Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Pneumologista

Foram encontradas 22 questões

Q2299885 Medicina
De acordo com a Lei n.° 8.080/90, referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), analise o enunciado abaixo:

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q2299886 Medicina
Sobre o Serviço Único de Saúde (SUS), é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2299895 Medicina
Segundo o Código de Ética Médica, é um direito do médico, EXCETO: 
Alternativas
Q2299896 Medicina
A anamnese médica é um procedimento fundamental para estabelecer o diagnóstico preciso e instituir as condutas terapêuticas mais adequadas às condições clínicas do paciente. Sendo assim, essa prática deve ser embasada em conhecimentos científicos relacionados à abordagem do paciente, técnicas de entrevista, avaliação da linguagem não verbal, entre outras habilidades. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2299897 Medicina
A história da relação médico-paciente teve no período hipocrático a autoridade e o saber do médico como o centro desta relação. Hoje, o paciente e sua necessidade premente de recuperar a saúde, sua autonomia e bem-estar, são o fundamento essencial da prática clínica. Sobre o tema, analise a seguir:

I- O paciente de hoje, consciente dos fundamentos civilizadores da dignidade e dos direitos humanos, exercitando princípios de autonomia e justiça, anseia por participar ativamente, junto a seu médico, na programação dos cuidados à sua saúde.
II- O paciente descobriu-se dono do seu corpo e do seu destino e quer participar ativamente das tomadas de decisões acerca do seu tratamento, embora isso ainda não seja possível e viável.
III- Ao lado disso, com a internet, o paciente, pela primeira vez na história humana, passou a ter acesso ao conhecimento médico. Antes, este saber era monopólio dos profissionais de saúde. Agora, democraticamente, todos têm possibilidade de acessar informações técnicas detalhadas sobre as possíveis razões do seu adoecimento e as possibilidades de tratamento.
IV- É o novo cenário da prática clínica a se desenhar neste século. É o tempo das decisões compartilhadas: médicos e pacientes tomam decisões juntos com base nas melhores evidências disponíveis. Em parceria com seu médico, pacientes são encorajados a considerar as opções diagnósticas ou terapêuticas disponíveis para o seu caso, quais os benefícios, riscos potenciais e custos.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299898 Medicina
Assinale a alternativa que contém os direitos médicos, tendo como referência o Código de Ética Médica. 
Alternativas
Q2299899 Medicina
A Medicina Baseada em Evidências (MBE) não é a aplicação cega de um conselho adquirido na literatura, recentemente publicada ao problema individual do paciente. Não implica em um modelo de tratamento “tamanho único”. Preferencialmente, a MBE requer a utilização de uma série de etapas para a obtenção de informações suficientemente úteis para responder uma questão formulada cuidadosamente para um paciente individual. A integração completa dos princípios da MBE também incorpora o sistema de valores do paciente, que inclui coisas como o custo envolvido, crenças morais e religiosas e autonomia dos pacientes. A saber, aplicar os princípios da MBE tipicamente envolve as seguintes etapas:

I- Formulação de uma questão clínica.
II- Reunir evidências para responder à pergunta.
III- Criar procedimentos padrões aplicáveis a qualquer tipo de paciente e em qualquer lugar.
IV- Avaliação da qualidade e validade das evidências.
V- Decidir como aplicar as evidências ao tratamento de um paciente específico.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2299900 Medicina
A ética médica é a disciplina que avalia os méritos, riscos e preocupações sociais das atividades no campo da Medicina, levando em consideração a moral vigente em determinado tempo e local. Sobre a ética na medicina, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2299901 Medicina
Sobre a anamnese, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2299902 Medicina
“A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética.” Cilene Rennó Junqueira – UNA/SUS – UNIFESP.
Sobre a bioética e seus princípios, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2299903 Medicina
Na anamnese, a identificação é o início do relacionamento com o paciente. Adquire-se o nome, idade, sexo, etnia, estado civil, grau de escolaridade, profissão, ocupação atual, naturalidade, procedência, residência, nome da mãe, nome do cuidador, religião, etc. A identificação do paciente contribui não apenas com o cadastro desse, mas com o seu diagnóstico. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2299904 Medicina
As infecções oportunistas pulmonares constituem a principal causa de morbidade e mortalidade entre os indivíduos infectados pelo HIV. No Brasil, a tuberculose é a infecção mais frequente, sendo que cerca de 8% dos pacientes diagnosticados com tuberculose são coinfectados com o HIV. Sobre o tema, marque o item INCORRETO: 
Alternativas
Q2299905 Medicina
Sobre insuficiência respiratória, analise os itens abaixo:

