Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Dermatologista
Foram encontradas 21 questões
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:
I- O paciente de hoje, consciente dos fundamentos civilizadores da dignidade e dos direitos humanos, exercitando princípios de autonomia e justiça, anseia por participar ativamente, junto a seu médico, na programação dos cuidados à sua saúde. II- O paciente descobriu-se dono do seu corpo e do seu destino e quer participar ativamente das tomadas de decisões acerca do seu tratamento, embora isso ainda não seja possível e viável. III- Ao lado disso, com a internet, o paciente, pela primeira vez na história humana, passou a ter acesso ao conhecimento médico. Antes, este saber era monopólio dos profissionais de saúde. Agora, democraticamente, todos têm possibilidade de acessar informações técnicas detalhadas sobre as possíveis razões do seu adoecimento e as possibilidades de tratamento. IV- É o novo cenário da prática clínica a se desenhar neste século. É o tempo das decisões compartilhadas: médicos e pacientes tomam decisões juntos com base nas melhores evidências disponíveis. Em parceria com seu médico, pacientes são encorajados a considerar as opções diagnósticas ou terapêuticas disponíveis para o seu caso, quais os benefícios, riscos potenciais e custos.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
I- Os dermatófitos são fungos filamentosos queratinófilos que utilizam a queratina como nutriente durante a infecção de pele, cabelos e unhas. II- Fatores climáticos, migração populacional e características individuais não têm relação direta com a epidemiologia das dermatofitoses. III- O exame com a Lâmpada de Wood é uma boa ferramenta de triagem, já que os pelos contaminados com o Microsporum canis fluorescem com a exposição a esta lâmpada. IV- Exame histopatológico de pele coletados por biopsia tem uma alta sensibilidade diagnóstica quando comparados à cultura fúngica em casos de dermatofitose.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os materiais perfurocortantes ou escarificantes pertencem ao grupo E. II- O nível 4 de biossegurança representa o nível máximo de segurança. Adequado ao manuseio de agentes infecciosos que possuem alto risco de infecção individual e de transmissão pelo ar e sempre que o trabalho envolver OGM resultante de organismo receptor ou parenteral classificado como classe de risco NB-4. III- Os sacos de lixo de cor vermelha, no ambiente hospitalar, acondicionam materiais recicláveis. IV- Os materiais perfurocortantes são considerados infectantes e devem ser descartados em sacos azuis. V- Os artigos críticos requerem passar por esterilização antes de serem utilizados nos pacientes.
Assinale a opção que agrupa as alternativas CORRETAS:
I- Uma placa bem delimitada, bordas regulares ou irregulares, discretamente elevada, superfície lisa ou aveludada, e de coloração variando entre amarelado, róseo e acastanhado. II- A lesão geralmente é múltipla e extensiva. III- Sua configuração frequentemente é redonda ou oval, mas pode ser linear seguindo as linhas de Blaschko. IV- O tamanho varia de 0,5 a 15 cm. Pode localizar-se em qualquer segmento corporal; entretanto, a cabeça e o pescoço são os sítios preferenciais, particularmente o couro cabeludo.
Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
( ) A LC raramente se apresenta com comprometimento cutâneo isolado. ( ) Há, na maior parte dos casos, manifestações no sangue e na medula óssea, o que é chamado de leucemia cútis “aleucêmica”. ( ) Dessa forma, a LC é, exclusivamente, um sinal de recaída de neoplasias mieloides. ( ) O tratamento da LC é, na realidade, o tratamento da doença de base.
Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
A leishmaniose cutânea também é conhecida como:
I- Úlcera oriental.
II- Úlcera tropical.
III- Furúnculo de Delphi.
IV- Furúnculo de Aleppo.
V- Calazar.
VI- Úlcera de Bauru.
Estão CORRETOS os itens:
I- Álcool. II- Malária. III- Tabagismo. IV- Estresse emocional. V- Estrogênios. VI- Infecção por hepatite C. VII-HIV.
