Questões de Concurso Público Prefeitura de Macapá - AP 2018 para Administrador Hospitalar

Foram encontradas 16 questões

Q930892 Enfermagem
São princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), definida em 2013:
Alternativas
Q930893 Enfermagem
A “longitudinalidade do cuidado” é um aspecto da atenção básica em saúde. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, conforme enunciado na Portaria nº 2.436/2017, ela é considerada
Alternativas
Q930894 Enfermagem
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, cuja finalidade é aprimorar o registro das ações desenvolvidas na atenção básica, contribuindo para melhorar a qualidade da gestão da informação e do atendimento no âmbito do SUS. Na UBS Perpétuo Socorro, houve uma semana de atividades na qual a enfermeira realizou diversas consultas de puericultura, uma reunião para resolução de questões administrativas da UBS, uma visita domiciliar e ações coletivas na escola da comunidade em conjunto com a equipe de saúde bucal. Neste cenário, para garantir o registro correto das informações, a enfermeira deve ter preenchido, respectivamente, as seguintes fichas do e-SUS:
Alternativas
Q930895 Enfermagem
A Carta de Ottawa é um dos marcos fundamentais da Promoção da Saúde no mundo. Ela define cinco eixos de ações estratégicas que devem orientar a estruturação do setor da saúde naqueles países que compreendem a saúde como um direito social. Assim sendo, é possível dizer que há uma relação direta entre as ações estratégicas e a responsabilidade de cada "ator social" (Estado, organizações, comunidades, indivíduos, dentre outros) no alcance dos propósitos da promoção. A correta associação entre a responsabilidade pela ação e o "ator social" está, respectivamente, em
Alternativas
Q930896 Enfermagem
O fragmento a seguir narra o depoimento de uma médica de uma UBS após um encontro assistencial com uma indígena da etnia Wajãpi.
Eu falei para ela que ela tinha que parar de fumar porque ela era diabética, hipertensa, e como ela fuma, aumenta muito a chance de ter um infarto. Eu falei para ela que ela não podia fumar [...]. Como médica é minha obrigação falar para as pessoas o que faz mal ou o que não faz mal para saúde. Ela disse que o “fumo” que ela usa é diferente: ‘Ah, mas é diferente do cigarro’. Aí ela falou também que nunca mais ia conseguir dormir porque ela ia parar de fazer as ‘obrigações’ dela. Os rituais deles, eles chamam de ‘obrigações’. Mas está escrito nos livros, se tem diabetes, hipertensão e ainda fuma o que for, tem que parar de fumar.
De acordo com o relato, e considerando os requisitos para uma abordagem familiar e comunitária, o encontro assistencial entre a usuária indígena e a médica apresenta problemas por conter
Alternativas
Q930899 Enfermagem
Uma prescrição muito comum, atualmente, é amoxicilina com clavulanato, que é uma medicação     
Alternativas
Q930900 Enfermagem
Sobre tratamento com insulina exógena, é correto afirmar que     
Alternativas
Q930902 Enfermagem
Na contemporaneidade, a gestão e o trabalho em saúde hospitalar devem considerar a concepção ampliada sobre o processo saúde-doença envolvendo as seguintes finalidades:
I. trabalho voltado a criar valor de uso para clientes ou usuários. II. trabalho para atender às necessidades subjetivas dos trabalhadores no que diz respeito à construção de significado pessoal e à noção de pertencimento e autoria ao trabalho. III. trabalho para contribuir para a reprodução social da organização (ex: profissionalização da gestão e projetos terapêuticos necessários ao bem-estar dos pacientes). IV. trabalho orientado para a individualidade e deseconomia dos projetos a serem desenvolvidos. V. trabalho voltado ao esforço individual eficiente e à adoção de uma antiga cultura institucional.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q930903 Enfermagem
Os hospitais são estabelecimentos de saúde com alta densidade tecnológica incorporada nos seus processos de trabalho. Na organização do SUS, os hospitais devem
Alternativas
Q930905 Enfermagem
A gestão da informação é fundamental em função dos diversos atendimentos que ocorrem nas organizações hospitalares. Para implantação de sistemas de informação em saúde, no âmbito hospitalar, é necessária a gestão
I. do fluxo de pacientes e registro eletrônico de saúde. II. do fluxo de pacientes e conexão entre os diversos atores que participam das atividades em saúde. III. da inovação do conhecimento e sistema de referência e contrarreferência.
Está correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q930906 Enfermagem
O centro cirúrgico deve ser compreendido como o “coração” de um hospital, por isso o planejamento inadequado deste setor pode levar a um hospital ineficiente. Os espaços e as características fundamentais que devem estar previsto(a)s no planejamento de um centro cirúrgico são:
Alternativas
Q930909 Enfermagem
No contexto contemporâneo, as organizações hospitalares se tornam cada vez mais complexas devido à peculiaridade dos serviços prestados e a necessidade de oferecerem à comunidade serviços de qualidade e com eficiência. Para enfrentar esses desafios, o controle interno é uma ferramenta importante no hospital contemporâneo e é dotado dos seguintes elementos gerenciais:
Alternativas
Q930912 Enfermagem
A estrutura organizacional formal de um hospital tem características próprias, obedecendo a certos princípios de hierarquia e divisão do trabalho. Contudo, alguns parâmetros universais podem indicar a necessidade de agrupamento de algumas funções a fim de assegurar uma estrutura organizacional lógica. É responsabilidade da Diretoria Administrativa:
Alternativas
Q930914 Enfermagem
Na lógica do modelo gerencialista, a análise de desempenho da organização hospitalar é fundamental para o repasse de incentivos financeiros no âmbito do SUS. O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) representa o índice que mede o desempenho de sistemas de saúde e apresenta um componente de atenção hospitalar que é composto por vários indicadores. Dentre eles, o indicador “Proporção de acesso hospitalar de residentes que foram à óbito por acidente”, pode ser verificado para os municípios abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise do desempenho (Nota) desse indicador, tem-se que:
I. O maior desempenho do acesso hospitalar de residentes que foram à óbito por acidente foi em Macapá. II. O resultado do acesso hospitalar dos dois municípios cumpriram com o parâmetro estabelecido. III . De acordo com o desempenho, Macapá receberá o maior repasse de incentivos financeiros no âmbito do SUS. IV. O resultado do acesso hospitalar no município de Oiapoque foi considerado suficiente em relação ao município de Macapá. V. O menor desempenho do acesso hospitalar de residentes que foram a óbito por acidente foi em Oiapoque.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q930916 Enfermagem
O desempenho da instituição hospitalar é diretamente proporcional ao desempenho do administrador que deve ter
Alternativas
Q930917 Enfermagem
Cada hospital, após implantar sua sistemática de controle e avaliação, deverá rever continuamente os componentes do planejamento estratégico e os indicadores globais de desempenho a serem avaliados, assim como a periodicidade de realização dessa avaliação. Nesse caso, a proposta de alguns autores, inspirados especialmente nas ideias de Donabedian (1980), sugerem os seguintes grupos de “indicadores de resultado” da atenção hospitalar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C
5: A
6: B
7: B
8: D
9: C
10: D
11: A
12: B
13: B
14: E
15: C
16: B