I- Uma causa comum de insuficiência respiratória hipoxêmica é uma anormalidade do tecido pulmonar, como a síndrome do desconforto respiratório agudo, pneumonia grave, excesso de líquido nos pulmões (por exemplo, causado por insuficiência cardíaca ou insuficiência renal) ou fibrose pulmonar. Essas anormalidades comprometem a habilidade dos tecidos pulmonares em absorver oxigênio do ar.

II- A insuficiência respiratória hipercápnica também pode ocorrer se o fluxo sanguíneo nos pulmões se tornar anormal, como acontece quando um coágulo de sangue bloqueia uma artéria pulmonar (embolia pulmonar). Essa doença não compromete a habilidade dos tecidos pulmonares em absorver oxigênio, mas sem o fluxo sanguíneo para uma parte dos pulmões, o oxigênio não pode ser adequadamente extraído do ar.

III- A doença subjacente causando a insuficiência respiratória precisa ser tratada. Por exemplo, são usados antibióticos para tratar pneumonias causadas por infecções bacterianas e broncodilatadores em pessoas com asma, para abrir as vias aéreas. Outros medicamentos podem ser administrados, por exemplo, para reduzir a inflamação e tratar dos coágulos sanguíneos. 

IV- Vale salientar que quadros de IR aguda podem instalar-se tanto em indivíduos previamente sadios como, também, sobrepor-se à IR crônica, em pacientes com processos de longa data. Nessa última situação, o uso do termo IR crônica, agudizada é aceitável.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299906 Medicina
Em relação ao tratamento de abscessos pulmonares, marque o item INCORRETO: 
Alternativas
Q2299907 Medicina
Os exames complementares de diagnóstico essenciais incluem a imagiologia dos pulmões através de radiografia torácica e exames de tomografia computorizada (TC). A aparência típica da doença pulmonar intersticial inclui nódulos finos alargados, um padrão tipo rede ou uma indefinição geral. As TC de alta resolução podem ser utilizadas para ajudar a definir o tipo específico de doenças pulmonares intersticiais olhando para o tipo e propagação das sombras na imagem do pulmão. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Na fibrose pulmonar avançada os pulmões podem ter uma aparência de “favo de mel” devido à destruição extensa dos alvéolos e ao desenvolvimento de pequenos espaços quísticos no pulmão.
II- Os testes à função pulmonar e os níveis de oxigénio no sangue também são importantes para o diagnóstico e a monitorização do progresso da doença pulmonar intersticial.

III- O tratamento da doença pulmonar intersticial inclui medicamentos anti-inflamatórios (por ex., esteroides) e anti-cicatrizantes. Estes são mais provavelmente eficazes na sarcoidose, alveolite alérgica extrínseca e em algumas das raras doenças pulmonares idiopáticas, mas frequentemente têm pouco efeito noutras doenças como a fibrose pulmonar idiopática.

