Questões de Concurso Público UFMS 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Assistente Social |
Q972426 Serviço Social
Para Iamamotto (2016), a possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício profissional, moldando o seu conteúdo e o modo de operá-lo, decorre da/o:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Assistente Social |
Q972427 Serviço Social

Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:


( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.

( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.

( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.

( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.

( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.


A sequência correta é:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Assistente Social |
Q972432 Serviço Social
No cenário que circunscreve o Estado Neoliberal, as políticas sociais são caracterizadas como paternalistas, geradoras de desequilíbrios e de custo excessivo para o Estado, agregando-se a isso uma forte campanha ideológica de que o serviço privado é a melhor alternativa frente ao fracasso dos serviços públicos. Diante disso, o corte de gastos sociais e a degradação dos serviços públicos é uma consequência intencional para as Políticas Sociais e levam a um processo de:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Assistente Social |
Q972437 Serviço Social

“O conjunto de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que se constituem como expressões da pós-modernidade interfere diretamente em diversas profissões, inclusive no serviço social, promovendo mudanças nos campos teórico, prático-operativo e político-organizativo" (SIMIONATTO, 2012).


A influência da pós-modernidade no Serviço Social brasileiro implica em algumas tendências para as ações profissionais, as quais estão descritas entre os itens abaixo:


I - Empirismo.

II - Pragmatismo.

III - Aprofundamento dos paradigmas crítico-totalizantes.

IV - Conservadorismo.

V - Fragmentação entre teoria e prática.

VI - Voluntarismo.

VII - Mediação.


Estão corretos os itens:

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: B