Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Médico Ginecologista

Foram encontradas 40 questões

Q3060121 Medicina
O rastreio de anomalias estruturais ou malformações e das anomalias cromossômicas, notadamente da síndrome de Down, é um dos focos da assistência pré-natal e faz parte das recomendações de boas práticas em muitos países. Um ultrassom obstétrico morfológico com avaliação dos marcadores cromossômicos solicitado entre 11 e 13.6 semanas é utilizado para o rastreio as síndromes cromossômicas no feto. Em relação a esses marcadores, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3060122 Medicina
Gestante de 33 semanas é encaminhada ao pré-natal de alto risco, porque segundo a enfermeira que faz o seu pré-natal na Unidade de Saúde do seu bairro, o bebê está pequeno. Traz um ultrassom obstétrico, mostrando peso fetal no percentil 8 para a idade gestacional, pela curva de Hadlock. Ao exame: A altura uterina (AU) é de 28 cm e o batimento cardiofetal (BCF) é de 128 bpm. Sem outras alterações. O próximo exame a ser solicitado para confirmação diagnóstica é:  
Alternativas
Q3060123 Medicina
Na gravidez múltipla, a gestação gemelar monocoriônica (MC) e a dicoriônica (DC) representam entidades completamente diferentes que compartilham alguns riscos maternos e obstétricos, mas o tipo e a gravidade da patologia fetal associada são marcadamente independentes. Consequentemente, os protocolos de controle clínico devem ser adequados a cada gravidez, de acordo com a corionicidade. Em relação à gravidez múltipla e ao cuidado no pré-natal, analise as assertivas a seguir:
I- As gestações dizigóticas são sempre DC/DA, com cada feto possuindo sua própria placenta e cavidade amniótica. Em contraste, a corionicidade das gestações monozigotia é determinada pelo tempo em que ocorre a divisão do óvulo fertilizado.
II- A corionicidade é melhor diagnosticada no ultrassom do 1º trimestre (entre 11 e 14 semanas), sendo que a presença do sinal do T é indicativo de gestação dicoriônica.
III- A medida do comprimento do colo uterino, no ultrassom de 2º Trimestre, para diagnóstico de colo curto e chance aumentada de parto pré-termo, é dispensada na gestação múltipla.
IV- Na gravidez monocoriônica, o controle com US-Doppler deve ser quinzenal, entre 16 e 26 semanas, para diagnóstico precoce da STFF e sequência de anemia-policitemia (TAPS).
V- A avaliação do crescimento fetal devido a risco aumentado de restrição de crescimento intrauterino (RCIU) deve ser mais frequente nas gravidezes gemelares.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3060124 Medicina
Paciente teve parto normal, com parto transcorrendo sem intercorrências com feto nascido com 4,0 k, sem episiotomia e apresentando laceração perineal de primeiro grau, sem sangramento na laceração. Placenta com dequitação espontânea 10 minutos após o nascimento do bebê, com revisão da placenta mostrando placenta integra e cordão umbilical com duas artérias e uma veia. Foi feito ocitocina (10 ui IM após desprendimento dos ombros). RN estava amamentando, e a paciente iniciou com sangramento vaginal importante, com grande quantidade de sangue no chão e na maca, com várias compressas encharcadas Paciente apresentou aumento da frequência cardíaca (FC 105 bpm) e queda da PA (90/60 mmHg). Em relação ao caso descrito, podemos afirmar:
Alternativas
Q3060125 Medicina
Do ponto de vista fisiológico, a melhor idade para a mulher reproduzir é entre os  
Alternativas
Q3060126 Medicina
Paciente procura serviço de infertilidade porque está tentando engravidar há 2 anos. Mantém vida sexual 3 vezes por semana e seu marido já fez o espermograma, cujo resultado indica normalidade. Relata, ainda, que usou anticoncepcional por mais de 5 anos para controle da síndrome do ovário policístico. Parou o anticoncepcional para tentar engravidar e ainda não conseguiu. Voltou a ter ciclos menstruais irregulares (4/4 meses), acne e hirsurtismo. Paciente possui IMC 22, tabagista, usa antidepressivo para ansiedade, pratica corrida 3 vezes por semana e musculação 4 vezes por semana. O ultrassom mostrou que não está ovulando. Nesse caso, a provável causa da infertilidade da paciente é: 
Alternativas
Q3060127 Medicina
Segundo o Consenso Brasileiro de Terapêutica Hormonal da Menopausa (2018), considera-se benefício da terapia hormonal na menopausa, além das indicações, a/o 
Alternativas
Q3060128 Medicina
Paciente 48 anos, menopausada aos 47 anos, em tratamento com câncer de mama, em uso de tamoxifeno há 6 meses, com queixa de intensas ondas de calor, que não a deixam dormir à noite, o que leva a um cansaço e mau-humor constantes. Procura médico para alívio desses sintomas. Para essa paciente, a opção terapêutica é:  
Alternativas
Q3060129 Medicina
Paciente,19 anos, G1P0A0, IG: 24 semanas, iniciando pré-natal tardio, vem mostrar os primeiros exames realizados. Assintomática. Traz resultados de exame realizados há 2 semanas.
• Hemoglobina: 11,1g/dl • Glicemia de jejum: 95 mg/dl • GS: B RH DU negativo • VDRL: 1/8 • Sorologia para toxoplasmose IgM positivo IgG positivo.
Em relação ao caso descrito, analise as assertivas a seguir.
I- Trata -se de anemia leve, e deve-se prescrever: Ferro elementar na dose 120 a 200mg ao dia.
II- Pode ser toxoplasmose aguda, deve-se prescrever Espiramicina 3 gramas ao dia e solicitar PCR de liquido aminiótico.
III- Possível sífilis ou cicatriz sorológica, é necessário solicitar um teste treponêmico, antes de iniciar o tratamento.
IV- Trata-se de Diabetes mellitus gestacional, deve-se orientar dieta e atividade física, monitorar perfil glicêmico diário por 15 dias, só então avaliar a necessidade de insulinoterapia.
V- Solicitar Grupo sanguíneo do pai da criança e coombs direto mensal da paciente até o final da gestação.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3060130 Medicina
Paciente com gestação de 37 semanas chega à emergência da maternidade apresentando sangramento genital moderado, com hipertonia uterina. Ao exame, a paciente apresenta FC de 110 bpm e PA de 100/60 mmHg, com a paciente apresentando tontura quando se levantou para ir ao banheiro. BCF 100 bpm. Ao toque, sangramento vaginal de grande quantidade, colo 5 cm, apagado 50% e centralizado. O diagnóstico e conduta no caso descrito é:
Alternativas
Q3060131 Medicina
Paciente, 52 anos, assintomática, com última menstruação há 6 meses, faz um ultrassom transvaginal (USTV), que mostra uma imagem da massa anexial direita de 12 cm3 , com doppler negativo.
Nesse caso, a conduta CORRETA é:
Alternativas
Q3060132 Medicina
Uma jovem de 16 anos de idade vem à consulta por ainda não ter menstruado. Ela possui 1,60 m de altura, 55 kg e IMC de 21,4. Apresenta estádio V para desenvolvimento de mamas e pelos pubianos, genitália externa de aspecto normal e hímen íntegro. Os testes de progesterona e o de progesterona mais estrógeno foram negativos.
A hipótese diagnóstica clínica é:
Alternativas
Q3060133 Medicina
Analise a imagem a seguir para responder a esta pergunta.

