Questões de Concurso Público Prefeitura de São José de Piranhas - PB 2024 para Professor de Ciências

Foram encontradas 15 questões

Q3092332 Pedagogia
O documento que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras questões, dispõe de forma explícita sobre os fundamentos pedagógicos para toda a Educação Básica brasileira. A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:

I- Foco no desenvolvimento de competências.
II- Compromisso com a educação integral.
III- Apoio à fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento.

São fundamentos pedagógicos CORRETOS da BNCC apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3092333 Pedagogia
O gráfico abaixo mostra a taxa de escolarização das pessoas de 0 a 5 anos de idade, por grupo de idade, segundo as Grandes Regiões em porcentagens. 
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102068.Acesso em: 18 out. 2024. Nota: As setas indicam variação significativa, quando direcionadas para cima (crescimento) ou para baixo (declínio), ou variação não significativa, quando direcionadas para a direita (estabilidade), ao nível de confiança de 95%.

Considerando os dados dispostos no gráfico e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1994), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3092334 Pedagogia
Libâneo, em seu livro Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, esclarece que “a contribuição essencial da educação escolar para a democratização da sociedade consiste no cumprimento de sua função primordial, o ensino.” (Libâneo, 2014, p. 12). Fonte: Libâneo, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

Neste contexto, e considerando o autor citado, analise as afirmativas abaixo sobre a democratização da escola pública.

I- A democratização da escola pública deve ser entendida como a ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica, aprimoramento da prática educativa escolar, visando à elevação cultural e científica das camadas populares.
II- A mudança nos processos de tomada de decisões no âmbito do sistema escolar, que é marcada unicamente pela participação de pais e professores nesses processos, é o que há de essencial na luta pela democratização da escola pública.
III- Do ponto de vista dos órgãos oficiais, a democratização da escola pública se encerra em viabilizar acesso à escola para as camadas mais pobres da população, não cabendo a esses órgãos preocupações com o oferecimento de condições mínimas que assegurem a permanência neste espaço.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092335 Pedagogia
Uma professora da educação básica, ao trabalhar temáticas ambientais em suas turmas, optou por fazer um debate sobre os serviços ecossistêmicos, ou seja, sobre os benefícios para o bem-estar humano obtidos a partir dos ecossistemas. Para tal, a professora abordou diferentes tipos de conteúdos, agrupados conforme o quadro abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Conrado, Dália Melissa; Nunes-Neto, Nei de Freitas. Dimensões do conteúdo em questões sociocientíficas no ensino de ecologia. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, 16, Lisboa. Anais [...]. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p. 432-435, 2015. Disponível em: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, acesso em 2024. Adaptado.

Diante do exposto, considerando a tipologia de conteúdos de Zabala, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3092336 Pedagogia
De acordo com Zabala (2014), existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. São elas: propostas disciplinares e métodos globalizados. Fonte: Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Sendo assim, é CORRETO afirmar que, nos métodos globalizados: 
Alternativas
Q3092337 Pedagogia
De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:
Alternativas
Q3092338 Pedagogia
O Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), na sua redação atual, cuja alteração foi feita em 2017, dispõe que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal” (Brasil, 1996, art. 62). Fonte: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Neste contexto, com base no que dispõem os parágrafos do Art. 62, é CORRETO afirmar sobre a formação docente que:
Alternativas
Q3092339 Pedagogia

Leia o Texto I.


TEXTO I


A escola, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidades de pensamento bastante específicos, tem um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Assim, ela desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas ideias a respeito dos objetos, fatos e fenômenos, suas “teorias” acerca do que observa no mundo), a escola for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, isto é, de incidir na zona de desenvolvimento proximal dos educandos. Em outras palavras, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos acumulados. Isto quer dizer que ela não deve se restringir à transmissão de conteúdos, mas, principalmente, ensinar o aluno a pensar, ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado, de modo que ele possa praticá-las autonomamente ao longo de sua vida, além de sua permanência na escola. Essa é a tarefa principal da escola contemporânea frente às exigências das sociedades modernas (Rego, 2014, p. 108).


Fonte: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes, 2014.



O TEXTO I trata do papel da escola na construção do conhecimento. Diante desse contexto, é CORRETO afirmar que as colocações de Rego (2014) são baseadas nos pressupostos da/das:


Alternativas
Q3092340 Pedagogia
Levando em conta o valor que as atividades adquirem quando as colocamos numa série ou sequência significativa, é preciso identificar as sequências didáticas como unidade preferencial para análise da prática educativa (Zabala, 2014).
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Nesse sentido, analise as afirmativas de acordo com o que diz Zabala (2014) sobre as sequências didáticas.

