Questões de Concurso Público UFAL 2011 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 7 questões

Q86666 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“O APL Horticultura no Agreste visa beneficiar os produtores de hortaliças da região e aumentar a qualidade de vida e renda desse grupo, fortalecendo ações de cooperativismo, associativismo, capacitação em gestão, mercado e tecnologia, visando ao desenvolvimento regional.” Dadas as afirmativas seguintes, em relação às hortaliças cultivadas na região,

I. Embora a abóbora Maranhão seja a preferida na região Nordeste, visando à diversificação e mercado de exportação, os produtores alagoanos têm investido no cultivo de abóbora Goianinha, Butternut, híbrido Tetsukabuto e abobrinha de Tronco Redonda, e em tecnologias como o cultivo em estufas e instalação de packing house.

II. A alface, hortaliça folhosa mais plantada na região, apresenta um ciclo curto, o que permite mais de um plantio por ano e o escalonamento de plantio e produção, atendendo à demanda do mercado. Contudo, na região Nordeste, o ciclo da cultura é reduzido devido ao pendoamento precoce, pois com o aumento da temperatura, a planta emite o pendão floral precocemente, interrompendo a fase vegetativa e tornando o produto impróprio para consumo e comercialização, devido ao sabor amargo das folhas.

III. Na região cresce o interesse dos agricultores pela cultura do tomate, fruto rico em licopeno e contém vitamina C. Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso: 1. Santa Cruz, tradicional na culinária, empregado em saladas e molhos e de formato oblongo; 2. Caqui, usado em saladas e lanches, de formato redondo; 3. Saladete, ideal para saladas, de formato redondo; 4. Italiano, de formato oblongo tipicamente alongado, é utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas; 5. Cereja, "minitomate" redondo ou oblongo, utilizado como aperitivo ou em saladas.

IV. As couves nos últimos anos têm despertado o interesse dos produtores, sendo consideradas as mais plantadas na região agreste. Dentre as couves, a couve-flor assume papel importante devido a sua alta demanda e ótima adaptação à região.


verifica-se que estão corretas
Alternativas
Q86668 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura da mandioca é de grande relevância econômica, sendo considerada como principal fonte de carboidratos para milhões de pessoas, essencialmente nos países em desenvolvimento. Dadas as seguintes afirmativas, a respeito dessa cultura,

I. A podridão radicular é causada pelo fungo Phytophthora drechsleri Tucher, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, principalmente em épocas muito chuvosos.


II. A antracnose é causada pelo fungo Lasiopodia theobromae Pat., cuja ocorrência é favorecida quando a umidade relativa do ar é alta e as temperaturas permanecem entre 18 e 23 °C.

III. O superalongamento é uma doença causada pelo fungo Sphaceloma manihoticola Bitencourt et Jenkins, cujos sintomas mais frequentes são alongamento dos entrenós das hastes jovens. As folhas atacadas apresentam-se retorcidas confundindo-se muitas vezes com problemas causados por herbicidas.

IV. O superbrotamento é causado pelo fungo Cercosporidium henningsii I e II. Allescher, com ocorrência registrada em quase todas as regiões produtoras de mandioca no Brasil. Nos Tabuleiros Costeiros, o superbrotamento ainda não foi constatado.

são corretas apenas
Alternativas
Q86670 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Brasil é um dos maiores produtores de banana do mundo, sendo o Nordeste uma importante região produtora. Apesar disso e do potencial de produção dessa cultura, principalmente em sistemas irrigados, tem-se observado redução na maioria dos índices de produção, em virtude do ataque de doenças como a Sigatoka negra, Sigatoka amarela e Mal-do-Panamá. A esse respeito, marque a opção que representa os agentes etiológicos dessas doenças, na sequencia citada.
Alternativas
Q86671 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A economia alagoana depende do setor agrícola, principalmente da produção da cana-de-açúcar. No entanto, a competição de plantas invasoras com a cultura causa redução na quantidade e qualidade do material colhido, diminui o número de cortes viáveis, aumentando os custos de produção. Com base neste assunto, relacione os nomes vulgares de espécies invasoras aos respectivos nomes científicos.

1.Capim marmelada – 2. Capim colonião – 3. Tiririca 4. Capim seda – 5. Capim colchão

( ) Cyperus rotundus
( ) Panicum maximum
( ) Digitaria spp.
( ) Cynodon dactylon
( ) Brachiaria plantaginea

A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Q86673 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os frutos são classificados em dois grandes grupos quanto à produção de etileno e ao comportamento respiratório durante a maturação e amadurecimento. Via de regra, os frutos que apresentam pico de produção de etileno também apresentam concomitante elevação na taxa respiratória. A opção correta em relação a esse aspecto é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: C