Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2024 para PEB III - História
Foram encontradas 18 questões
Conforme a LDB nº 9394/1996 e as Leis nº 10.639 e nº 11.645 é correto afirmar que
Considerando os documentos citados, é correto afirmar que
Conforme o PNEDH é correto afirmar que
Conforme determina o PNE é correto afirmar que
Os resultados dos estudos mencionados acima indicam
Educação e democracia são práticas indissociáveis por diversas razões fundamentais. A situação acima enfoca especificamente o desenvolvimento
Identifique a opção que não contribui para a realização efetiva da inclusão nesses termos.
Na situação acima, a professora poderia cumprir o seu intento ao adotar a ideia de
Nesse processo, a acomodação ocorre quando
Este conceito permitiu a percepção
Assinale a opção que define corretamente a didática.
Na situação acima, a atitude da professora gerou efeitos indesejados. Assinale a opção que descreve corretamente o ocorrido.
I. Ações para a integração escola-comunidade, projetos sociais e parcerias com organizações locais.
II. Projetos relativos à inclusão, educação ambiental e sustentabilidade e fomento à prática da leitura.
III. Organização da estrutura organizacional, administração de recursos e ações de desenvolvimento profissional.
Está correto o que se apresenta em
As opções abaixo apresentam os princípios da EDH segundo as DCN, à exceção de uma. Assinale-a.
A proposta pedagógica do autor implica em romper com visões históricas fundadas na
O ensino de História vem sendo impactado pela presença da cultura digital. A filogenia digital oferece possibilidades de diálogos com as práticas historiadoras no âmbito da academia e do ensino básico, uma vez que
Documento 2: Observe o cartaz alusivo ao filme Independência ou Morte, dirigido por Carlos Coimbra, e lançado em 1972, em plena vigência da ditadura civil-militar

Um professor de História seleciona os dois documentos para a elaboração de um plano de aula sobre a independência do Brasil. Na justificativa, o professor argumenta que pretende tratar o filme como
Stéphen Rostain, autor do estudo, já havia identificado estruturas na região há mais de duas décadas. “Eu não tinha certeza de como tudo se encaixava”, disse Rostain. Agora, no artigo publicado na revista Science, ele descreve o que parece ser a civilização amazônica complexa mais antiga.
Os assentamentos eram ocupados pelo povo Upano, entre 500 a.C. a 600 d.C. Dessa forma, essa civilização indígena existia no mesmo período que o Império Romano, na Europa.
Em geral, os pesquisadores encontraram estruturas cerimoniais, residências, estradas e também campos agrícolas com canais de drenagem. Mas elas não eram feitas de pedras, como aquelas de outras civilizações complexas – maias e astecas, por exemplo.
De acordo com especialistas, essa sociedade indígena construía com barro. Então, para erguer construções tão complexas, foi necessário um sistema de trabalho organizado. “Era um vale perdido de cidades. É incrível.”, disse Rostain.
Isso indica que na região havia uma ocupação muito densa e uma sociedade extremamente complexa. Embora seja difícil estimar a população, os cientistas acreditam que o local abrigava algo entre 10 mil e 30 mil pessoas – um número semelhante à quantidade de habitantes da cidade de Londres durante a era romana. Enquanto muitas pessoas pensam que a Amazônia abriga apenas grupos pequenos e isolados de pessoas, os resultados da nova pesquisa demonstram que a região também abrigava sociedades elaboradas.
“Sempre houve uma incrível diversidade de pessoas e assentamentos na Amazônia, não apenas uma maneira de viver. Estamos apenas aprendendo mais sobre eles”, disse Rostain.”

Ao propor usar a reportagem em uma turma de ensino fundamental II, o professor de história tem como objetivo