Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2018 para Professor - Português
Foram encontradas 30 questões
1. O projeto diz respeito à concepção de escolas socialmente determinadas e referidas ao campo educativo. 2. O projeto serve de referência à ação exclusiva dos agentes que atuam na gestão e que intervêm no ato educativo. 3. O desenvolvimento do projeto implica a existência de um direcionamento e forte atuação da gestão escolar para descrever um documento orientador das práticas a serem desenvolvidas na escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Acesso, permanência e sucesso das crianças, adolescentes, jovens e adultos na escola. 2. Gestão democrática do sistema de ensino, ou seja, concepção e proposta de como lidar com as relações de poder que perpassam todas as instâncias e fóruns do sistema, desde a sala de aula, a direção da escola, os conselhos e o órgão central. 3. Qualidade de ensino, que requer uma proposta curricular, bem como todas as condições necessárias para a sua concretização: valorização dos profissionais, formação permanente, condições materiais de trabalho, entre outras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Domínio da leitura, da escrita e do cálculo. 2. Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 3. Desenvolvimento da capacidade de ensino, tendo em vista a aquisição de conhecimentos científicos e sua capacidade de transmissão. 4. Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A partir dessa descrição, é correto afirmar que esta prática pedagógica enquadra-se mais fortemente em qual concepção de educação?
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando concepções metodológicas e práticas do ensino de Português nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
( ) Considerando que o aluno da Educação de Jovens e Adultos vem com algum conhecimento já sistematizado, na alfabetização, é preciso encontrar metodologias que busquem corrigir traços arraigados que marcam a oralidade do aluno. Só assim a escrita poderá ser internalizada.
( ) A metodologia para o ensino da Língua Portuguesa tem o compromisso de anular experiências traumáticas com os processos de aprendizagem da leitura e da produção de textos.
( ) É importante que se criem situações nas aulas de Língua Portuguesa para que os alunos possam acompanhar exposições e palestras, atuar em debates, entrevistas e assembleias, por exemplo, gêneros em que os usos da linguagem apresentam registros diferentes daqueles usados em situações cotidianas, ou seja, gêneros fortemente marcados pela escrita.
( ) Ensinar os alunos a ampliar seu domínio da modalidade oral em instâncias públicas é, acima de tudo, ensiná-lo a fazer discurso próprio, “dizer de forma certa” (de acordo com o padrão culto), aprender a falar em público e a monitorar sua fala em função da reação da plateia.
( ) A prática da análise linguística é necessária e deve estar vinculada ao estudo da língua em sua modalidade oral ou escrita. Uma abordagem descritiva seria a indicada, já que tal abordagem rompe com absolutismos nesse campo de estudo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A necessária reorganização curricular da Educação de Jovens e Adultos parte da garantia de uma série de fundamentos. Dentre eles está “assegurar a equidade educativa”.
Assinale a alternativa que vá de encontro a esse fundamento.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as propostas para que o professor possa formar leitores na Educação de Jovens e Adultos.
( ) Para que os alunos leiam com fluidez, recomenda-se que leiam muito.
( ) Quantos aos romances, é apenas indicado que sejam lidos em voz alta pelo professor, devido à extensão dos textos. Cada dia um pouquinho!
( ) Convém que o professor seja aquele que escolhe os textos e o tipo de leitura.
( ) É preciso que o professor construa pontes entre textos de entretenimento e textos mais complexos.
( ) É necessária uma orientação progressiva e gradual para a passagem da leitura circunscrita à experiência do aluno para a leitura mais histórica.
( ) É importante que se busque uma leitura mais “espontânea”, ou seja, aquela que trata o texto como simples transposição do mundo natural, comum ao contexto do aluno.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Concepções de linguagem
1. como expressão do pensamento
2. como instrumento de comunicação
3. como processo de interação
Coluna 2 Definições
( ) A atividade mental é organizada pela expressão.
( ) A atividade mental organiza a expressão.
( ) A linguagem é social, histórica e coletiva.
( ) Surgiu como decorrência da necessidade de formação de mão de obra para atender à demanda do mercado de trabalho que se desenvolvia rapidamente no país.
( ) A língua deve ser estudada/aprendida partindo da análise das partes para a compreensão do todo.
( ) A língua é um ato social, envolvendo consequentemente pelo menos duas pessoas; é necessário que o código seja utilizado de maneira semelhante, preestabelecida, convencionada para que a comunicação aconteça.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise o texto abaixo:
“No ensino da língua, a linguagem deve ser vista como heterogênea, dinâmica e sócio historicamente constituída, determinada pelas situações de interação exigidas em cada época, valorizando a diversidade linguística constitutiva de uma língua natural.”
Assinale a alternativa em consonância com este texto:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre variações linguísticas.
( ) A mudança linguística não se restringe às diferenças entre as falas de diferentes gerações, mas também está condicionada a fatores linguísticos internos, como fatores: morfológico, sintático, lexical.
( ) A variação geográfica é caracterizada pela diferença na pronúncia, no léxico e também diferenças semânticas.
( ) Na variação sociocultural, deve-se considerar como variáveis: falante não escolarizado e falante escolarizado, para que se percebam os estados sucessivos da língua através dos tempos.
( ) É responsabilidade da escola proporcionar os diversos saberes linguísticos aos seus alunos.
( ) Na escola, é importante que o aluno, ao aprender novas formas linguísticas, particularmente a escrita e o padrão de oralidade mais formal, entenda que todas as variedades são legítimas e próprias da história e da cultura humana.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo, considerando “Linguagem, atividade discursiva e textualidade” de acordo com os Parâmetros Curriculares para o ensino do Português.
1. A linguagem realiza-se na interação verbal dos interlocutores e, assim, só pode ser compreendida quando se considera seu vínculo com a situação concreta de produção.
2. Produzindo linguagem, aprende-se linguagem.
3. As escolhas feitas ao dizer, ao produzir um discurso são aleatórias e podem ser inconscientes, já que decorrem do momento de sua realização.
4. Quando se organiza um discurso, parte-se do pressuposto que o interlocutor desconhece o assunto e que com ele tenha pouca familiaridade. Assim, a interação acontece de modo intencional e construtivo.
5. Em um processo de interlocução, as escolhas nem sempre ocorrem de forma deliberada. A escolha feita, por exemplo, com relação ao gênero no qual o discurso se realizará acontece durante o processo de sua produção e nem sempre de maneira consciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.