Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Cruz - RN 2018 para Bioquímico

Foram encontradas 13 questões

Q2052181 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação aos cuidados necessários para a coleta de material biológico, considere as afirmações abaixo.

I O garroteamento para a punção venosa do sangue não deve ser prolongado, pois pode produzir alterações na distribuição de alguns constituintes do sangue e facilitar a hemólise.
II Para a microscopia do sedimento urinário, é recomendável a utilização de urina recentemente emitida ou conservada em refrigerador com a finalidade de manter a integridade dos cilindros.
III Para a dosagem bioquímica da bilirrubina, o sangue coletado deve ser colocado em frasco com anticoagulante EDTA e não necessita de proteção contra a luz.
IV Para o estudo das funções digestivas, as fezes devem ser acondicionadas em recipientes limpos, de boca larga, e enviadas ao laboratório para que o exame seja realizado o mais breve possível.


Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2052187 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a fisiologia renal, é correto afirmar.:
Alternativas
Q2052188 Biomedicina - Análises Clínicas
Nos seres humanos, os mecanismos de defesa envolvidos na resposta imunológica, podem ser específicos ou inespecíficos. Em relação a esses mecanismos, é correto afirmar.
Alternativas
Q2052189 Biomedicina - Análises Clínicas
No que concerne à correlação entre o resultado do teste imunológico e o diagnóstico, é correto afirmar.
Alternativas
Q2052190 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de imunofluorescência indireta para Chagas apresenta elevada sensibilidade e especificidade para o Trypanossoma cruzi. Nesse caso, na montagem da lâmina, é usado como antígeno 
Alternativas
Q2052192 Biomedicina - Análises Clínicas
O fundamento do método de Baermann-Moraes consiste em:
Alternativas
Q2052194 Biomedicina - Análises Clínicas
Considere o seguinte quadro: Eritrograma com hemoglobina muito abaixo dos valores de referência, assim como o hematócrito, morfologia apresentando anisocitose importante associada a um elevado RDW (red blood cell distribution width) e microcitose importante. Bioquimicamente foi verificada elevada capacidade total de ligação ao ferro e foi determinada, por espectroscopia de massa, concentração sérica de hepcidin a que estava extremamente baixa. Esse quadro laboratorial é sugestivo de: 
Alternativas
Q2052195 Biomedicina - Análises Clínicas
No resultado de um hemograma com leucometria elevada, observam-se 60% de blastos que apresentam alta relação entre o núcleo e o citoplasma, núcleo com nucléolos bizarros, citoplasma basofílico sem granulações evidentes e bastonetes de Auer. Esse resultado sugere quadro de leucemia 
Alternativas
Q2052196 Biomedicina - Análises Clínicas
Infecções graves cardiovasculares (endocardites valvares, miocardites), osteomielites e infecções articulares, infecções de pele e tecidos moles (furúnculos, celulites, e abcessos), infecções do sistema nervoso central, peritonites e infecções do trato urinário associadas a cocos agrupados gram positivos, catalase positiva, coagulase negativa, desoxirribonuclease negativa e fermentação do manitol negativa. Esse quadro caracteriza infecções por
Alternativas
Q2052198 Biomedicina - Análises Clínicas
Fungos são seres dispersos no meio ambiente, em vegetais, ar atmosférico, solo e água e, embora sejam estimados em 250 mil espécies, menos de 150 foram descritos como patógenos aos seres humanos. Com base nessas informações, considere as afirmativas abaixo.

I Fungos filamentosos ou bolores, normalmente, fazem parte da microbiota animal e , portanto, o homem é um reservatório importante para esse grupo de fungos.
II As micoses sistêmicas estão associadas às leveduras, assim como as cutâneas estão associadas às criptococoses, e as superficiais às dermatofitoses.
III Leveduras estão associadas às infecções nosocomiais, ou seja, aquelas adquiridas em procedimentos hospitalares.
IV A sensibilidade de hemocultura para Candida é baixa, de modo que, aproximadamente, 50% dos pacientes com infecção invasiva por Candida podem ter culturas negativas.

São corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2052201 Biomedicina - Análises Clínicas

Paciente do sexo feminino, de 37 anos, relatou ao médico que apresentava episódios isolados de sudorese noturna e leve cansaço aos pequenos esforços . Realizou um hemograma cujos resultados da série vermelha foram os seguintes: uma discreta anemia normocítica e normocrômica, plaquetas de 520.000/mm³ e leucometria de 190.000 leucócitos/mm³. A análise diferencial desse exame está reproduzida a seguir:


promielócitos                               10%

mielócitos                                    17%

metamielócitos                              7%

bastonetes                                  13%

segmentados neutrófilos             33%

eosinófilos                                     8%

basófilos                                      10%

linfócitos                                        1%

monócitos                                      1%



Com base nesse quadro clínico-laboratorial, o diagnóstico provável é 

Alternativas
Q2052202 Biomedicina - Análises Clínicas
Para caracterização e diferenciação de blastos linfóides e mielóides podem ser utilizadas provas citoquímicas em lâmina de sangue periférico ou de aspirado de medula óssea . Em casos ainda duvidosos, pode ser feita a imunofenotipagem utilizando a citometria de fluxo. Com base nessa informação considere as seguintes afirmativas:
I A prova citoquímica do sudan black e a da mieloperoxidase detectam, respectivamente, a presença de lipídeos complexos dos lissossomos e a atividade enzimática da principal enzima dessas organelas, sendo positivas para os blastos linfóides.
II A prova citoquímica do PAS (ácido periódico de schiff) detecta glicóis vicinais após a formação de aldeídos. Esses glicóis estão presentes em grande parte dos blastos linfóides formando positividade em coroa, e podem também ser pos itivos em proeritoblastos.
III Os painéis de imunofenotipagem para caracterizar a linhagem mielóide devem conter os seguintes marcadores: CD33, CD41 , CD61 , CDw65, CD71 e CD117.
IV Os painéis de imunofenotipagem para caracterizar a linhagem linfóide devem conter os seguintes marcadores CD13, CD19, CD20, CD21, CD22 e CD79a.

Das afirmativas, estão corretas 
Alternativas
Q2052204 Biomedicina - Análises Clínicas
Pacientes em uso de anticoagulantes orais (cumarínicos) ou endovenosos (heparinóides) precisam ser monitorizados laboratorialmente. Para isso, esses pacientes devem fazer os seguintes exames: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: A
6: A
7: D
8: C
9: A
10: A
11: C
12: A
13: D