Questões de Concurso Público UFRN 2017 para Médico - Medicina da Família e Comunidade

Foram encontradas 7 questões

Q1385470 Medicina
O dispositivo intrauterino – DIU – é um objeto pequeno de plástico flexível, adicionado de cobre ou hormônios que, inserido na cavidade uterina, exerce função contraceptiva. É um dos métodos de planejamento familiar mais usados em todo o mundo e deve ser inserido por profissionais treinados na Atenção Primária à Saúde. Sobre o DIU, considere as assertivas:
I Diante de um pós-aborto infectado, deve-se aguardar 3 semanas para inserção do DIU. II Mulheres nulíparas ou adolescentes podem utilizar o dispositivo intrauterino. III A inserção do DIU no pós-parto pode ser realizada em até 48 horas ou depois de 4 semanas. IV Diante de uma gravidez tópica em uma usuária de DIU, a remoção do dispositivo pode ser tentada em até 20 semanas de gestação.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1385471 Medicina
Gestante, 25 anos, primeira gestação, idade gestacional de 30 semanas, previamente hipertensa, comparece para primeira a consulta de pré-natal. Assintomática, sem alterações ao exame físico, exceto pela pressão arterial de 150x95mmHg, refere estar em uso de captopril 25mg 2x ao dia. Em relação a esse caso, a conduta mais adequada é:
Alternativas
Q1385472 Medicina
A ocorrência de sífilis em gestantes evidencia falhas dos serviços de saúde, particularmente da atenção ao pré-natal, pois o diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são medidas relativamente simples e bastante eficazes na prevenção da doença. Quanto à sífilis na gestação, considere as assertivas:
I A investigação sobre sífilis na gestação deve ser realizada por meio do Teste Rápido ou VDRL, no primeiro e terceiro trimestres de gestação. II Os casos de sífilis secundária diagnosticados da atenção primária devem ser referenciados para o pré-natal de alto risco. III As parcerias sexuais de gestantes com sífilis primária cujos testes imunológicos são não reagentes não precisam de tratamento até a positivação desses testes. IV O controle pós-tratamento da sífilis deve se dar por meio de VDRL quantitativo mensal para gestante e trimestral para as demais pessoais.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1385473 Medicina
A terapia hormonal no climatério deve ser acompanhada sistematicamente na Atenção Primária, mesmo que a prescrição tenha sido realizada por médico especialista. Sobre a terapia hormonal, considere as assertivas:
I A terapia estrogênica deve ser feita por, no máximo, 10 anos. II O início da terapia hormonal deve ser evitada em mulheres com 60 anos ou mais. III A mamografia deve ser realizada anualmente enquanto a mulher estiver em uso de terapia hormonal. IV O estrógeno conjugado é preferível ao estriol tópico, devido a sua menor absorção sistêmica.
Estão corretas as assertivas
Alternativas
Q1385474 Medicina
A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma síndrome clínica atribuída à ascensão de microrganismos do trato genital inferior, espontânea ou devida à manipulação, comprometendo o endométrio, trompas de Falópio, anexos uterinos e/ou estruturas contíguas. Em relação aos critérios diagnósticos da DIP, considere as assertivas:
I Comprovação laboratorial de infecção cervical por gonococo é um critério menor. II Um critério elaborado é suficiente para o diagnóstico clínico de DIP. III Dois critérios maiores e um menor são suficientes para o diagnóstico. IV Dor à mobilização de colo uterino e febre são critérios maiores.
Estão corretas as assertivas
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: D