Questões de Concurso Público Câmara de Parnamirim - RN 2019 para Pedagogo
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2019
Banca:
COMPERVE
Órgão:
Câmara de Parnamirim - RN
Prova:
COMPERVE - 2019 - Câmara de Parnamirim - RN - Pedagogo |
Q1726607
Pedagogia
Os objetos de aprendizagem (OAs) que são apresentados por meio das tecnologias da
informação e das comunicações têm sido, cada vez mais, considerados importantes no
processo de ensino-aprendizagem. Considere as características desses materiais que podem
ser produzidos pelos professores de um curso de formação para funcionários de uma Câmara
Municipal.
I São impressos e podem ser digitais apenas como complemento de seu formato. II Propiciam interatividade. III Podem fornecer um feedback sistemático. IV Privilegiam o pensamento convergente.
As características que esses OAs devem apresentar estão nos itens
I São impressos e podem ser digitais apenas como complemento de seu formato. II Propiciam interatividade. III Podem fornecer um feedback sistemático. IV Privilegiam o pensamento convergente.
As características que esses OAs devem apresentar estão nos itens
Ano: 2019
Banca:
COMPERVE
Órgão:
Câmara de Parnamirim - RN
Prova:
COMPERVE - 2019 - Câmara de Parnamirim - RN - Pedagogo |
Q1726608
Pedagogia
As novas tecnologias da informação e das comunicações criam outras possibilidades de
aprendizagens nos processos de formação, aperfeiçoamento e capacitação de funcionários
em espaços diversos. Dessa forma, é importante entender a tecnologia educacional como
uma das ferramentas aliadas à atividade profissional de professores e pedagogos. Em
relação às novas tecnologias educacionais e seu uso em contextos de aprendizagens,
considere as afirmações abaixo.
I Os jogos digitais permitem engajar quem aprende em equipes com objetivos compartilhados, o que contribui para desenvolver a criatividade. II O armazenamento de arquivos na nuvem permite que o usuário salve e compartilhe dados e arquivos de modo remoto e possa acessá-los em qualquer lugar e de qualquer dispositivo com acesso à internet. III A realidade virtual estimula a subjetividade e a fantasia, uma vez que não permite simulações realistas de atividades habituais vinculadas a uma profissão. IV Deve-se evitar o uso de smartphones e de tablets, pois eles dificultam o desenvolvimento da atenção dos estudantes na realização de projetos coletivos de aprendizagem.
Das afirmações, estão corretas
I Os jogos digitais permitem engajar quem aprende em equipes com objetivos compartilhados, o que contribui para desenvolver a criatividade. II O armazenamento de arquivos na nuvem permite que o usuário salve e compartilhe dados e arquivos de modo remoto e possa acessá-los em qualquer lugar e de qualquer dispositivo com acesso à internet. III A realidade virtual estimula a subjetividade e a fantasia, uma vez que não permite simulações realistas de atividades habituais vinculadas a uma profissão. IV Deve-se evitar o uso de smartphones e de tablets, pois eles dificultam o desenvolvimento da atenção dos estudantes na realização de projetos coletivos de aprendizagem.
Das afirmações, estão corretas
Ano: 2019
Banca:
COMPERVE
Órgão:
Câmara de Parnamirim - RN
Prova:
COMPERVE - 2019 - Câmara de Parnamirim - RN - Pedagogo |
Q1726621
Pedagogia
Os ambientes de aprendizagem colaborativa com apoio de computador são espaços virtuais
também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), nos quais pode acontecer
a colaboração entre os estudantes e o professor, estando os estudantes distantes u ns dos
outros tanto no tempo quanto no espaço. Considere as informações abaixo sobre um AVA
desenvolvido para cursos não presenciais, em uma Câmara Municipal.
I1 No AVA, devem existir sites hipertextuais que agreguem, entre outros, intertextualidade, intratextualidade, navegabilidade e integração de várias linguagens. I2 No AVA, deve-se potencializar a comunicação interativa síncrona e assíncrona. I3 No AVA, a comunicação acontece em um tempo real, no qual os estudantes interagem pela modalidade escrita, utilizando uma linguagem bem específica. I4 No AVA, a troca de ideias e discussões se dá por meio de correio eletrônico, o qual deve ser acessado para o recebimento e envio de mensagens.
Das informações apresentadas, NÃO estão corretas
I1 No AVA, devem existir sites hipertextuais que agreguem, entre outros, intertextualidade, intratextualidade, navegabilidade e integração de várias linguagens. I2 No AVA, deve-se potencializar a comunicação interativa síncrona e assíncrona. I3 No AVA, a comunicação acontece em um tempo real, no qual os estudantes interagem pela modalidade escrita, utilizando uma linguagem bem específica. I4 No AVA, a troca de ideias e discussões se dá por meio de correio eletrônico, o qual deve ser acessado para o recebimento e envio de mensagens.
Das informações apresentadas, NÃO estão corretas