Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
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Com base nessa reflexão sociológica, analise as afirmativas a seguir sobre políticas de identidade na era da “modernidade líquida”.
I. Políticas de identidade são um tipo de agência importante para “minorias numéricas”, como indígenas, pessoas com deficiência e grupos LGBTI+, e também para “maiorias minorizadas na representação”, como mulheres e pessoas negras no Brasil, por exemplo. II. Políticas de identidade geram sentimentos de pertencimento pautados em realidades ontológicas, seja de caráter étnico, linguístico ou de origem nacional, entre outros. III. Políticas de identidade funcionam como âncoras sociais, em relação a situações políticas expressas em termos de raça, gênero, país, família, classe ou local de nascimento, visando o a pluralidade de direitos e a reparação de diferenças.
Está correto o que se afirma em
Com essa transformação de sentido, o termo começou a ser usado no sintagma “teoria queer” para indicar
Adaptado de HARVEY, David. A liberdade da cidade, GEOUSP Espaço e Tempo (v. 13, n. 2, 2009, p. 9.
Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito de pensar a cidade como um direito.
I. O direito à cidade deve ultrapassar o direito ao acesso do que já está disponível, permitindo transformar a cidade em algo que esteja de acordo com os interesses de seus cidadãos. II. O direito à cidade se expressa em duas demandas recorrentes na metrópole paulistana: a ocupação democrática dos espaços urbanos e o fortalecimento da cultura de participação política. III. O direito à cidade opera como um conceito aglutinador, na medida em que alinha uma série de outras políticas de inclusão, participação e uso dos espaços públicos urbanos.
Está correto o que se afirma em
No centro da imagem, Anísio Teixeira (de óculos) e Monteiro Lobato (à sua esquerda), nos Estados Unidos, na década de 1920.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente esse diálogo entre a filosofia pragmática norte-americana e a orientação do sistema educacional brasileiro, proposta por representantes do pensamento social brasileiro.