Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Psiquiatria
Foram encontradas 70 questões
De acordo com o DSM-IV, um paciente que apresenta episódio depressivo em decorrência de hipotireoidismo deve ter essa condição médica geral mencionada tanto no eixo I como no eixo III.
Um paciente que representa perigo persistente de ferir gravemente a si mesmo ou a terceiros deve ser classificado com código 10 na escala de avaliação global de funcionamento (AGF) do DSM-IV-TR.
Na classificação internacional de doenças – 10.ª edição (CID-10), o transtorno obsessivo-compulsivo pertence à classe de transtornos neuróticos relacionados a estresse e somatoformes.
O DSM-IV-TR é utilizado para descrever e explicar os transtornos mentais com base em teorias da psiquiatria biológica.
No delírio sensitivo de relação, descrito por Kretschmer, um indivíduo hiperemotivo, histriônico e impulsivo desenvolve crença autorreferente no contexto de um relacionamento interpessoal.
A vontade não está associada aos impulsos, pois se trata de uma elaboração cognitiva influenciada por fatores intelectivos e socioculturais.
Os estados crepusculares, assim como o estado hipnótico e de transe, são alterações qualitativas da consciência.
A psicopatologia fenomenológica tem como foco as vivências subjetivas e inconscientes dos pacientes, sem levar em consideração as origens e consequências dessas experiências.
O delírio intuitivo, ou catatímico, é secundário a um distúrbio básico do humor e ocorre nas síndromes depressivas e maníacas.
Todos os pacientes candidatos a eletroconvulsoterapia suspeitos de serem portadores de lesão cerebral expansiva devem ser submetidos a exames de imagem, pois tais lesões são contraindicações absolutas ao referido procedimento.
O pindolol, antagonista seletivo dos receptores 5HT1A e 5HT1B, tem sido estudado na potencialização do efeito dos antidepressivos e conta com evidências consistentes de eficácia no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
O ácido valproico, um estabilizador de humor, é causa da síndrome do valproato fetal, sendo contraindicado durante a gestação e a amamentação.
Antes da prescrição de metilfenidato deve-se solicitar um eletroencefalograma e um eletrocardiograma ao paciente, pois essa medicação é contraindicada para indivíduos portadores de epilepsia ou de arritmia cardíaca.
O conceito segundo o qual a eletroconvulsoterapia (ECT) só deve ser usada em casos refratários ao tratamento farmacológico não mais se aplica, pois esse método pode ser utilizado como primeira opção em várias situações clínicas.
O servidor que apresentar indícios de doença mental e prejuízo de sua capacidade laboral, identificados por sua chefia imediata, deverá submeter-se a avaliação pericial independentemente de sua concordância.
Um servidor que apresente incapacidade parcial, permanente e multiprofissional poderá ser readaptado em outra função, segundo a legislação vigente.
O médico assistente deve prestar as informações acerca do diagnóstico, evolução, tratamento e prognóstico da doença com o objetivo de complementar a avaliação pericial, mas não cabe a ele estender-se sobre o tempo estimado de recuperação do periciado, atribuição esta exclusiva do perito.
Durante o atendimento psiquiátrico, embolia pulmonar e feocromocitoma fazem parte do diagnóstico diferencial da ansiedade.
A síndrome serotoninérgica que resulta do agonismo aumentado dos receptores 5HT1A cursa com sintomas neurológicos como mioclonias, tremores, calafrios e hiperflexia e está associada a alta taxa de mortalidade.
Parkinsonismo, miocardite e diabete insípido nefrogênico estão entre os sintomas de intoxicação crônica pelo lítio.