Questões de Concurso Público Prefeitura de Timóteo - MG 2022 para Professor II - História
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Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - No sistema escravista brasileiro os escravos eram considerados bens semoventes.
PORTANTO
II - A eles era negado agenciar seu lugar e condição: sem horas de lazer e sem constituição de família.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Tendo como referência o que defendem Schwarcz e Starling (2015), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a ascensão e a manutenção de Getúlio Vargas no poder, no segundo quartel do século XX.
( ) A Aliança Liberal designava a articulação das forças dissidentes, que apontavam para um programa de modernização do país, incorporando novos setores sociais na vida republicana e indicando a disposição desse grupo, uma vez no poder, de enfrentar a problemática dos direitos sociais.
( ) A política trabalhista varguista se apresentava em duas vertentes: a criação de leis de proteção ao trabalhador e a repressão a qualquer esforço de organização dos trabalhadores fora do controle do Estado.
( ) A nova Constituição de 1934 refletia os esforços modernizadores e democratizantes, promovendo a atividade industrial, garantindo ao trabalhador rural os mesmos direitos dos trabalhadores urbanos e incorporando mulheres e analfabetos ao processo eleitoral.
( ) A combinação entre censura, repressão e propaganda produziu uma tempestade ideológica que demonizou a atuação dos comunistas, infundiu o terror nas classes médias urbanas e consolidou um imaginário anticomunistas que acompanharia a história política do país.
( ) A mestiçagem como elogio e não como desvantagem, como marca da originalidade cultural do Brasil e não como atraso, foi uma importante forma de resistência popular à noção hegemônica de nacionalidade imposta pela ditadura estado-novista.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
TEXTO 1
Para Schwarcz; Starling (2015, p. 289), “exemplar é o projeto elaborado por Jean-Baptiste Debret, artista francês que havia chegado ao Brasil em 1816 junto com outros colegas, mas que, a essas alturas, tornara-se uma espécie de artista da corte. Não por acaso, esse pintor, que fora responsabilizado por criar boa parte das imagens oficiais do período de d. João VI, agora, em 1822, era indicado para realizar uma alegoria para o pano de boca cortinado disposto no teatro de corte, o São João, onde d. Pedro faria seu discurso de posse e em seguida assistiria a uma apresentação que celebrava a sua coroação como primeiro imperador do Brasil”.
TEXTO 2
DEBRET, Jean-Baptiste. Cortina do palco do Teatro Tribunal por ocasião da coroação de D. Pedro I, ca.1822. In: SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M., 2015, p. 713.
A esse respeito, avalie as afirmações que os estudantes produziram durante uma observação dirigida do documento histórico.
I - A tapeçaria remetia à arte europeia e as palmeiras funcionavam como símbolos de um império nos trópicos.
II - A barca amarrada está carregada de sacos de café e maços de cana-de-açúcar, ilustrando os principais produtos da economia brasileira.
III - A família negra composta por um menino e sua mãe, ambos portando instrumentos agrícolas, foi uma forma de denunciar a escravidão nos trópicos.
IV - O grupo de indígenas armados, ao fundo da tela, busca representar o apoio dos nativos ao novo Estado.
Está correto apenas o que se afirma em
Em uma sequência didática sobre o período histórico mencionado no Texto 1, a professora de história valeu-se, em um determinado momento da aula, do Texto 2.
TEXTO 1
Segundo Bittencourt (2011, p. 378-9), “nas aulas de História, músicas têm sido utilizadas com frequência como recurso didático (…). Dentre os gêneros musicais mais utilizados, destaca-se a música popular, em suas variantes de samba, forró e música sertaneja. Os regimes políticos ditatoriais têm sido, segundo vários dos relatos, abordados por intermédio de músicas, como no caso dos sambas na fase de Getúlio Vargas e da MPB no período militar.”
TEXTO 2
“Atenção ao dobrar uma esquina
Uma alegria, atenção menina
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão
Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão
É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte (...)”
Gal Costa, Divino, Maravilhoso, Rio de Janeiro: Phonogram/Philips, 1969.
Disco Sonoro, (4:20 minutos).
Qual foi o tema abordado em aula, a partir da análise
correta desse documento histórico?