Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2017 para Assistente de Alunos

Foram encontradas 19 questões

Q995655 Pedagogia

A Lei nº 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dispõe que o ensino será ministrado com observância a vários princípios, EXCETO

Alternativas
Q995659 Pedagogia

De acordo com Papalia, Olds e Feld (2010), “(...) o período da terceira infância, dos 6 aos 11 anos, é chamado de anos escolares”. Nessa fase, o desenvolvimento físico e cognitivo permite que a criança aproveite o ensino escolar. Para Piaget, por volta dos sete anos, as crianças atingem o estágio das operações concretas.

(PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 10ª edição, Porto Alegre, AMGH, 2010.)


Na idade referida por Piaget, pode-se dizer que as crianças

Alternativas
Q995660 Pedagogia

De modo geral, os pesquisadores da psicologia do desenvolvimento concordam que a personalidade na infância e, mais tarde, durante a vida, pode ser descrita como um conjunto de variações através de cinco dimensões primárias: extroversão, sociabilidade, intelecto, escrupulosidade; e ins/estabilidade emocional. (Bee & Boy, 2011)

(BEE, Helen & BOY, Denise. A criança em desenvolvimento. 12ª ed., Porto Alegre, ARTMED, 2011.)


Um dos cinco traços da personalidade, a dimensão primária extroversão possui como aspecto básico o grau com que uma pessoa

Alternativas
Q995661 Pedagogia

De maneira geral, “a cultura escolar continua fortemente marcada pela lógica da homogeneização e da uniformização das estratégias pedagógicas” (Candau, 2011). Isso significa que, embora ocorra a presença cada vez maior de estudantes oriundos de grupos socioculturais os mais diversos no cotidiano escolar, a perspectiva intercultural na educação ainda tem um longo caminho para se consolidar nas práticas cotidianas das escolas.

(CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Julho/Dezembro 2011)


Para incrementar a perspectiva intercultural de sua ação didático-pedagógica, a escola deve

Alternativas
Q995662 Pedagogia

“A escola contemporânea, em razão da diversidade e da pluralidade de alunos, é palco constante de conflitos interpessoais. Embora sejam na maioria das vezes, de pequena gravidade, esses conflitos desagregam e perturbam o ambiente escolar”. (NUNES, 2014, p.88)

(NUNES, Antônio Carlos de Osório. Diálogos e mediação de conflitos na escola: guia prático para educadores. Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília, 2014)


Para a escola atuar como mediadora eficaz na solução dos conflitos interpessoais, deve

Alternativas
Q995663 Pedagogia

Na escola ocorrem conflitos de relacionamento porque nela “convivem pessoas de variadas idades, origens, sexos, etnias e condições socioeconômicas e culturais”. Em razão disso, todos devem estar preparados para conviver com as diferenças e tensões próprias do ambiente escolar, “que muitas vezes podem gerar dissenso, desarmonia e até desordem” (Nunes, 2014, pg. 18).

(NUNES, Antônio Carlos de Osório. Diálogos e mediação de conflitos na escola: guia prático para educadores. Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília, 2014)


Com o objetivo de lidar com esses conflitos e melhorar os relacionamentos da escola, uma das ferramentas que tem sido utilizadas por educadores são as chamadas práticas restaurativas, que podem ser compreendidas como

Alternativas
Q995664 Pedagogia

A capacidade de mediar conflitos é fundamental para o profissional da escola. Os manejos adequados das situações de desentendimento e de violência fazem bastante diferença e ajudam a inibir futuros problemas.


Considerando que durante o recreio de uma escola tenha havido uma briga entre alguns estudantes de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, os procedimentos recomendáveis, numa perspectiva de mediação de conflitos, é

Alternativas
Q995665 Pedagogia

O bulliyng e o cyberbullying estão presentes no cotidiano de muitas escolas. A negligência dos seus profissionais pode contribuir para a intensificação dessas práticas, tornando o ambiente escolar cada vez mais hostil para os estudantes.


Sobre essa problemática, é correto afirmar que

Alternativas
Q995666 Pedagogia

O racismo, a violência contra a mulher e a homofobia configuram graves desrespeitos aos direitos humanos e põem em xeque os princípios de igualdade e de respeito às diferenças, preconizados no artigo 5º da Constituição Federal (1988). A escola, como parte integrante da sociedade, também é palco desse conjunto de tensões e, por isso, precisa estar preparada para o seu enfrentamento.


