Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2019 para Professor - Anos Iniciais
Foram encontradas 3 questões
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as diretrizes avaliativas dos processos formativos de crianças, jovens e adultos que estão presentes na proposição do “Currículo em Ação” na Rede Municipal de Florianópolis.
( ) As avaliações devem subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos estudantes, criar condições de intervir de modo imediato e a mais longo prazo para sanar dificuldades. Mas não devem redirecionar o trabalho docente.
( ) As avaliações devem utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características do estudante.
( ) O processo avaliativo desconsidera a necessidade de tempos e espaços diversos para que os estudantes com menor rendimento tenham condições de serem devidamente atendidos ao longo do ano letivo.
( ) O processo avaliativo deve assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, apenas para os estudantes com frequência suficiente ao longo do ano letivo.
( ) As avaliações precisam fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do estudante sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
( ) O processo avaliativo necessita reconhecer o direito da família e do estudante de contestar os resultados da avaliação, inclusive em instâncias superiores, revendo procedimentos sempre que as reivindicações forem procedentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A articulação entre os Componentes Curriculares serve de ancoragem para a apropriação do conhecimento, preparando os estudantes para compreenderem e transformarem a si mesmos e aos outros, na interação social situada na cultura, entendendo esses estudantes como sujeitos íntegros e complexos, que não podem ser compreendidos de forma compartimentada.
Sob essa perspectiva, a dialogia entre os Componentes Curriculares é concebida como guia de ação educativa, sob a lógica da articulação entre: