Questões de Concurso Público TCE-TO 2022 para Assistente de Controle Externo

Foram encontradas 70 questões

Q1976538 Português
“A expressão santo do pau oco, que designa o sujeito dissimulado, fingido, surgiu em Minas Gerais nos tempos do Brasil colonial.” Nessa frase, o autor usou dois adjetivos sinônimos em seguida – dissimulado, fingido – talvez com a finalidade de tornar o texto mais claro, pois o primeiro adjetivo é de uso mais raro. Essa mesma estratégia foi usada na seguinte frase: 
Alternativas
Q1976539 Português
Os adjetivos são empregados para dar características, estados, qualidades ou informações sobre substantivos; entre as opções abaixo, aquela cujo adjetivo indica uma característica do substantivo por ele determinado, é: 
Alternativas
Q1976540 Português
“No Brasil daquela época – século XVIII –, auge da mineração, eram elevadíssimos os impostos cobrados pelo rei de Portugal, nosso avozinho, tão bonzinho...” Nesse segmento de um texto histórico, há a utilização de formas diminutivas; a opção abaixo em que o diminutivo foi empregado com a mesma finalidade, é:
Alternativas
Q1976541 Português
Ironia é uma figura de pensamento em que a palavra empregada significa exatamente o oposto do que normalmente significa; a opção abaixo que exemplifica uma ironia, é:
Alternativas
Q1976542 Português
Notamos, como usuários da língua portuguesa, que alguns vocábulos podem ser usados com hífen ou sem hífen, com diferentes significados.
A opção abaixo em que o vocábulo destacado só pode ser escrito sem hífen, é:
Alternativas
Q1976543 Português
A frase abaixo em que NÃO ocorre nenhuma forma de superlativo de um adjetivo, é:
Alternativas
Q1976544 Português
Os pronomes demonstrativos mostram empregos bem definidos em língua portuguesa; a opção abaixo em que o emprego do demonstrativo está adequado, é:
Alternativas
Q1976545 Português
“Trigo, petróleo e fertilizante são produtos exportados pelos países em guerra.” Nessa frase, o termo “produtos” é de valor geral, referindo-se a “trigo, petróleo e fertilizante”; a frase abaixo em que a mesma estratégia acontece, é:
Alternativas
Q1976546 Português
Muitas frases são estruturadas com base em antíteses, ou seja, com a presença de palavras de sentidos opostos. A frase abaixo, retirada de um dicionário de citações, que mostra uma antítese, é:
Alternativas
Q1976547 Português
Observe o segmento textual a seguir.
RADAR: Esse aparelho, que baseia seu funcionamento na reflexão de ondas hertzianas, toma seu nome das iniciais das palavras inglesas radio detection and ranging, equivalentes a “detecção e localização por rádio”.
Esse segmento textual deve ser classificado como: 
Alternativas
Q1976548 Português
Os textos informativos preocupam-se em dar credibilidade ao que informam, atribuindo o valor de certeza ao que veiculam.
Em algumas frases, no entanto, utilizam-se palavras ou expressões que atenuam essa certeza; a única frase abaixo em que NÃO ocorre nenhum tipo de atenuação, é:
Alternativas
Q1976549 Português
Observe o texto a seguir.
BISTROT: Quando os russos invadiram Paris depois da queda de Napoleão I em 1815, utilizavam o vocábulo veestra, equivalente a “rápido”, para exigir atenção imediata nos restaurantes. A corrupção do termo deu origem a bistrot, aplicado daí em diante para identificar estabelecimentos que ofereciam comida barata e rápida. [Essa palavra, que outros relacionam com Bistouille, nome de um vinho ordinário muito popular nessas casas de comidas, foi adotada por grande quantidade de idiomas como sinônimo de restaurante.]
Nesse segmento, o trecho entre colchetes:
Alternativas
Q1976550 Português
Na apresentação de um número de uma revista, o diretor inicia o texto da seguinte forma: “Qual é a verdadeira extensão da vida humana? Estaremos caminhando para uma vida sem limites?”. Sobre essas perguntas, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1976551 Português
“Estaremos caminhando para uma vida sem limites?”; a locução “sem limites” equivale ao adjetivo “ilimitada”. A locução abaixo que corresponde semanticamente ao adjetivo dado, é: 
Alternativas
Q1976552 Português
Tecnologia é palavra que tem, em sua formação, o radical grego -logia (“estudo”); a opção abaixo que indica corretamente o campo de estudo do vocábulo formado com esse mesmo radical, é: 
Alternativas
Q1976553 Direito Administrativo
Pedro, servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo no Estado do Tocantins, sofreu um acidente no exercício de suas funções. Por tal razão, foi investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação em sua capacidade física, o que foi verificado em inspeção médica. Nesse caso, preenchidos os requisitos determinados em lei, trata-se da aplicação do instituto da:
Alternativas
Q1976554 Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
José é servidor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Em sua atuação, mostra-se, de modo deliberado, totalmente intransigente perante a chefia imediata e os seus colegas, rechaçando qualquer posicionamento ou ideia divergente. Além de rechaçar, tem o hábito de atribuir alcunhas pejorativas a tudo aquilo que divirja do seu entendimento. Inconformada com esse estado de coisas, Ana, colega de José, buscou verificar se o referido comportamento estava em harmonia com os deveres fundamentais do servidor público, previstos no Código de Ética dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, tendo concluído, corretamente, que ele: 
Alternativas
Q1976555 Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Maria, ordenadora de despesas no Município Beta, situado no Estado do Tocantins, praticou ato que resultou em dano ao erário devidamente quantificado. Por tal razão, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins decidiu adotar a ação necessária, em caráter de urgência, para apurar a responsabilidade de Maria. A referida ação é a:
Alternativas
Q1976556 Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
O Município Alfa, situado no Estado do Tocantins, realizou concurso público para o provimento de diversos cargos. Ao final do certame e da correlata posse dos aprovados, o prefeito do Município questionou sua assessoria a respeito do alcance da fiscalização passível de ser realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. A assessoria respondeu, corretamente, que essa admissão de pessoal:
Alternativas
Q1976557 Direito Constitucional
João, estudante do direito constitucional, realizou alentada análise da Constituição do Estado do Tocantins, mais especificamente a respeito da sua relação com a Constituição da República de 1988. A análise decorreu da afirmação de um colega, no sentido de que seria dissonante da Constituição da República de 1988, portanto, inválida, uma norma inserida na Constituição tocantinense que afastasse, em qualquer hipótese, a participação popular na eleição do governador do Estado. João concluiu, corretamente, que a referida invalidade: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: E
6: C
7: A
8: B
9: D
10: C
11: E
12: C
13: C
14: D
15: D
16: D
17: A
18: E
19: A
20: D