Questões de Concurso Público MEC 2011 para Administrador de Dados
Foram encontradas 70 questões
A ocorrência de resultados anômalos é evitada com o uso de bancos de dados compartilhados.
Os diferentes níveis de abstração permitem que os detalhes de como os dados são mantidos e armazenados no banco de dados sejam transparentes às aplicações.
A definição de estruturas de armazenamento das informações, a definição dos mecanismos para a manipulação dessas informações e a garantia de segurança das informações armazenadas diante de falhas ou acesso não autorizado são características do gerenciamento de informações no uso de sistemas de banco de dados.
Os modelos lógicos com base em objetos são usados na descrição de dados no nível lógico e de visões e caracterizam-se por viabilizar a especificação explícita das restrições dos dados.
O modelo de dados é um conjunto de ferramentas físicas usadas para descrever os dados e definir as estruturas de armazenamento de dados.
O modelo hierárquico é embasado em lógica de predicados e na teoria de conjuntos, sendo as informações, nesse modelo, representadas por valores em relações.
No esquema conceitual, são expressas restrições mediante a utilização de conceitos fornecidos pelo modelo de dados de alto nível.
Um esquema lógico de dados é o resultado da implementação dos requisitos identificados na modelagem conceitual sob a ótica da abordagem relacional.
Na modelagem de dados, as entidades fracas são aquelas que não se relacionam com outro tipo de entidade para a combinação de valores de atributos.
Associações entre atributos são restrições semânticas das informações armazenadas como dados.
No mapeamento do modelo relacional para o modelo lógico, uma entidade torna-se uma tabela e o identificador de cada ocorrência de uma entidade torna-se a chave estrangeira da tabela.
Entidades podem ser classificadas por meio de seus atributos identificadores; assim, uma entidade pode ser classificada em entidade forte, entidade fraca e entidade associativa.
No modelo relacional, um subconjunto de um produto cartesiano de uma lista de domínios define uma relação.
A normalização de tabelas em um banco de dados relacional elimina a fragmentação dos dados, reduzindo o espaço exigido para armazená-los.
Para que um esquema de relação R esteja na terceira forma normal, é suficiente que todo atributo A em R que não seja parte da chave primária seja completamente dependente em termos funcionais da chave primária de R.
A técnica de hashing linear requer estruturas de acesso adicionais, a fim de possibilitar que o número de buckets se reduza ou se expanda.
Se os registros de um arquivo estão logicamente ordenados por um campo que não possui valor distinto para cada registro, esse campo é chamado de campo clustering. A criação de um índice clustering diminui o desempenho da recuperação de registros que possuam o mesmo valor para esse campo.
Na técnica de hashing extensível, a estrutura de acesso baseia-se nos valores do próprio campo de pesquisa; por isso, há degradação de desempenho do arquivo à medida que esse arquivo cresce.
O nível físico descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e quais os inter-relacionamentos entre eles. Assim, o banco de dados como um todo é descrito em termos de um número relativamente pequeno de estruturas simples, conhecidas como tabelas.
Um modelo de dados é o resultado da adequação dos dados necessários para a aplicação ao modelo de dados do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).