Embora a igualdade entre os cidadãos e o respeito às diferenças estejam asseguradas pela Constituição Federal, foi necessária a elaboração de Leis, Resoluções e Decretos para que os direitos das chamadas minorias fossem reforçados e garantidos, pois

Alternativas
Q995667 Pedagogia

Diferentes tipos de acidentes podem ocorrer na escola. Isto porque, de maneira geral, “a criança apresenta interesse em explorar situações novas, para as quais nem sempre está preparada, o que facilita a ocorrência de acidentes” (FRANÇOSO E MALVESTIO, 2007, p. 19).

(FRANÇOSO, Lucimar Aparecida & MALVESTIO, Marisa Amaro. Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Secretaria da Saúde, Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde. CODEPPS. São Paulo, SMS, 2007)


Tendo em vista que o estudante é um ser imaturo, inquieto, curioso e com muita energia, uma das medidas preventivas a serem acionadas para a faixa etária de 10 a 19 anos é

Alternativas
Q995670 Pedagogia

Cada vez mais tem ocorrido a utilização de substâncias psicoativas nas escolas públicas, e uma das faces desse problema é o uso abusivo de álcool pelos estudantes.


Como ação potencialmente preventiva do uso de tais substâncias, no sentido da redução de danos, a escola deve

Alternativas
Q995671 Pedagogia
De acordo com o artigo 16, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96), NÃO PERTENCEM ao sistema federal de ensino
Alternativas
Q995672 Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB nº 9394/1996, estabelece o dever do Estado brasileiro com a Educação.


O Art. 12 da LDB determina que os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de

Alternativas
Q995673 Pedagogia

A legislação educacional brasileira divide as responsabilidades com a educação entre as três esferas do poder, porém em regime colaborativo.


De acordo com o artigo 9º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96), em relação à organização da Educação nacional, é incumbência da União

Alternativas
Q995674 Pedagogia

A Lei nº. 8.069/1990, conhecida como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabelece o dever do Estado na proteção da criança e do adolescente.


Nos direitos assegurados pelo Art. 54 do ECA, encontra-se

Alternativas
Q995675 Pedagogia

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe acerca do trabalho que pode ser desenvolvido pelo adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental.

A partir do disposto no artigo 67 do ECA, foram feitas as seguintes afirmações acerca dos tipos de trabalho proibidos para adolescentes:


I. perigoso, insalubre ou penoso.

II. noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

III. remunerado, abaixo de um valor equivalente a 1 salário mínimo.

IV. realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.


Estão corretas

Alternativas
Q995676 Pedagogia

A Lei 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assegura o direito da pessoa com deficiência à educação em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida.


Em seu Art. 28, fica o poder público encarregado de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a

Alternativas
Q995677 Pedagogia

Um dos documentos norteadores da prática educacional visando a atender estudantes com necessidades especiais, publicado em 2003, foi intitulado “Saberes e práticas da inclusão na educação infantil” (in BRUNO, 2006).

(BRUNO, Maria Moraes Garcia. Saberes e práticas da inclusão: educação infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial Brasília, 2006.)


Um dos princípios e fundamentos para construção de uma escola inclusiva é a

Alternativas
Q995678 Pedagogia

“[...] numa perspectiva de escola inclusiva, o ambiente escolar deve representar, com a maior fidelidade possível, a diversidade dos indivíduos que compõem a sociedade. São as diferenças que possibilitam enriquecer as experiências curriculares e que ajudam a melhor assimilar o conhecimento que se materializa nas disciplinas do currículo. Somente numa escola em que a sociedade, sempre plural e heterogênea, esteja equitativamente representada, com alunos com deficiências ou não, é que o currículo escolar pode cumprir sua função: construir a cidadania e preparar os alunos para viverem em harmonia fora da escola, dotados de habilidades e competências que a experiência de escola e o conhecimento nela construído os ajudou a desenvolver”.

(SARTORETTO, Mara Lúcia. Os fundamentos da educação inclusiva. Disponível em http://assistiva.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf)


Sobre a temática da educação inclusiva e de acordo com a legislação para as pessoas com deficiência, analise as afirmativas a seguir:


I. A tecnologia assistiva corresponde a um conjunto de produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

II. A acessibilidade corresponde à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços diversos por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

III. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicológica, realizada por equipe interdisciplinar.

IV. As barreiras de caráter atitudinais correspondem às atitudes ou aos comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.


Estão corretas

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: C
6: B
7: A
8: C
9: C
10: D
11: D
12: C
13: A
14: A
15: D
16: B
17: C
18: C
19: B