Imagem associada para resolução da questão Fonte: Ministério da Saúde do Brasil (2001).
G1POAO, gestação de 40.3 semanas, tem seu trabalho de parto registrado no cervicograma acima. BCF mantém-se entre 120 a 148 bpm. Em relação ao cervicograma, analise as assertivas a seguir.
I- Trata-se parada secundária de descida no período expulsivo.
II- Pela ACOG, diante desse cervicograma, pode-se esperar mais 3 horas, caso a paciente esteja anestesiada, sem necessidade de intervenção.
III- É indicação de aminotomia, caso a bolsa esteja integra e com a paciente anestesiada.
IV- O parto operatório (Vácuo-extrator ou fórcipes de Simpson) pode ser feito, já que o feto está em OS (occiptosacro) e abaixo do Plano 0 de De Lee.
V- Essa distocia está frequentemente associada a contrações deficientes, onde podemos colocar a paciente em posição verticalizada, ou administração de ocitocina.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3060134 Medicina
No tratamento da bexiga hiperativa, os anticolinérgicos são os medicamentos mais utilizados e, idealmente, devem ser indicados como adjuvantes ao tratamento comportamental e fisioterapêutico. Assinale a alternativa que apresenta medicamento agonista dos receptores β3 adrenérgicos utilizado para esse tratamento, disponível no Brasil.
Alternativas
Q3060135 Medicina
A resposta sexual é modulada por vias neuronais excitatórias e inibitórias mediadas por neurotransmissores específicos. Assinale a alternativa que apresenta um neurotransmissor da via inibitória da resposta sexual humana. 
Alternativas
Q3060136 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A Lei Orgânica do município de Montes Claros (MG) divide o município nas categorias de sede, cidade e distritos. Para a criação de um novo distrito, é necessária
Alternativas
Q3060137 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Analise as afirmativas a seguir sobre as competências do município de Montes Claros (MG), conforme a sua Lei Orgânica.
I- Compete ao município de Montes Claros (MG) as eleições diretas aos cargos públicos de prefeito, vice-prefeito e seus vereadores.
II- Compete ao município estabelecer normas de edificação, de loteamento, arruamento e zoneamento urbano e rural.
III- Compete ao município manter programas de educação do pré-escolar e do ensino fundamental, com cooperação financeira e técnica da União e do Estado de Minas Gerais.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3060138 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal ocorre no primeiro dia de janeiro do ano sob a presidência do Juiz de Direito da Comarca do município. O vereador que não tomar posse nessa primeira reunião, deve fazê-lo, observando o motivo justo e aceito pela maioria absoluta dos membros da Câmara, no prazo de
Alternativas
Q3060139 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A Câmara Municipal de Montes Claros (MG), baseada nos Art. 44 e 45 da Lei Orgânica do município, estabelece regras ao cargo de vereador. Marque a alternativa que apresenta motivo para perda do mandato de vereador do município. 
Alternativas
Q3060140 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Analise os itens a seguir considerando os objetivos da assistência social a ser prestada pelo município a quem dela necessitar, constantes na Lei Orgânica do município de Montes Claros (MG).
I- a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II- o amparo às crianças e adolescentes carentes.
III- a promoção da integração ao mercado de trabalho.
IV- a promoção e integração à vida comunitária.
Estão CORRETOS os itens
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: E
8: A
9: E
10: A
11: B
12: C
13: E
14: B
15: C
16: C
17: E
18: A
19: D
20: B