Questões de Concurso Público TCE-AC 2009 para Analista de Controle Externo - Geografia
Foram encontradas 8 questões
No plano das UCs federais, o IBAMA tem o domínio (áreas totalmente desimpedidas) de apenas 40% das terras nas categorias parques, reservas, estações e reservas ecológicas. Cerca de 30% não estão sob seu domínio, isto é, estão declaradamente na posse de terceiros (documentados) e precisam ser desapropriadas. Os restantes 30% têm uma situação indefinida e confusa: ou são áreas superpostas a áreas indígenas ou são consideradas públicas pelo IBAMA, mas contam com a presença de posseiros, de comunidades que detêm algum direito etc.
Internet:<http://www.scielo.br>(com adaptações).
O texto apresentado acima foi escrito há dez anos. Em muitos casos, essa situação é atual e extremamente pertinente ao dia-adia da gestão das UCs, o que gera situação em que
A figura acima apresenta a relação entre coeficientes de mortalidade por homicídios/100.000 habitantes e a renda nominal média em Reais para o município de São Paulo, com base na síntese de indicadores sociais de 2002 do IBGE.
Gawryszewski e Costa, 2005.
Com base no gráfico acima, é correto afirmar que
O ecoturismo difere do turismo convencional por considerar que o ambiente não deve ser transformado a fim de atender às expectativas dos visitantes, mas antes que os turistas devem ser preparados para a experiência da visitação. Além dessa preparação, outras condutas que devem ser observadas nos projetos de ecoturismo incluem
I utilizar os recursos naturais e culturais de forma sustentável.
II oferecer produtos de elevada qualidade aos visitantes.
III distribuir os benefícios econômicos gerados, de acordo com a lógica do mercado global.
IV possibilitar o desenvolvimento de megaempreendimentos, criados e gerenciados por corporações transnacionais.
Assinale a opção correta.
França, Brasil e Itália podem ser citados entre os pioneiros da conservação ambiental, antecedidos pelos Estados Unidos da América. A França instituiu, em 2 de maio de 1930, uma lei que levou a proteção de monumentos naturais e sítios de caráter científico à condição de interesse público. No Brasil, data de 1937 o Decreto-Lei n.º 25, que instituiu o instrumento do tombamento, utilizado até hoje, para delimitar uma área protegida. Já na Itália, a Lei n.º 1.497, de 29/6/1939, foi a primeira a tratar da conservação ambiental, relacionando-a a sítios naturais de interesse humano.
O trecho apresentado refere-se a patrimônio natural, que não inclui