Questões de Concurso Público IBAMA 2013 para Analista Administrativo
Foram encontradas 120 questões
O processo de industrialização e a inexistência de reforma agrária no país são os responsáveis pela “urbanização irresponsável” (l.4).
O texto sugere que a falta de investimento em melhoria de vida pelos trabalhadores mal remunerados está associada à falta de tempo disponível dessas pessoas para atividades dessa natureza.
O texto, de forma geral, questiona os benefícios do crescimento urbano acelerado para a população.
De acordo com o texto, o governo brasileiro é negligente com relação às necessidades básicas da classe operária.
Infere-se do texto que as más condições de habitação e de transporte nas cidades contribuem para a deterioração do meio ambiente.
O termo “relegadas” (l.35), no texto, tem o mesmo sentido de renegadas.
A alteração do vocábulo “distantes” (l.14) para distante manteria a correção e o sentido do texto.
Se, na linha 32, no lugar do ponto e vírgula, fosse empregada uma vírgula, seguida da conjunção pois, a coerência do texto seria mantida, assim como sua correção gramatical.
Na linha 5,o pronome “seu” pode fazer referência tanto ao processo de produção de sacolas retornáveis quanto ao processo de produção utilizado pela empresa hipotética mencionada, de forma geral.
O período “Dos que (...) humana.” (l.11-14) poderia ser reescrito, sem alterar o sentido do texto nem incorrer em erro gramatical, da seguinte forma: 54% dos que responderam saber o significado do termo definiram-no como o ato de consumir produtos ou serviços que não agridam o meio ambiente nem a saúde humana.
A supressão da vírgula empregada imediatamente após a sigla “(PNUMA)” (l.20) acarretaria incorreção gramatical do texto.
Infere-se da leitura do texto que, para que o consumo seja, de fato, consciente, é preciso uma ação integrada entre os diversos membros que compõem a sociedade.
O texto afirma que os brasileiros ou desconhecem ou têm um conceito equivocado do conceito de consumo consciente.
No último parágrafo, o texto afirma que, para o MMA, o consumo consciente consiste em uma atitude individual, cuja iniciativa não se baseia em medidas governamentais.
Além do fecho utilizado no documento, o Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de mais dois fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República; e Cordialmente, para particulares.
Por se tratar de comunicação de assunto oficial entre diferentes órgãos da administração pública, o conteúdo do documento em tela está adequado ao expediente ofício.
O pronome “Vossa Senhoria” (l.2) foi empregado de maneira inadequada, uma vez que, para prefeitos municipais, deve-se utilizar o tratamento Vossa Excelência.
Para adequar a identificação do signatário às recomendações do Manual de Redação da Presidência da República, é suficiente acrescentar o cargo da autoridade que expediu o documento, bem como sua assinatura.
Se, na linha 5, no lugar do pronome “cuja”, fosse empregada a expressão que a, o paralelismo sintático do período seria reforçado e a correção gramatical do texto seria mantida.