Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraíso do Tocantins - TO 2023 para Nutricionista

Foram encontradas 14 questões

Q2430225 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação à higienização dos alimentos.

Alternativas
Q2430226 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação à técnica dietética aplicada à seleção, conservação, pré-preparo e preparo dos alimentos.

Alternativas
Q2430227 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação às características de estabilidade dos nutrientes quando expostos às técnicas de pré-preparo, preparo e cocção dos alimentos.

1. A vitamina C é instável ao calor, ao ar, à oxidação não enzimática e à lixiviação.

2. Por ser insolúvel em água, a Niacina não é susceptível a perdas por lixiviação.

3. Os lipídios, os carboidratos e as proteínas não sofrem comprometimento de valor nutricional quando expostos ao calor.

4. A vitamina A e a vitamina D são vitaminas lipossolúveis que não sofrem alterações quando expostas à luz ou ao oxigênio.

5. Os minerais apresentam relativa estabilidade ao aquecimento, sendo mais susceptíveis à perda por lixiviação, quando o conteúdo celular de alimentos de origem animal ou vegetal é exposto à água.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430228 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação aos nutrientes.

Alternativas
Q2430229 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo considerando as recomendações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020.


1. O papel da vitamina D no controle da pressão arterial está bem estabelecido. Portanto, para indivíduos com Hipertensão Arterial em estágio I, recomenda-se a suplementação diária de 2.000 UI de vitamina D.

2. O consumo de sódio deve ser restrito a 2 g/dia, com substituição de cloreto de sódio por cloreto de potássio, se não existirem restrições.

3. O peso corporal deve ser controlado para a manutenção de IMC < 25 kg/m2.

4. A dieta tipo DASH e semelhantes deve ser prescrita. Para tanto, deve-se restringir a ingestão de laticínios a uma porção por dia.

5. A ingestão de uma dieta rica em potássio (3,5 a 5g/dia) é uma intervenção recomendada para a prevenção da hipertensão arterial, pois tem potencial para reduzir a pressão arterial.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430230 Nutrição

Assinale a alternativa correta considerando a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento.

Alternativas
Q2430231 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação à “Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS”.

Alternativas
Q2430232 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação à classificação do estado nutricional de crianças.


1. Na classificação do estado nutricional em escore Z, quando o indicador de peso/idade (P/I) de uma criança encontra-se entre –1,1 a –2Z, é correto afirmar que a criança está moderadamente desnutrida.

2. O indicador estatura/idade (E/I) detecta o déficit de crescimento linear que ocorre geralmente por agravos nutricionais de longa duração. Quando a criança perde em altura, pode-se dizer que se trata de distúrbio nutricional antigo ou crônico.

3. O indicador peso/estatura (P/E) expressa a relação da massa corpórea para a estatura, a harmonia das dimensões. Deve ser utilizado para crianças a partir de cinco anos de idade.

4. Atualmente, considera-se a existência de três formas de desnutrição, segundo a classificação antropométrica: baixa estatura ou nanismo nutricional (E/I < –2DP); emagrecimento (P/E < –2DP e IMC/idade < –2DP); e baixo P/I (P/I < –2DP).

5. Na classificação do estado nutricional em escore Z, quando o indicador de peso/estatura (P/E) de uma criança encontra-se entre –1,1 a –2Z, é correto afirmar que a criança está com desnutrição leve.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430233 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação à avaliação nutricional de gestantes, considerando as recomendações do Ministério da Saúde.

Alternativas
Q2430234 Nutrição

Sobre os índices antropométricos e demais parâmetros adotados pela Vigilância Nutricional, é correto afirmar:

Alternativas
Q2430235 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação à seleção e classificação das fórmulas infantis.


1. As fórmulas oligoméricas são compostas de macronutrientes hidrolisados e necessitam de função intestinal completa para que possam ser absorvidas.

2. Nas fórmulas oligoméricas, as proteínas são hidrolisadas em pequenos peptídeos, como a lactoalbumina ou caseína; as fontes de carboidratos são os oligossacarídeos e as fontes de lipídios são, habitualmente, o TCM e os óleos vegetais.

3. Nas fórmulas poliméricas, as proteínas, os carboidratos e os lipídios estão intactos. Normalmente, a osmolaridade dessas fórmulas é menor do que a das fórmulas oligoméricas e monoméricas.

4. Considerando a adequada composição que apresentam, as fórmulas infantis são consideradas mais adequadas do que o leite materno, para crianças prematuras.

5. As fórmulas monoméricas são consideradas as fórmulas padrão. Devem ser as primeiras a serem ofertadas para todas as crianças que iniciam a alimentação por fórmulas, pois são mais bem digeridas e absorvidas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430236 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


1. Os cardápios devem ser adaptados para atender aos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.

2. Estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação devem receber a alimentação escolar no período de escolarização e, no mínimo, uma refeição no contraturno, quando em AEE, de modo a atender às necessidades nutricionais, conforme suas especificidades.

3. Os cardápios devem atender às especificidades culturais das comunidades indígenas e/ou quilombolas.

4. Em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial, os cardápios devem ofertar, obrigatoriamente, no mínimo 280g/estudantes/semana de frutas in natura, legumes e verduras.

5. É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de vitamina A pelo menos 3 dias por semana nos cardápios escolares.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430237 Nutrição

Em relação às boas práticas para serviços de alimentação, considerando a Resolução RDC nº 216 de 2004, analise as afirmativas abaixo sobre técnicas de higienização da área física, equipamentos e utensílios.

1. As caixas de gordura devem ser limpas bimestralmente, por funcionários comprovadamente capacitados.

2. A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho.

3. Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos.

4. Substâncias odorizantes e/ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.

5. As operações de limpeza e, se for o caso, de desinfecção das instalações e equipamentos, quando não forem realizadas rotineiramente, devem ser registradas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430238 Nutrição

São recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes para a terapia nutricional no Pré-Diabetes (pré-DM) e no Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2):


1. Em pessoas com pré-DM e sobrepeso ou obesidade, é recomendada a restrição calórica, associada à prática de atividade física para a perda de peso e redução do risco de desenvolver DM2.

2. A ingestão de 25-30 gramas de fibra ao dia é recomendada para pessoas com pré-DM por estar associada a menos risco de desenvolver DM2.

3. O uso de edulcorantes não nutritivos, visando ao controle glicêmico, é recomendado tanto no pré-DM, quanto no DM2.

4. Em pessoas com DM2, com função renal preservada, recomenda-se que o consumo de proteínas perfaça entre 20 e 25 % do valor energético total diário.

5. A utilização do índice glicêmico e da carga glicêmica é uma estratégia muito bem consolidada no controle glicêmico. Deve ser prioritária na decisão da prescrição de carboidratos


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: D
6: B
7: A
8: D
9: B
10: A
11: C
12: E
13: D
14: C