Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaguapitã - PR 2024 para Professor
Foram encontradas 25 questões
( ) Estágio Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): durante este estágio, as crianças aprendem principalmente por meio dos sentidos e das ações motoras. Elas desenvolvem a noção de permanência do objeto, entendendo que os objetos continuam a existir mesmo quando estão fora de sua visão.
( ) Estágio Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): neste estágio, as crianças tornam-se capazes de realizar operações mentais simples e lógicas com relação a objetos tangíveis e a eventos concretos. Elas também desenvolvem a capacidade de entender princípios de conservação, reversibilidade e seriação.
( ) Estágio das Operações Concretas (dos 7 aos 11 anos): durante este estágio, as crianças começam a desenvolver habilidades de linguagem e a representar mentalmente objetos e eventos. No entanto, elas ainda tendem a ser egocêntricas, incapazes de ver as coisas a partir da perspectiva de outra pessoa.
( ) Estágio das Operações Formais (a partir dos 11 anos): durante este estágio, que persiste pela adolescência até a idade adulta, as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre conceitos abstratos e hipotéticos. Elas podem raciocinar sobre possibilidades futuras e considerar diferentes pontos de vista.
I – Jovens e adultos sem escolarização ou incompleta.
II – Habitantes de zonas rurais.
III – Indígenas e quilombolas.
IV – Adolescentes em regime de acolhimento ou internação.
V – Jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.
I – A alfabetização e o letramento.
II – O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, Gramática, Música e demais artes, Educação Física, assim como o aprendizado de Matemática, Ciência, Ensino Religioso, História e Geografia.
III – A continuidade da aprendizagem, considerando a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar, especialmente na transição do primeiro para o segundo ano e do segundo para o terceiro ano de escolaridade.
I – Estudo da História da África e dos Africanos.
II – A luta dos negros no Brasil.
III – A cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
IV – Estudo das culturas europeias e sua influência na sociedade negra brasileira.
I. Barreiras urbanísticas.
II. Barreiras arquitetônicas.
III. Barreiras nos transportes.
IV. Barreiras nas comunicações e na informação.
V. Barreiras atitudinais.
VI. Barreiras tecnológicas.
( ) As que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.
( ) As existentes nos edifícios públicos e privados.
( ) As existentes nos sistemas e meios de transportes.
( ) Atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
( ) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
( ) As existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.