Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Pedagogo
Foram encontradas 34 questões
Avalie, com base na Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, se o ensino será ministrado, entre outros, nos seguintes princípios:
I. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
II. Valorização do profissional da educação escolar.
III. Valorização da experiência extraescolar.
IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.
Estão corretos:
Com base no Art. 3º da Lei 0949/2005, avalie se a carreira dos profissionais da educação básica da Rede Pública Estadual de Ensino objetiva:
I. A profissionalização e valorização do servidor.
II. A melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços de educação prestados ao conjunto da população do Estado do Amapá.
III. A fixação de padrões e critérios de desenvolvimento funcional para as carreiras que compõem o Quadro de Pessoal dos Profissionais da Educação Básica Pública, de modo a reconhecer a qualificação profissional.
IV. A implementação de política de pessoal, com vistas a promover o desempenho profissional, a motivação, a qualidade da educação, a eficiência, e a valorização do servidor pelo tempo de serviço.
V. O comprometimento do profissional da Educação Básica Pública.
Estão corretos os itens:
Emília Ferreiro, baseada na concepção denominada Epistemologia Genética, defendida por Jean Piaget, apresentou várias constatações do ponto de vista construtivista sobre a escrita infantil.
Ponderando sobre suas pesquisas, não é correto afirmar que
Para alguns, a cultura escolar é idêntica à cultura da família, enquanto, para outros, representa uma aculturação. Essa é uma afirmação que encontramos no texto “Os Herdeiros”, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron.
Em relação a essa questão de serem os integrantes da elite social os que herdam as vagas em instituições de ensino mais prestigiadas, mantendo assim a divisão de classes, assinale a afirmativa incorreta.
Leia com atenção o seguinte trecho:
“[...] pedagogias que dialogam com os antecedentes crítico-políticos, ao mesmo tempo em que partem das lutas e práxis [...]. Pedagogias que [...] enfrentam o mito racista que inaugura a modernidade [...] e o monólogo da razão ocidental; pedagogias que se esforcem por transgredir, deslocar e incidir na negação ontológica, epistêmica e cosmogônica-espiritual que foi, e é, estratégia, fim e resultado do poder [...]”
(WALSH, 2009, p. 27)
Assinale a opção que identifica corretamente a tendência pedagógica abordada pela autora.
Quando se adota uma visão geral sobre a obra de Anísio Teixeira e sua trajetória profissional, é comum se reconhecer ter ele deixado marcas não apenas como pensador e político da educação, mas também como administrador. Tendo ele vivenciado os múltiplos problemas levantados pela realidade do ensino e da administração pública, além de produzir reflexões, definir posições, propor e construir modelos para a organização do sistema educacional brasileiro dos anos 1920 aos 1960, é relativamente fácil distinguir a permanente atualidade dos grandes temas com os quais Anísio se empenhou. Tais propostas estão presentes no livro “Educação não é privilégio”, defendidas como pressupostos de democracia.
Assinale a afirmativa que resume, de forma mais completa, as principais defesas de Anísio Teixeira.
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”
(ARROYO, 2011, p.345)
Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de
Em 20 de novembro, celebramos o “Dia da Consciência Negra”, importante conquista do Movimento Negro. Da mesma forma, a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, é fruto da luta antirracista pelo reconhecimento do protagonismo dos povos africanos e suas(seus) descendentes na formação de nosso país.
De acordo com a referida lei, o sentido mais amplo do trabalho com o contexto histórico e cultural afro-brasileiro no currículo é
Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.
Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.
O “Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental” contém a seguinte afirmação: “Este currículo, enquanto documento originário da Base Nacional Comum Curricular, é orientado pelo princípio da equidade. Portanto, o planejamento pedagógico deve considerar, dentre seus objetivos, o combate à desigualdade escolar, o que pressupõe o reconhecimento de que grupos diferentes possuem necessidades diferentes”(p.22). Logo a seguir, são elencadas as modalidades de ensino.
Assinale a opção que contém apenas as modalidades listadas no referido documento.
A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos internos da escola e nos externos a ela. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente ressignificar o papel da avaliação e a sua função social.
Com base nessa informação, assinale a opção que não se enquadra no papel atribuído à avaliação na atualidade.
A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo de sua trajetória escolar, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem.
A opção que se relaciona corretamente à função desse tipo de avaliação é
Uma professora de Educação Básica planeja e acompanha sistematicamente o processo evolutivo de seus alunos nas atividades em sala de aula e considera os erros como pontes para novos saberes. Ela realiza observações e propõe exercícios, no sentido de ajudar os estudantes a aperfeiçoarem suas aprendizagens e reverem os seus equívocos.
Essa intervenção é caracterizada como uma avaliação
Os estudos de cunho piagetiano apresentam uma perspectiva de trabalho pedagógico muito diferente da tradicional: sai o “instrucionismo” e entram em seu lugar situações educativas que privilegiam desafios cognitivos.
Para exercer uma prática na perspectiva mediadora construtivista, o desafio está em propor atividades
A “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) é um documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino de todo o Brasil e o Referencial Curricular Amapaense é o documento elaborado pelo estado que traduz as normas da BNCC para a realidade local. Considerando que as unidades escolares se diferenciam entre si, em necessidades e princípios específicos, e que a região em que cada escola se situa possui peculiaridades que devem ser contempladas em sua proposta, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.
Para que isso se concretize, é imprescindível que o PPP seja elaborado
Segundo Dainez, Smolka e Souza (2022, p.2), “Após um longo período de ditadura cívico-militar (1964-1985), na luta por um Estado democrático, destaca-se a efetiva participação do movimento das pessoas com deficiência na elaboração e no lançamento da Constituição Cidadã de 1988 (BRASIL, 1988). Na Constituinte, em meio a muitos embates, uma conquista importante foi a mudança do modelo assistencialista para o paradigma dos direitos humanos. Ou seja, de um modelo sedimentado em estratégias caritativas, que objetivavam suprir as necessidades, reiterando a dependência e a tutela, para uma perspectiva de política pública em que as pessoas com deficiência passassem a ser concebidas como sujeitos de direitos”.
(SIEMS-MARCONDES; CAIADO, 2013).
As opções apresentam princípios para as políticas e as práticas de educação inclusiva atuais, à exceção de uma. Assinale-a.