Questões de Concurso Público FCRIA-AP 2018 para Educador Social - Arte Educador

Foram encontradas 5 questões

Q1388555 Educação Artística
De acordo com Phillipe Perrenoud uma avaliação a serviço da seleção seria a avaliação tradicionalmente associada à criação de hierarquias de excelência nas quais Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos. Por outro lado, uma avaliação a serviço da aprendizagem, também denominada de “avaliação formativa” possui como objetivo
Alternativas
Q1388560 Educação Artística
Em uma atividade de criação artística que se utiliza de ferramentas e técnicas da marcenaria, uma estudante pretende fazer um desenho em baixo relevo em uma placa de madeira. Antes precisa retirar dela alguns pregos e deixá-la plana para depois iniciar o trabalho de entalhe propriamente dito. Ela usará, nesta ordem, as seguintes ferramentas:
Alternativas
Q1388562 Educação Artística

De um ponto de vista mental, a colagem é uma atividade de análise e síntese, não somente uma função lógica, mas semelhante ao tipo do processo que se realiza na linguagem, transformando as palavras em letras e em sílabas cujo sentido desaparece no momento onde se encontram uma posição em uma nova composição, com um outro sentido.

(PAÏN; JARREAU, 2001, p.190)


Esse excerto propõe o uso da técnica de colagem como possibilidade para o trabalho no âmbito pedagógico na medida em que se relaciona ao processo de desenvolvimento

Alternativas
Q1388567 Educação Artística
O artista uruguaio Joaquim Torres Garcia desenvolveu, a partir do conceito de juguetes transformables, (jogos transformáveis) uma série de brinquedos de madeira, compostos por peças intercambiáveis, de modo que a criança poderia desmontá-las e voltar a montá-las como quisesse. Esse trabalho, em sua potência educativa, remete ao conteúdo:
Alternativas
Q1388568 Educação Artística

Observou-se que esse momento do processo é muito descontraído e propicia uma interação familiar como se fosse uma brincadeira onde as crianças experimentam, aprendem e descobrem as propriedades da argila. Conhecer a sequência inteira para realizar uma determinada forma depende de uma sucessão sutil de gestos, hábitos herdados e repetidos. A escola é um local onde também é transmitido o conhecimento das tradições dos Suruí. [...] Percebemos também neste caso que há um encontro de gerações. [...] E de fato, constatamos que todos os procedimentos para a fabricação destas cerâmicas, são extremamente elaborados e dirigidos especificamente para a obtenção de um resultado de alta qualidade funcional e estética.

(In: VIDAL, Jean-Jacques Armand. A Presença da Cerâmica nos Mitos e Ritos do Povo Paiter Suruí. UNESP)


De acordo com o texto acima, o que garante a precisão técnica da cerâmica do povo Paiter Suruí é

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: D
5: E