Questões de Concurso Público Polícia Federal 2013 para Perito Criminal Federal - Cargo 13
Foram encontradas 65 questões
As PCHs podem ser classificadas adequadamente em micro, mini e pequenas centrais, conforme a potência instalada e a queda de projeto. Uma PCH com 50.000 kW de potência instalada e 10 m de queda de projeto é considerada uma micro central.
Projetos de PCHs do tipo a fio d’água dispensam estudos de regularização de vazões.
No projeto de sistema de adução curto, deve-se evitar o uso de tubulação única, visto que o escoamento em alta pressão ocorre na tubulação, ao passo que, em baixa pressão, o fluxo de água ocorre em conduto forçado.
Os tipos de combustíveis admitidos para uso em usinas termelétricas a vapor incluem o óleo diesel, o carvão mineral, o gás natural e a biomassa (por exemplo, lenha e carvão).
A geração de energia por meio de termelétricas a gás baseia-se no ciclo termodinâmico de Rankine. Neste processo, o fluido utilizado pela máquina térmica a gás é sugado continuamente pelo compressor, onde é comprimido mediante um processo de baixa pressão.
No ciclo termodinâmico de Brayton, o fluido de trabalho é a água desmineralizada.
As máquinas térmicas de usinas termelétricas a vapor utilizam-se exclusivamente da combustão interna para promover o processo de conversão de energia térmica em energia mecânica
O duto de saída de água, localizado após a passagem da água pela turbina, é denominado de distribuidor da turbina.
Em uma usina hidrelétrica a reservatório, o volume de água excedente no reservatório, que pode ser regularizado pelo vertedouro, não contribui para a geração de energia elétrica da usina.
Caso se tenha de optar entre as turbinas do tipo Pelton e as do tipo Kaplan, as do segundo tipo são as recomendadas para utilização em centrais hidrelétricas com elevada queda d’água, porque proporcionam melhor eficiência no processo de conversão de energia de modo geral.
Resistores não lineares são, em geral, utilizados para modelagem de dispositivos não lineares em estudos de transitórios eletromagnéticos. Considerando as figuras acima, que ilustram um circuito não linear e a curva característica do resistor não linear, R, julgue o item subsecutivo.
O resistor não linear é apropriado para a representação (modelagem) de para-raios, que são dispositivos utilizados para o controle de sobretensões em sistemas elétricos de potência.
Resistores não lineares são, em geral, utilizados para modelagem de dispositivos não lineares em estudos de transitórios eletromagnéticos. Considerando as figuras acima, que ilustram um circuito não linear e a curva característica do resistor não linear, R, julgue o item subsecutivo.
A corrente i no circuito não linear tem valor compreendido entre 15 kA e 20 kA.
O ATP (Alternative Transient Program) é um programa comercial que admite a representação de linhas de transmissão a parâmetros distribuídos, com valores constantes ou dependentes da frequência.
No cálculo de transitórios eletromagnéticos no domínio do tempo, o emprego do método das características, também conhecido como método de Bergeron, é recomendado quando há a necessidade de representação de elementos a parâmetros distribuídos.
O comportamento dos materiais isolantes ante os ensaios dielétricos normalizados é um indicador disponível para avaliação da adequação desses materiais às solicitações da rede elétrica. O processo de disrupção do meio dielétrico em equipamentos, por exemplo, é afetado pela distribuição do campo elétrico, tipo e estado do meio isolante.
Quanto à capacidade de recuperação dielétrica em sistema elétrico constituído por isoladores em linhas de transmissão, o isolamento em ar se caracteriza como um isolamento não autorrecuperante.
Na coordenação de isolamento, busca-se ajustar os menores níveis de tensões suportáveis pelos equipamentos às solicitações mais significativas no sistema, entre as quais se incluem as sobretensões de manobra, a componente de terceiro harmônico de corrente em transformadores de potência e a tensão de arco elétrico, que é produzida durante a abertura de disjuntores.
Considerando a figura abaixo, que representa a forma de onda de corrente, I, padronizada para ensaio de impulso atmosférico, e na qual a abscissa do gráfico não está em escala, é correto afirmar que o tempo de frente de onda é igual a 1,2 μs, com valor de pico reduzido a 50% decorridos 50 µs, e que, para o ensaio de manobra, o tempo de frente de onda é muito superior a 1,2 μs.
Considerando a figura acima, que mostra um arranjo típico utilizado em subestações que apresentam níveis de tensão até 230 kV, julgue o item abaixo.
A figura ilustra uma configuração do tipo barra dupla com barra de transferência.
A figura acima ilustra o diagrama unifilar representando um sistema elétrico de potência que opera em regime permanente. Os dados das grandezas envolvidas e dos parâmetros de determinada base de potência e de tensão são informados em pu. Os parâmetros do transformador são sua resistência RT, reatância XT e tap t. Os dados da linha referem-se aos componentes de sua impedância série (resistência RL e reatância indutiva XL). A carga absorve tanto potência ativa, igual a 1,0 pu, quanto potência reativa, igual a 0,2 pu. Resolveu-se o problema de fluxo de carga, sendo obtidas as magnitudes de tensão genéricas V2 e V3 e as fases θ2 e θ3 nas barras 2 e 3, respectivamente.
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Se a carga for representada por potência constante, o fluxo de potência reativa que sai da barra 2 para a 3 será igual a 0,2 + 5 × [V2 cos (θ2) V3 cos (θ3)]2 + [V2 sen (θ2) -V3 sen (θ3)]2 .