Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Técnico de Enfermagem - Revezamento
Foram encontradas 20 questões
A unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde é denominada Centro de Material e Esterilização - CME. Com relação a este tema, leia as afirmativas a seguir e marque aquela que julgar correta:
I - O CME Classe I é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde nãocríticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento.
II - O CME Classe II é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passíveis de processamento.
Com relação à assistência de enfermagem no processo de aleitamento materno, leia as afirmativas e marque com Verdadeiro ou Falso aquelas que são indicativos de técnica inadequada de amamentação.
( ) Bochechas do bebê encovadas a cada sucção.
( ) Mais aréola visível acima da boca do bebê.
( ) Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo.
( ) Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama.
( ) Dor na amamentação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A lei 8080/90, em suas disposições gerais, diz que “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.”. Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA quanto à descrição de deveres do Estado, conforme a Lei.
I - Consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
II - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
III - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
IV - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
IV - As ações que se destinam a garantir às pessoas
e à coletividade condições de bem-estar físico,
mental e social.
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 274 mil mulheres por ano (WHO, 2008a). Com base nestes dados é importante que o profissional de enfermagem informe e esclareça sobre ações preventivas que visem reduzir a exposição aos fatores de risco associados a esta patologia.
Leia as opções a seguir e marque a CORRETA com relação aos fatores de risco ao câncer de colo de útero, considerando V (verdadeiro) e F (falso):
( ) Infecção pelo vírus do Papiloma Humano - HPV.
( ) História de multiparidade.
( ) Não utilização de contraceptivos orais.
( ) Iniciação sexual tardia.
( ) Multiplicidade de parceiros sexuais.
Conforme a Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso: “é assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.”. Com relação ao direito à visita domiciliária, leia as afirmativas e marque a resposta CORRETA.
I - O idoso tem direito ao atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural.
II - É assegurado ao idoso enfermo o atendimento
domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional
do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de
saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado
ou conveniado, que integre o Sistema Único de
Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde
necessário ao exercício de seus direitos sociais e de
isenção tributária.
São atribuições do técnico de enfermagem, relativo ao atendimento à gestante de baixo risco, considere V (verdadeiro) e F (falso):
( ) Solicitar exames complementares, de acordo com o protocolo local de pré-natal.
( ) Realizar a consulta de pré-natal de gestação de baixo risco intercalada com a presença do(a) enfermeiro(a).
( ) Identificar situações de risco e vulnerabilidade e encaminhar a gestante para consulta de enfermagem ou médica, quando necessário.
( ) Orientar a gestante sobre a periodicidade das consultas e realizar busca ativa das gestantes faltosas.
( ) Realizar visitas domiciliares durante o período gestacional e puerperal, acompanhar o processo de aleitamento, orientar a mulher e seu companheiro sobre o planejamento familiar.
( ) Realizar testes rápidos.
Segundo o Ministério da Saúde, em relação ao cuidado da criança, é atribuição do técnico de enfermagem realizar a aferição da pressão arterial das crianças e encaminhar o resultado ao médico da equipe quando o exame estiver alterado. Com relação às técnicas para aferição da pressão arterial na criança, leia as afirmativas e assinale a resposta CORRETA, considere V (verdadeiro) e F (falso):
( ) O manguito de tamanho apropriado deve, obrigatoriamente, cobrir de 80% a 100% da circunferência do braço e ter largura correspondente a 40% da circunferência do braço no ponto médio entre o acrômio e o olécrano.
( ) A escolha do local do exame: deve ser calmo e com temperatura agradável, o que contribui para o relaxamento do paciente e o ideal é haver um descanso prévio de 5 a 10 minutos.
( ) A posição do paciente, lactentes ou em idade escolar, não interfere no resultado da aferição da pressão arterial.
( ) Não é necessário o esvaziamento da bexiga ou descanso prévio, em casos de pacientes agitados ou após pratica de exercícios físicos.
( ) Após aferição, registrar os valores da PA sistólica
e da diastólica, a posição da criança (sentada ou
deitada), seu estado (se está agitada, calma, etc.),
o tamanho do manguito, o braço em que foi feita a
medida e a frequência cardíaca.