Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2008 para Auditor do Tesouro Municipal, Prova 1

Foram encontradas 65 questões

Q41827 Português
Assinale a opção em que os três termos remetem, por coesão textual, ao mesmo referente.
Alternativas
Q41828 Português
Assinale a opção que dá continuidade coerente e gramaticalmente correta ao texto.
Alternativas
Q41829 Português
Entende-se da argumentação do texto que
Alternativas
Q41830 Português
Analise os seguintes itens a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.

I. O uso da preposição a antes de "que"(l.2) é exigência das regras gramaticais que normatizam as relações sintáticas com o substantivo "acesso"(l .2).
II. O sinal de dois-pontos depois de "educacional" (l.5) introduz uma explicação; por isso poderia ser substituído por uma vírgula seguida de porque.
III. A coerência textual exige que, para manter a correção gramatical, seja usado futuro em "dependerá"(l.11), por causa do uso de pretérito em "escolheu"(l.12) e de futuro em "será"(l.12).
IV. Embora as regras de pontuação admitam a omissão das vírgulas que demarcam "assim"(l.13), sua não-ocorrência altera as relações de sentido entre "relatos"(l.13) e a informação anterior; "assim" qualifi caria "relatos", em vez de marcar a idéia da oração como conclusiva.

A quantidade de itens corretos é:
Alternativas
Q41831 Português
Assinale a opção correta a respeito das alterações propostas para o texto.

Imagem 003.jpg

Alternativas
Q41832 Português
Avalie os seguintes trechos, adaptados de VEJA ESPECIAL TECNOLOGIA, de agosto de 2007, quanto à coerência e correção gramatical, para depois assinalar a opção correta.

I. A palavra tecnologia sugere objetos. Coisas complexas e feitas de átomos. Locomotivas à vapor, telefones, computadores, substâncias químicas e chips de silício. Quando esse mundo de coisas começou a surgir, há séculos atrás encaramos o fenômeno como uma revolução material, embora todas as mudanças que traziam fossem, na verdade, causadas pelo desenvolvimento da capacidade de utilizar a energia de forma orientada.
II. Esses objetos perderam, recentemente parte de sua massa. Começamos a enxergar-lhes como ação. Hoje o termo tecnologia sugere softwares, engenharia genética, realidade virtual, banda larga, formas de vigilância e inteligência artifi cial. A tecnologia tornouse uma força. É um verbo, não mais um substantivo. Sua ação mostrou se tão forte que agora percebemos a tecnologia como um super-poder.
III. Na realidade, a tecnologia é matéria, é força e é muito mais. É tudo o que criamos: literatura, pintura, música. Bibliotecas são tecnologia, como também o são os registros contábeis, a legislação civil, os calendários, as instituições, todas as ciências, bem como o arado, as roupas, o sistema de saneamento, os exames médicos e o alfi nete de segurança. Tudo o que nossa inteligência produz pode ser considerado tecnologia.
Alternativas
Q41833 Português
Assinale a opção em que as duas alternativas apresentadas completam as lacunas do texto de maneira coerente e gramaticalmente correta.

Numa perspectiva processual, para fazer emergir o texto real, o falante deve ser capaz de controlar blocos de conhecimento ativados na memória através de mecanismos que ______(a)______expressões; desenvolvem, expandem, modifi cam e substituem elementos, _____(b)______novamente, tomam uma expressão como única, conhecida ou idêntica a outra, enfi m, contrabalançam a informatividade do texto, de modo ______(c)______pistas para que a continuidade e a textualidade se estabeleçam. Assim, a construção de um texto _____(d)_____da capacidade de usar os recursos disponíveis para construir um macroplano _____(e)______execução depende da construção do texto-base, por meio de sub-estratégias responsáveis pelo estabelecimento da coerência semântica, global e local.

(Adaptado de Maria Elias Soares, A aquisição da competência textual: estratégias para a instauração da coerência e da coesão em narrativas).
Alternativas
Q41834 Português
O primeiro fragmento de cada opção abaixo foi adaptado do texto Dos paradigmas da ciência ao conhecimento em construção, de Álvaro Kassab (www.inpe.br). Assinale a opção que apresenta, no segundo, uma reescrita gramaticalmente correta e fi el às idéias do texto original.
Alternativas
Q41835 Português
Assinale a opção que apresenta um parágrafo argumentativamente coerente e textualmente coeso para ser inserido no espaço (......) abaixo.

