Questões de Concurso Público MEC 2011 para Analista de Sistemas
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O modelo Waterfall tem a vantagem de facilitar a realização de mudanças sem a necessidade de retrabalho em fases já completadas.
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Manutenibilidade, confiabilidade, desempenho e usabilidade estão entre os principais atributos de um produto de software.
O processo de desenvolvimento de software é uma caracterização descritiva ou prescritiva de como um produto de software deve ser desenvolvido.
No modelo de prototipação, o processo de desenvolvimento de software é modelado como uma sequência linear de fases, enfatizando um ciclo de desenvolvimento de breve duração.
Do ponto de vista da implementação, os servidores são classificados como interativos ou concorrentes. Em geral, os servidores que usam protocolos orientados a conexão são interativos; os que usam protocolos orientados a datagrama são concorrentes.
Um servidor interativo que receber solicitação de serviço retornará ao estado de espera após o tratamento e o envio do resultado desse serviço para o solicitante.
No servidor concorrente, para se tratar cada solicitação recebida, é criada nova instância do servidor, a qual pode ser um novo processo ou um thread.
A arquitetura cliente/servidor proporciona a sincronização entre duas aplicações: uma aplicação permanece em estado de espera até que outra aplicação efetue uma solicitação de serviço.
Nas arquiteturas de três níveis, a lógica de negócio é executada em um servidor de banco de dados localizado em um host distinto daquele que executa o servidor HTTP.
Na arquitetura peer-to-peer (P2P) pura, as aplicações podem assumir simultaneamente os papéis de cliente e de servidor, o que lhes confere grande escalabilidade e facilidade de gerenciamento.
Em uma arquitetura P2P híbrida, a transferência de dados entre as partes ocorre diretamente, porém há o registro em servidores centrais, o que facilita a busca de pares e de conteúdo.
Duas características comuns à maioria dos serviços web são o uso do protocolo HTTP — para envio das solicitações, processamento e envio de resultados em HTML — e o uso de logs, também no formato HTTP.
Nas arquiteturas cliente/servidor de dois níveis, a aplicação tem uma lógica de apresentação, executada no browser, mas a lógica de negócio deve ser executada em outra máquina diferente do servidor HTTP.
Um membro derivado de uma dimensão é o de nível mais baixo na hierarquia.
Drill up e down são técnicas analíticas em que o usuário transita entre vários níveis de agregação dos dados, indo do mais sumarizado ao mais detalhado e vice-versa.
Os caminhos usados no drilling são definidos pelas hierarquias dentro das dimensões ou por outros relacionamentos, que podem ser dinâmicos entre dimensões ou dentro delas.
Um cubo, ou hipercubo, é um array multidimensional no qual um grupo de células de dados é organizado segundo as dimensões dos dados.
A dimensão, um atributo estrutural de um cubo, consiste em uma lista de membros, todos eles de um tipo de dados similar na percepção do sistema.
As transações são os blocos básicos sobre os quais as aplicações embasadas em SOA são construídas.
Web services são sistemas de software projetados para suportar interoperabilidade host-to-host sobre a rede.