Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 20 questões

Q2300635 Fisioterapia
A pressão arterial é causada pela propulsão do sangue pelo coração e pela resistência ao fluxo deste sangue através dos vasos. Portanto, a estimulação simpática pode:
Alternativas
Q2300636 Fisioterapia
O terapeuta fixa com uma das mãos a clavícula e a escápula enquanto com a outra realiza o deslocamento da cabeça do úmero. Denomina-se o teste que avalia a estabilidade do ombro, através do deslocamento deste no sentido anteroposterior, como:
Alternativas
Q2300637 Fisioterapia
O tratamento fisioterápico da dor na esclerose múltipla depende de uma determinação precisa de sua causa. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2300638 Fisioterapia
Após um jogo de futebol, o fisioterapeuta suspeita que o jogador tenha lesionado o joelho e realizada o teste de compressão/distração de Apley em decúbito ventral, com joelho em 90° rodando interna e externamente a tíbia, enquanto aplica uma força para baixo sobre o pé. Se o paciente referir dor, provavelmente é indicativo de:
Alternativas
Q2300639 Fisioterapia
A goniometria é a medição dos ângulos articulares presentes nas articulações humanas. Na articulação do cotovelo normal, o movimento de flexão e extensão tem como graus de movimento, respectivamente:
Alternativas
Q2300640 Fisioterapia
A goniometria da flexão da coluna lombar, evitando a flexão dos joelhos, com o paciente saindo da posição ortostática ocorre:
Alternativas
Q2300641 Fisioterapia
O reflexo é uma resposta involuntária e depende de um arco reflexo intacto, sendo importante no diagnóstico e localização de lesões neurológicas. O reflexo patelar é um tipo de: 
Alternativas
Q2300642 Fisioterapia
O reflexo superficial plantar (S1, S2) é realizado com um instrumento afiado pelo estímulo cutâneo do calcanhar até a base dos dedos lateralmente, curvando medialmente através da região abaixo dos dedos.
Quando a resposta é anormal, verificamos:
Alternativas
Q2300643 Fisioterapia
Quanto à avaliação sensorial, superficial e profunda relacione a coluna A com a coluna B segundo corresponda:

Coluna A:

(  ) É usada a ponta aguda de um alfinete ou um clipe de papel remoldado, que após ser limpo cuidadosamente, é aplicado na pele do paciente. O instrumento deve fazer a deflexão da pele, porém sem perfurá-la.
(  ) São necessários dois tubos de ensaio com rolha, com água quente(40-45°C) e gelo moído (5- 10°C). Os tubos são aleatoriamente colocados na pele do paciente.
(  ) Utiliza-se uma escova de pelo e um pedaço de algodão ou tecido, que deve tocar ou esfregar levemente a área testada.
(  ) A articulação é movida através de uma ADM e mantida estática. O terapeuta identifica e demonstra a faixa de movimento previamente para assegurar a descrição do paciente. O contato manual deve ser mínimo.
(  ) O membro é movido passivamente através de uma ADM pequena. O terapeuta indica e demonstra a faixa de movimento previamente para assegurar a descrição do paciente. O contato manual deve ser mínimo.

Coluna B: 
1-Cinestesia. 2- Temperatura. 3- Dor. 4- Toque leve. 5- Propriocepção.

A ordem CORRETA é:
Alternativas
Q2300644 Fisioterapia
Quanto ao padrão anormal da marcha, no tocante a marchas atáxicas, assinale o elemento que NÃO caracteriza a marcha Tabética: 
Alternativas
Q2300645 Fisioterapia
Existem fatores que levam a erros na medida da pressão arterial. Dentre estes fatores, assinale aquele que NÃO depende de problemas na bolsa de borracha: 
Alternativas
Q2300646 Fisioterapia
A dor é definida clinicamente como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com um dano tecidual real ou potencial”. A escolha de um instrumento ou questionários para mensurar a dor deve, antes de tudo, ser de fácil aplicabilidade e adequar-se ao nível de compreensão do paciente. Leia o seguinte enunciado e assinale a qual instrumento corresponde: “Esse instrumento consiste em uma linha de 10 cm com descrito em cada extremidade: nenhuma dor é a pior dor. O paciente deverá marcar um traço através da linha que representará sua dor atual. O profissional irá interpretar registrando com uma régua primeiramente a distância da marca do paciente em relação à extremidade “sem dor” quanto maior for esta distância maior será a dor do paciente. Posteriormente baseia-se no escore: 0 a 2,9cm baixo nível de dor / 3 a 5,9cm nível moderado e 6 a 10,5 cm nível alto de dor podendo ter alterações nos padrões do movimento”. 
Alternativas
Q2300647 Fisioterapia
Numa avaliação fisioterapêutica de um paciente com traumatismo cranioencefálico (TCE) foi observado o nível de consciência com pontuação de 10 na escala neurológica de Glasgow. Pode-se inferir CORRETAMENTE que a soma se refere às respostas (abertura ocular; resposta verbal; resposta motora), respectivamente, em:
Alternativas
Q2300648 Fisioterapia
As áreas funcionais do cérebro envolvem regiões da linguagem falada no córtex. Assinale em qual lobo encefálico encontra-se a Área de Wernicke e a Área de Broca, respectivamente.
Alternativas
Q2300649 Fisioterapia
As cardiopatias congênitas possuem uma anormalidade na estrutura do coração ou dos vasos com repercussões funcionais importantes e que são divididas em cianóticas e acianóticas. Identifique e assinale a alternativa CORRETA que possui características cianóticas. 
Alternativas
Q2300650 Fisioterapia
A insuficiência cardíaca pode ser causada por alterações funcionais ou estruturais e possui diferentes formas de classificação, sendo baseada na fração de ejeção, gravidade dos sintomas e o tempo de progressão da doença. Assinale a alternativa que corresponde a uma descrição mais específica de insuficiência cardíaca.
Alternativas
Q2300651 Fisioterapia
As principais alterações do ritmo respiratório descritas na literatura, são os ritmos de CheyneStokes, Kussmaul e Biot. Assinale CORRETAMENTE o tipo de alteração que apresenta um padrão com períodos de apneia e respirações rápidas e profundas, presente em situações de acidose, com destaque para a acidose diabética. 
Alternativas
Q2300652 Fisioterapia
O imobilismo é um dos principais fatores associados à fraqueza, sendo responsável por alterações nos sistemas musculoesquelético, cardiovascular e respiratório. O impacto do imobilismo no sistema cardiovascular, pode ser encontrado na alternativa: 
Alternativas
Q2300653 Fisioterapia
O MRC (Medical Research Council) é um escore que avalia paresias adquiridas na UTI, identificando bilateralmente seis grupos musculares, são eles: 
Alternativas
Q2300654 Fisioterapia
Esse teste é realizado para avaliar o músculo supraespinhal. Com o cotovelo estendido, rotação interna, polegar para baixo, aplica-se resistência no braço do paciente. O enunciado refere-se ao teste de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: A
6: C
7: D
8: B
9: B
10: C
11: C
12: D
13: D
14: C
15: B
16: C
17: C
18: D
19: B
20: B