De 1950 a 1970, o Brasil passou de rural a urbano em função do incremento da população vivendo em cidades. Em poucos anos o país registrou percentual expressivo de residentes urbanos. Naqueles anos, três fatos marcaram a evolução populacional: o declínio da população rural, o aumento da população vivendo em metrópoles e a decisão de introduzir na gestão pública algum grau de planejamento urbano. Nesse período, as ações governamentais tendiam a maximizar os recursos para os serviços de uso comum. A meta era o planejamento compreensivo com visão abrangente dos aglomerados metropolitanos.

(......)

Mas o modelo pretendido pelas metrópoles esbarrou em inúmeros obstáculos e redundou em relativo fracasso. Algumas metrópoles tornaram-se atrativas aos migrantes excluídos de outras regiões. Com isso, sofreram o que se denominou de inchaço urbano.

(Adaptado de Aldo Paviani, Metrópoles brasileiras. Correio Braziliense, 21 de abril de 2008)
Alternativas
Q41836 Português
O trecho adaptado de Veja, 9 de abril, 2008, foi reescrito com diferentes estratégias de pontuação; assinale a opção em que todos os sinais de pontuação estão corretamente empregados.
Alternativas
Q41837 Direito Constitucional
Assinale a opção que indica um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil expressamente previsto na Constituição Federal que confere amparo constitucional a importantes programas do governo federal que se concretizam por meio da política nacional de assistência social integrando as esferas federal, estadual e municipal.
Alternativas
Q41838 Direito Constitucional
Assinale a opção correta acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
Alternativas
Q41839 Direito Constitucional
Assinale a opção correta acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
Alternativas
Q41840 Direito Constitucional
Assinale a opção correta relativa ao sistema tributário nacional.
Alternativas
Q41841 Direito Administrativo
Marque a opção incorreta, quanto aos Poderes Administrativos.
Alternativas
Q41842 Direito Administrativo
Quanto aos Atos Administrativos, analise os itens a seguir e marque a opção correta:

I. A imperatividade não existe em todos os atos administrativos, não se aplicando a atos enunciativos.
II. O objeto é o efeito jurídico imediato que o ato produz.
III. A fonte da discricionariedade é a própria lei: aquela só existe nos espaços deixados por esta.
IV. Os atos administrativos negociais contêm uma declaração de vontade da Administração apta a deferir certa faculdade ao particular, nas condições impostas pelo Poder Público.
V. A revogação do ato administrativo pode ser feita pelo Judiciário e pela Administração, quando o administrado praticar ato contrário à lei.

Alternativas
Q41843 Legislação Federal
Marque a opção correta, nos termos do disposto na Lei n. 4.717/65.
Alternativas
Q41844 Direito Administrativo
A teor do disposto na Lei n. 8.666/93, analise os itens a seguir e marque a opção correta.

I. Os contratos fi rmados com a Administração Pública são intuitu personae, não admitindo quaisquer espécie de subcontratação.
II. A licitação destina-se também a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade, entre outros princípios, com os princípios da razoabilidade e competitividade, expressamente previstos na Lei n. 8.666/93.
III. A Lei n. 8.666/93 prevê as seguintes modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão.
IV. Na modalidade concurso, o julgamento deve ser feito por comissão especial que detenha conhecimento especializado, não havendo necessidade de ser composta por servidores públicos.
Alternativas
Q41845 Direito Penal
À luz da doutrina e jurisprudência dos crimes praticados por servidores públicos contra a Administração Pública, julgue as afi rmações abaixo relativas a prevaricação, peculato e advocacia administrativa, no que se refere à classifi cação dos crimes funcionais em próprios e impróprios:

I. A prevaricação é crime funcional próprio.
II. O peculato é crime funcional impróprio.
III. A advocacia administrativa é crime funcional próprio.
IV. No crime funcional próprio, o delito só pode ser praticado por funcionário público, sob pena de atipicidade absoluta (o fato torna-se atípico).

Alternativas
Q41846 Direito Penal
Analise as assertivas abaixo a respeito da Lei n. 8.137/90, que trata dos crimes contra a Ordem Tributária, indicando a assertiva incorreta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: E
6: C
7: C
8: D
9: A
10: A
11: C
12: E
13: D
14: B
15: C
16: B
17: D
18: A
19: A
20: D