Questões de Concurso Público SESI-PA 2012 para Professor - Artes Visuais

Foram encontradas 6 questões

Q490656 Artes Visuais
O professor Joaquim apresentou a imagem abaixo, da obra “Cabeças cortadas”, de Théodore Géricault, para a sua turma de jovens e adultos.

                        imagem-003.jpg

Acerca dessa obra e do artista, avalie as seguintes afirmativas.

1. As cabeças decepadas causam estranhamento no leitor da obra de arte, e apresentam individualidades, expressas por meio de uma retórica característica do realismo social.
2. Géricault nasceu na Rússia, em 1791. O artista dizia que: “Sem ousadia, extrema ousadia, não há beleza”.
3. O realismo social foi um movimento artístico que sofreu forte influência do pensamento artístico e filosófico da antiguidade clássica, daí sua ênfase ao belo e ideal.
4. A imagem possui um evidente naturalismo, em que o artista apresenta fortes emoções. Na leitura dessa obra, o professor deve valorizar as primeiras impressões, que mesmo contraditórias, poderão motivar pesquisas e descobertas enriquecedoras para os alunos.

O correto está em:
Alternativas
Q490659 Artes Visuais
No final do século XIX, a insatisfação de van Gogh e Gauguin diante dos males espirituais da civilização ocidental era um sentimento largamente partilhado. Havia uma preocupação consciente acerca da decadência e da corrupção que grassava pelos meios artísticos e literários. No entanto, e de certa maneira paradoxalmente, esta mesma consciência mostrou ser uma fonte de vigor. Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901), fisicamente um anão disforme, foi um artista muito talentoso, o mais notável exemplo desse espírito, levou uma vida libertina pelos locais noturnos de Paris e morreu de alcoolismo.

                                                                  JANSON, H. W. História Geral da Arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 3.

Considerando a imagem abaixo, da obra “No Moulin Rouge” (1892), o correto está em:

                        imagem-002.jpg
Alternativas
Q490661 Artes Visuais
Sobre a linguagem audiovisual, avalie as seguintes afirmativas.

1- Os sistemas de produção de imagem e de som têm uma relação de independência entre si, e mesmo quando são postos juntos, dependem de sincronização para que imagem e som pareçam que foram produzidos juntos.
2- A sincronização posterior serve para: transformar um filme originalmente sem som em filme sonorizado posteriormente; gravar uma dublagem em língua estrangeira dos diálogos do filme falado; ou para reduzir custos de produção, pois o filme pode ser todo rodado sem som e posteriormente ser sonorizado com economia.
3- O dissolve é um tipo de transição entre imagens, em que a primeira imagem vai se apagando para dar lugar a outra, que fica cada vez mais nítida.
4- O assincronismo serve para apresentar o som e a imagem como se eles efetivamente estivessem juntos na realidade.

O correto está em:
Alternativas
Q490662 Artes Visuais
Leia o texto abaixo e observe a imagem da obra do artista Eduardo Kac.

”A discussão em torno dos alimentos transgênicos e outros organismos geneticamente modificados há muito saiu do âmbito acadêmico e chegou à sociedade. Também na arte a transgenia ganhou lugar, ocupando o imaginário e a criatividade de artistas. Nesse campo, o brasileiro Eduardo Kac – atualmente ligado à School of the Art Institute of Chicago (Estados Unidos) – destaca-se entre os bioartistas da atualidade, habitando a zona fronteiriça entre arte, ciência e tecnologia”. (GALINDO). Na entrevista concedida a Dolores Galindo, Eduardo Kac afirma: “O universo da ciência é muito especializado, e o artista não trabalha assim. O artista tem especificidades intelectuais, emocionais, filosóficas, e os instrumentos estão a serviço de uma visão maior. Move 36, por exemplo, inclui uma planta geneticamente modificada que passou por várias etapas. Criei uma seqüência genética especificamente para o trabalho, usando o código universal de computadores para traduzir a frase de Descartes "Cogito ergo sum" para as quatro bases que compõem o gene. Enviei a seqüência genética, com 52 bases, por e-mail para um pesquisador no Arizona que, por sua vez, fez a síntese. Em seguida, ele me mandou o material e eu enviei para um laboratório em Dakota do Norte. Já a seqüência do tomate, também usada para criar a planta, veio de uma Universidade da Califórnia e foi mandada para um laboratório de Dakota do Norte. Lá, pesquisadores juntaram ambas as seqüências genéticas e mandaram o material para um outro laboratório da Califórnia onde, finalmente, tudo foi integrado a uma célula de planta e a transformação foi feita. Depois, as sementes foram enviadas para mim em Chicago. E por que isso? Porque cada um desses lugares tinha o conhecimento específico para fazer aquele tipo de trabalho. Sou o compositor e o maestro; fico comandando os músicos. Crio uma partitura, componho uma música e orquestro quem vai tocar qual instrumento...”

                         GALINDO, Dolores. A Arte Transgênica. Entrevista com Eduardo Kac. Disponível em: Acesso em 24 de nov. 2012.

                        imagem-004.jpg


Considerando obras de arte contemporânea como “Move 36”, de Eduardo Kac, avalie as seguintes afirmativas.

1- Na arte contemporânea, todas as tecnologias podem ser utilizadas. As poéticas atuais, compreendidas como processos formativos e operativos da obra, são compostas a partir da intenção do artista, portanto, podem ser híbridas no que se referem às suas técnicas, suportes, meios e modos de operar.
2- Uma das características da arte contemporânea produzida com as novas tecnologias é a passagem da cultura material para a cultura imaterial, como nas imagens sintéticas, geradas diretamente no computador, por meio de linguagem e cálculo.
3- Nessa obra de Eduardo Kac há uma diluição do conceito de autoria, pois o artista divide sua autoria com os cientistas e técnicos dos laboratórios.
4- Em “Move 36” o artista abandona as técnicas tradicionais e privilegia as técnicas proporcionadas pelas novas tecnologias e pela ciência.

O correto está em:
Alternativas
Q490666 Artes Visuais
O Pará é celeiro de uma produção fotográfica autêntica, representada na diversidade de linguagens e estilos próprios de artistas contemporâneos. Guy Veloso é um dos atuais representantes da fotografia documental paraense. Na série “Penitentes” o fotógrafo capturou imagens que dão ênfase a fé e a religiosidade popular. Considerando essas informações, a linguagem fotográfica, e a imagem abaixo, avalie as seguintes afirmativas.

                        imagem-006.jpg

1- Essa fotografia permite ao professor de Arte explorar os conteúdos multiculturais, discutindo sobre as diferentes visões de mundo que coexistem na sociedade contemporânea, assim como os conceitos divergentes sobre a arte e a natureza do trabalho do artista.
2- O fotógrafo é que determina o caráter artístico da imagem fotográfica, ao decidir o tema, selecionar o enquadramento e as características da imagem, finalizada pelo processo de revelação e ampliação.
3- A leitura dos significados dessa fotografia de Guy Veloso possibilita a discussão sobre os rituais presentes na sociedade contemporânea, sua relação com a arte e os motivos pelos quais devem ser registrados e preservados.
4- A fotografia de Guy Veloso pode ser observada como uma janela para conhecer outros mundos, valores culturais diversos, criando condições para uma melhor compreensão tanto dos nossos valores quanto do modo de ser dos outros.

O correto está em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: D