Estão CORRETOS os itens:
( ) As reações fototóxicas manifestam-se por uma sensação imediata de queimação, eritema, edema, as vezes vesiculação e bolhas. A sensação de queimadura é mais pronunciada do que aquelas observadas nas queimaduras solares comuns, mas é aliviada na sombra ( ) Eritema tardio e edema podem aparecer após algumas horas e até de um a dois dias depois da exposição. Nas reações mais graves, podem aparecer bolhas. Uma hiperpigmentação localizada pode ser notada depois da reação e, em alguns casos, pode ser a única manifestação. ( ) A intensidade da doença dependerá exclusivamente da quantidade da radiação. ( ) As lesões das reações fototóxicas não ficam confinadas a áreas da pele expostas à luz. ( ) As reações fotoalérgicas são, usualmente, caracterizadas por lesões eczematosas, ocorrendo eritema, edema, infiltração, vesiculação e, nos casos mais intensos, bolhas.
Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
I- Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e Necrólise Epidérmica Tóxica (NET). II- Início: de 1 dia a 3 semanas. III- Agentes causais: sulfas, anticonvulsivantes aromáticos (fenitoína, carbamazepina, fenobarbital), dapsona, alopurinol, talidomida, lamotrigina, ouro, abacavir. IV- Mortalidade: SSJ, entre 1 e 5 por cento/ NET, entre 30 e 50 por cento.
Em relação a sequência descritiva da farmacodermia, nos itens acima, é CORRETO dizer que:
É uma micose causada por fungo. A infecção dá-se por inalação de conídios em poeiras, em ambientes quentes e úmidos, com formação de foco primário pulmonar (assintomático) e posterior disseminação. Em pacientes com grande resistência imunológica, as formas são localizadas, com reação granulomatosa e poucos parasitos. Nos demais, os parasitos são abundantes, os processos são predominantemente exsudativos e as formas disseminadas predominam, com variados graus clínicos.
O enunciado define:
I- Na Reação Tipo 1 ou Reação Reversa (RR) iniciar prednisona na dose de 1 a 2 mg/kg/dia conforme avaliação clínica; manter a poliquimioterapia se o doente ainda estiver em tratamento específico; imobilizar o membro afetado com tala gessada em caso de neurite associada. II- Fazer o tratamento antiparasitário com medicamento específico para Strongiloydes stercoralis prevenindo a disseminação sistêmica deste parasita (Tiabendazol 50 mg/kg/dia, em 3 tomadas por 2 dias ou 1,5g/dose única, ou Albendazol na dose de 400mg/dia, dose única). III- A profilaxia da osteoporose deve ser feita com Cálcio 1000 mg/dia, Vitamina D 400-800 UI/dia ou Bifosfonatos (por exemplo, Alendronato 10 mg/dia, administrado com água, pela manhã, em jejum. Recomenda-se que o desjejum ou outra alimentação matinal ocorra, no mínimo, 30 minutos após a ingestão do comprimido da alendronato). IV- Na reação Tipo 2 ou Eritema Nodoso Hansênico (ENH) A), a talidomida é a droga de escolha na dose de 500mg/dia, (para mulheres em idade fértil, observar a Lei nº 10.651 de 16 de abril de 2003 que dispõe sobre o uso da talidomida). V- Na reação Tipo 2 ou Eritema Nodoso Hansênico (ENH) A), introduzir corticosteróide em caso de comprometimento neural.
Estão CORRETOS:
I- A dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador, o que ocorre com um grande número de pessoas. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato. II- A dermatite alérgica surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar de meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. III- Essa forma de dermatite de contato (alérgica) aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, entre outros. IV- O diagnóstico pode ser esclarecido pelo teste alérgico de contato (patch-test) que consiste na aplicação de 30-40 substâncias na pele das costas. Esses adesivos ficam na pele por 48 horas; depois se observa se causaram alergia no local. De acordo com a substância testada, pode ser sugerida a causa da dermatite de contato.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que: