Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2019 para Especialista em Saúde Municipal - Biólogo

Foram encontradas 30 questões

Q1056055 Direito Ambiental
A Lei n.º 9.795/1999 dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e traz os objetivos fundamentais da educação ambiental. Com base nisso, assinale a alternativa que contempla um objetivo da educação previsto nessa lei.
Alternativas
Q1056056 Biologia
Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Entre os benefícios podemos citar: bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre. A arborização urbana não deve ser feita de forma aleatória, já que só será realmente efetiva quando realizado um bom planejamento de arborização para tal. Portanto, sobre as recomendações para arborização urbana, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1056057 Biologia
A poluição do solo destaca-se entre os problemas ambientais atuais. Essa relevância está associada à necessidade do solo na produção de alimentos. Dessa forma, sobre a poluição do solo, podemos afirmar que
Alternativas
Q1056058 Biologia
O Brasil possui uma das maiores riquezas de espécies do planeta. Com sua dimensão continental e enorme variedade de habitat terrestres e aquáticos, reúne seis importantes biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), o maior sistema fluvial do mundo e uma das mais extensas faixas costeiras. Sua biodiversidade é estimada em mais de 42.000 espécies de plantas e 148.000 espécies de animais, com quase 9.000 espécies de vertebrados e uma estimativa de, no mínimo, 129.840 invertebrados, e novas espécies são ainda descobertas com frequência. A preocupação com a conservação dessa biodiversidade e, mais especificamente, com a proteção da fauna silvestre foi explicitada pela primeira vez na Lei de Proteção à Fauna (Lei n.º 5197, de 3 de janeiro de 1967) que, em seu artigo 1.º, dispõe que “os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase de seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, caça ou apanha.” Foi a partir daí que se iniciou a atenção dada aos riscos associados à extinção de uma espécie, como a perda de funções ecológicas e do equilíbrio do ecossistema.
Fonte: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília, DF: 2016.
Sobre o risco de extinção da fauna brasileira, podemos afirmar que
Alternativas
Q1056059 Biologia
A poluição hídrica tem como um dos principais responsáveis o despejo de esgoto in natura nos cursos d’água. Por isso, a instalação de sistema de esgotamento sanitário, com coleta e tratamento desses resíduos antes de jogá-los nos cursos d’água, é imprescindível para a manutenção da qualidade da água.
Sobre o sistema de esgotamento sanitário, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: C