I- São um conjunto de atividades, ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos pelos professores, mas não pelos alunos.
II- São consideradas unidade preferencial para análise da prática, pois elas mantêm o caráter unitário e reúnem toda a complexidade da prática, ao mesmo tempo que são instrumentos que permitem incluir as três fases de toda intervenção reflexiva: planejamento, aplicação e avaliação.
III- A maneira de configurar as sequências didáticas, ou seja, as atividades que as compõem e o modo como essas atividades são organizadas e articuladas em sequências ordenadas, é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092341 Pedagogia
Um estudo que procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários brasileiros em processo de formação inicial docente mostrou que, quando interrogados sobre como se aprende, os estudantes deram respostas como as  exemplificadas no quadro abaixo.

Estudante 1:
“É uma coisa que acontece naturalmente, não precisa de muito esforço, de forma inata, instintiva...”.

Estudante 2:
“Você pode tá estudando, mas não tá entendendo nada... decorar é bem diferente de você realmente aprender”.

Estudante 3:
“Principalmente com a troca de conhecimentos, tipo uma pessoa mais experiente ajuda outra que ainda não sabe tanto, para que nas interações entre as pessoas e com o meio possamos aprender...”.

Estudante 4:
“Quando a gente vê que aquilo deu errado; a gente não vai fazer aquilo de novo do mesmo jeito, a gente já procura outra maneira de fazer. É como se o erro fosse o estímulo... Isso... Estímulo e resposta mesmo...”.

Estudante 5:
“Através da memorização eu vou armazenando conhecimentos e os repassando. Eu entendo que aprendi, quando eu consigo repassar esses conhecimentos da forma como eles foram transmitidos pra mim...”.

Fonte: Freire, Gustavo Lima; Duarte, António Manuel. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários brasileiros. Psicologia USP, v. 21, p. 875-898, 2010. Disponível em: Psicologia USP, acesso em 2024.Adaptado.

Analisando as concepções dos estudantes à luz das Teorias da Aprendizagem é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3127517 Pedagogia
Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define habilidades específicas para as Unidades Temáticas do ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que a unidade: 
Alternativas
Q3127518 Pedagogia
A relação entre as competências gerais, o componente, as competências específicas, o ano/faixa de idade, a unidade temática e as habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implicam demandas específicas para o componente de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo.
I- Dentro da Unidade "Matéria e Energia'', em relação aos aspectos da estrutura da matéria, devem-se desenvolver atividades que favoreçam a capacidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (tais como a constituição do átomo e a composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
II- Dentro da Unidade ''Terra e Universo'' , acerca das perspectivas relativas a Astronomia e cultura, são imprescindíveis ações que favoreçam a compreensão da relação das diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (tais como agricultura, caça, orientação espacial e temporal, entre outras).
III- Dentro da Unidade ''Vida e Evolução'' , acerca das questões de hereditariedade, é fundamental associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes, favorecendo a compreensão do papel dos gametas na transmissão de informações genéticas (genes dominantes e recessivos), bem como reconhecer as características como hereditárias, congênitas, adquiridas ou genéticas, para estabelecer relações entre ancestrais e descendentes.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3127519 Pedagogia
Considere o Texto 01 para responder à questão.

Texto 01

O número reduzido de artigos de Natureza da Ciência (NdC) associados à área de Biologia merece atenção, sobretudo quando consideramos que a Biologia contempla uma variedade de ciências (Botânica, Zoologia, Fisiologia, Genética, Ecologia, Evolução etc.), com métodos e práticas particulares. Identificar o interesse dos pesquisadores das diversas ciências nos parece adequado, pois cada área carrega uma parcela de idiossincrasia, podendo considerar certos aspectos de NdC mais ou menos importantes. A exemplo (sic), citamos a diferenciação de leis e teorias, que pode fazer sentido para áreas como a Física, mas é discutível para a Biologia. Na mesma linha, é possível pensar no papel de destaque da experimentação para algumas áreas da Biologia e da Química. Entretanto, tais práticas não são as únicas contempladas como métodos da ciência. Há outras formas de produzir conhecimento científico, como os estudos de casos, presentes nas ciências naturais e sociais, e os estudos comparativos. Apesar disso, historicamente, certas práticas de sala de aula e muitos materiais didáticos de Biologia, por exemplo, reforçam uma visão distorcida da área, privilegiando a imagem de que ciência só se faz com experimentação. Pontuamos, então, que é necessário um maior investimento dos pesquisadores da área de ensino de Biologia para a investigação de concepções e aspectos de NdC, de forma a contribuir para a reflexão sobre as diferentes dimensões dos objetivos do ensino de ciências também no ensino de Biologia.

