Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Cruz - RN 2018 para Bioquímico
Foram encontradas 13 questões
I O garroteamento para a punção venosa do sangue não deve ser prolongado, pois pode produzir alterações na distribuição de alguns constituintes do sangue e facilitar a hemólise.
II Para a microscopia do sedimento urinário, é recomendável a utilização de urina recentemente emitida ou conservada em refrigerador com a finalidade de manter a integridade dos cilindros.
III Para a dosagem bioquímica da bilirrubina, o sangue coletado deve ser colocado em frasco com anticoagulante EDTA e não necessita de proteção contra a luz.
IV Para o estudo das funções digestivas, as fezes devem ser acondicionadas em recipientes limpos, de boca larga, e enviadas ao laboratório para que o exame seja realizado o mais breve possível.
Estão corretas as afirmativas
I Fungos filamentosos ou bolores, normalmente, fazem parte da microbiota animal e , portanto, o homem é um reservatório importante para esse grupo de fungos.
II As micoses sistêmicas estão associadas às leveduras, assim como as cutâneas estão associadas às criptococoses, e as superficiais às dermatofitoses.
III Leveduras estão associadas às infecções nosocomiais, ou seja, aquelas adquiridas em procedimentos hospitalares.
IV A sensibilidade de hemocultura para Candida é baixa, de modo que, aproximadamente, 50% dos pacientes com infecção invasiva por Candida podem ter culturas negativas.
São corretas as afirmativas
Paciente do sexo feminino, de 37 anos, relatou ao médico que apresentava episódios isolados de sudorese noturna e leve cansaço aos pequenos esforços . Realizou um hemograma cujos resultados da série vermelha foram os seguintes: uma discreta anemia normocítica e normocrômica, plaquetas de 520.000/mm³ e leucometria de 190.000 leucócitos/mm³. A análise diferencial desse exame está reproduzida a seguir:
promielócitos 10%
mielócitos 17%
metamielócitos 7%
bastonetes 13%
segmentados neutrófilos 33%
eosinófilos 8%
basófilos 10%
linfócitos 1%
monócitos 1%
Com base nesse quadro clínico-laboratorial, o diagnóstico provável é
I A prova citoquímica do sudan black e a da mieloperoxidase detectam, respectivamente, a presença de lipídeos complexos dos lissossomos e a atividade enzimática da principal enzima dessas organelas, sendo positivas para os blastos linfóides.
II A prova citoquímica do PAS (ácido periódico de schiff) detecta glicóis vicinais após a formação de aldeídos. Esses glicóis estão presentes em grande parte dos blastos linfóides formando positividade em coroa, e podem também ser pos itivos em proeritoblastos.
III Os painéis de imunofenotipagem para caracterizar a linhagem mielóide devem conter os seguintes marcadores: CD33, CD41 , CD61 , CDw65, CD71 e CD117.
IV Os painéis de imunofenotipagem para caracterizar a linhagem linfóide devem conter os seguintes marcadores CD13, CD19, CD20, CD21, CD22 e CD79a.
Das afirmativas, estão corretas