IV- Uma biopsia pulmonar cirúrgica, na qual se extraem e examinam amostras de tecido pulmonar, é por vezes realizada para um diagnóstico exato de doença pulmonar intersticial e sua utilização tem aumentado à medida que a não tem havido ganho de qualidade nos exames TC.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299908 Medicina
A CRIPTOCOCOSE, também conhecida por Torulose, Blastomicose Européia, Doença de BusseBuschke é uma micose sistêmica causada por um complexo de fungos patogênicos identificados no gênero Cryptococcus. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Adquirida através da inalação de propágulos infectantes, inclui duas entidades clínicas distintas: criptococose oportunística, cosmopolita, associada a condições de imunodepressão celular, causada por Cryptococcus neoformans var. neoformans e criptococose primária, endêmica em áreas tropicais e subtropicais, ocorre em hospedeiros aparentemente normais, causada por Cryptococcus neoformans var. gattii.
II- Das duas entidades apenas a criptococose primária causa meningoencefalite de base, de evolução grave, fatal, acompanhada ou não de lesão pulmonar evidente, fungemia e focos secundários para pele, ossos, rins, supra-renal, entre outros.
III- A partir de 1980, na era AIDS, ocorreu aumento marcante da criptococose oportunística em todo mundo, o que gerou o interesse e marcada expansão da pesquisa sobre este agente. Dentre as micoses sistêmicas, a criptococose tem sido relatada como a mais prevalente em termos de internação.
IV- Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil predomina a criptococose associada à AIDS, em homens, causada pela variedade neoformans.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299909 Medicina
É uma infecção fúngica sistêmica podendo apresentar-se desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com êxito letal. Constitui-se na mais comum infecção respiratória causada por fungo. É adquirida por inalação de esporos dispersos no ambiente rico em guano (fezes de morcegos e aves) e está amplamente distribuída no mundo. No Brasil, diversos trabalhos têm demonstrado a alta prevalência da infecção em vários estados. Tratamos aqui da:
Alternativas
Q2299910 Medicina
Em relação à asma brônquica, a terapia deve focalizar de forma especial a redução da inflamação, evitando-se o contato com alergênios e enfatizando o uso precoce de agentes antiinflamatórios, os quais protegem os indivíduos da progressiva perda da função pulmonar. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- A dose inicial do corticoide inalatório é dependente da gravidade do quadro, indicandose 200 a 250 mcg, conforme o produto, a cada 12 horas.
II- Para casos de maior gravidade, indica-se corticoide sistêmico até melhora e estabilização.
III- Quanto aos broncodilatadores, deve ser usado beta-2 de curta duração até controle e/ou estabilização. Se após a estabilização persistir limitação ao fluxo aéreo, usar beta-2 de longa duração.
IV- Isto resultará em supressão mais rápida da inflamação, restauração da função pulmonar, maior confiança no tratamento e alívio rápido dos sintomas.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299911 Medicina
Analise o enunciado e responda:

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma síndrome clínica e fisiopatológica que resulta da oclusão da circulação arterial pulmonar por um ou mais êmbolos. Os eventos tromboembólicos estão relacionados, em mais de 90% dos casos, com êmbolos originados em sítios de trombose venosa profunda (TVP), principalmente dos vasos da coxa e pelve. Raramente, os êmbolos podem ser procedentes das veias renais, membros superiores ou do ventrículo direito (VD).

Sobre o enunciado, é INCORRETO dizer que: 
Alternativas
Q2299912 Medicina
O derrame pleural (DP) é o acúmulo anormal de líquido no espaço pleural. Em condições normais, pode haver uma pequena quantidade de líquido nesse espaço (0,1 a 0,2 mL/kg). Sobre a avaliação da existência de DP, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:

(   ) A avaliação da existência de DP é realizada por meio de radiografia de tórax. Deve-se solicitar a realização desse exame em incidências posteroanterior e perfil. A radiografia em decúbito lateral do lado suspeito pode ser útil para determinar se o líquido pleural é livre.
(   ) Até 200 mL de líquido pleural apenas opacificam o recesso costofrênico posterior. Para opacificação do recesso costofrênico lateral, são necessários cerca de 400 mL de líquido pleural. O DP forma uma opacificação homogênea com linha côncava voltada para o mediastino.
(   ) Em casos de derrames pleurais volumosos, que opacificam todo o hemitórax, deve-se observar a posição da traqueia para diferenciar DP de atelectasia.
(   ) Nesta última, a traqueia está desviada para o lado atelectasiado e, no DP, desvia-se para o lado do derrame. O derrame subpulmonar ocorre entre a base do pulmão e a margem inferior do diafragma.

Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: C
6: D
7: C
8: D
9: C
10: C
11: D
12: B
13: B
14: C
15: D
16: A
17: C
18: C
19: D
20: B