Fonte: AZEVEDO, N. H.; LOPES SCARPA, D. Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017.Adaptado.
A partir do Texto 01, analise as afirmações abaixo.
I- O ensino de Biologia tem empregado boas práticas para a promoção de visões adequadas da Natureza da Ciência.
II- As idiossincrasias das diferentes ciências implicam a compreensão de que há um conjunto de distintas práticas que compõem diferentes métodos científicos, e que, portanto, não se deve ensinar a ideia de que há um método científico unificado para o teste de hipóteses compreendido pela sequência dos passos: observação, formulação de hipóteses, teste empírico, análise dos resultados e confirmação/refutação da hipótese.
III- A ideia de que há diferentes tipos de ciências na Biologia diverge da concepção de generalizações e universalidade na produção do conhecimento científico.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3127520 Pedagogia
Considere o Texto 01 para responder à questão.

Texto 01

O número reduzido de artigos de Natureza da Ciência (NdC) associados à área de Biologia merece atenção, sobretudo quando consideramos que a Biologia contempla uma variedade de ciências (Botânica, Zoologia, Fisiologia, Genética, Ecologia, Evolução etc.), com métodos e práticas particulares. Identificar o interesse dos pesquisadores das diversas ciências nos parece adequado, pois cada área carrega uma parcela de idiossincrasia, podendo considerar certos aspectos de NdC mais ou menos importantes. A exemplo (sic), citamos a diferenciação de leis e teorias, que pode fazer sentido para áreas como a Física, mas é discutível para a Biologia. Na mesma linha, é possível pensar no papel de destaque da experimentação para algumas áreas da Biologia e da Química. Entretanto, tais práticas não são as únicas contempladas como métodos da ciência. Há outras formas de produzir conhecimento científico, como os estudos de casos, presentes nas ciências naturais e sociais, e os estudos comparativos. Apesar disso, historicamente, certas práticas de sala de aula e muitos materiais didáticos de Biologia, por exemplo, reforçam uma visão distorcida da área, privilegiando a imagem de que ciência só se faz com experimentação. Pontuamos, então, que é necessário um maior investimento dos pesquisadores da área de ensino de Biologia para a investigação de concepções e aspectos de NdC, de forma a contribuir para a reflexão sobre as diferentes dimensões dos objetivos do ensino de ciências também no ensino de Biologia.

Fonte: AZEVEDO, N. H.; LOPES SCARPA, D. Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017.Adaptado.
A partir da aplicação de conhecimentos epistemologicamente adequados de Natureza da Ciência ao contexto do Texto 01, para a promoção de atividades biológicas adequadas, é necessária a implementação de aulas com: 
Alternativas
Q3127521 Pedagogia
Considere o Texto 01 para responder à questão.

Texto 01

O número reduzido de artigos de Natureza da Ciência (NdC) associados à área de Biologia merece atenção, sobretudo quando consideramos que a Biologia contempla uma variedade de ciências (Botânica, Zoologia, Fisiologia, Genética, Ecologia, Evolução etc.), com métodos e práticas particulares. Identificar o interesse dos pesquisadores das diversas ciências nos parece adequado, pois cada área carrega uma parcela de idiossincrasia, podendo considerar certos aspectos de NdC mais ou menos importantes. A exemplo (sic), citamos a diferenciação de leis e teorias, que pode fazer sentido para áreas como a Física, mas é discutível para a Biologia. Na mesma linha, é possível pensar no papel de destaque da experimentação para algumas áreas da Biologia e da Química. Entretanto, tais práticas não são as únicas contempladas como métodos da ciência. Há outras formas de produzir conhecimento científico, como os estudos de casos, presentes nas ciências naturais e sociais, e os estudos comparativos. Apesar disso, historicamente, certas práticas de sala de aula e muitos materiais didáticos de Biologia, por exemplo, reforçam uma visão distorcida da área, privilegiando a imagem de que ciência só se faz com experimentação. Pontuamos, então, que é necessário um maior investimento dos pesquisadores da área de ensino de Biologia para a investigação de concepções e aspectos de NdC, de forma a contribuir para a reflexão sobre as diferentes dimensões dos objetivos do ensino de ciências também no ensino de Biologia.

Fonte: AZEVEDO, N. H.; LOPES SCARPA, D. Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017.Adaptado.
A partir da aplicação de conhecimentos epistemologicamente adequados de Natureza da Ciência ao contexto do Texto 01, é CORRETO afirmar que docentes de Ciências devem promover: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: A
6: C
7: B
8: B
9: E
10: D
11: E
12: D
13: D
14: A
15: C