Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2022 para Professor de Educação Especial

Foram encontradas 7 questões

Q2027099 Pedagogia
Com relação às diversas teorias que estudam aspectos relacionados ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, considere o seguinte pressuposto:
“O ingresso na escola permite à criança sair dos limites do período infantil de sua vida, ocupar uma nova posição na vida e passar ao desempenho da atividade de estudo, socialmente significativa, que lhe oferece um rico material para satisfazer seus interesses cognoscitivos. Estes interesses atuam como premissas psicológicas para que na criança surja a necessidade de assimilar conhecimentos teóricos”.

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que defende esse pressuposto.
Alternativas
Q2027100 Pedagogia
Ao se debruçar para melhor compreender como ocorre o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, Vigotski apresenta a problemática envolvendo os conceitos:
Alternativas
Q2046318 Pedagogia
Estudos no campo educacional sinalizam que a transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método: 
Alternativas
Q2046322 Pedagogia

As Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, ao tratar a respeito dos sujeitos e seus diferentes percursos formativos: a criança, o jovem, o adulto e o idoso destacam que:


1. A infância é um momento da vida demarcado por condições estruturais, sociais e históricas, como de classe, gênero, religião, cultura. É um grupo social constituído por crianças, que assim como os adultos vivem sob os condicionantes sociais e têm suas vidas marcadas por estes; demarca-se pela heterogeneidade como sua característica central, rompendo com visões românticas de que a infância é um tempo bonito e bom para todos.


2. Os jovens são concebidos enquanto sujeitos que atuam sobre a sociedade e se posicionam a partir das ideias propagadas a seu respeito. Nessa perspectiva o estudante é concebido enquanto ser humano que estabelece relações sociais para além da instituição, que tem saberes, experiências que lhe permitem atribuir sentido aos conhecimentos científicos trabalhados pela escola, ou seja, ambas as dimensões são fundamentais para a ampliação do repertório de conhecimentos dos jovens e para a constituição das suas trajetórias pessoais.


3. Embora a EJA seja uma instância para saldar uma dívida social com os cidadãos que não estudaram na idade própria, deve-se ter atenção para não inverter o sentido da sua existência: trata-se de um direito desses cidadãos e não uma tutela. Portanto, os sujeitos que frequentam a EJA devem ser vistos a partir das suas singularidades, cada qual com uma trajetória de vida específica, com experiências e saberes que precisam ser reconhecidos e considerados.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Alternativas
Q2046325 Pedagogia

A Lei Brasileira de Inclusão 13.146/201, no artigo 53, afirma que a acessibilidade é o direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.


Desse modo, de acordo com a Lei brasileira de Inclusão, no que se refere à acessibilidade, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: B