue os próximos itens.

Uma abordagem para o projeto de casos de teste consiste em identificar as partições de equivalência. Uma partição de equivalência de entrada contém conjuntos de dados que são processados de modo equivalente. No teste estrutural, que é outra estratégia para projetar casos de teste, se usa o conhecimento da estrutura do programa. O teste de caminho é um teste estrutural no qual se procura exercitar os caminhos percorridos ao se executar o programa.
Alternativas
Q52998 Engenharia de Software
Acerca de processos de software, julgue os itens de 75 a
78.

Entre as atividades em um processo de projeto de software, pode-se ter: a identificação e a documentação dos subsistemas existentes e os seus relacionamentos; a especificação dos serviços providos por cada subsistema e das restrições de operação dos mesmos; a documentação da interface entre subsistemas; a especificação de estruturas de dados e algoritmos usados.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: E
6: C
7: E
8: C
9: C
10: C
11: C
12: E
13: C
14: C