Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Diagnóstico Molecular

Foram encontradas 18 questões

Q2491108 Biomedicina - Análises Clínicas
Um pesquisador necessita solicitar a síntese de novos iniciadores para o desenvolvimento de um novo ensaio diagnóstico. Baseado na sequencia 5’ TAC AGT TTG CGA T 3’, a sequência correta de iniciador que corresponde a ordem de bases nitrogenadas do iniciador reverso a ser solicitado é:
Alternativas
Q2491109 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a prevenção do risco de contaminação dentro de um laboratório de biologia molecular é INCORRETO afi rmar que: 
Alternativas
Q2491121 Biomedicina - Análises Clínicas
A extração de ácidos nucleicos, isolamento do DNA ou RNA, é um processo que pode ser realizado em diferentes Ɵ pos de amostras. Existem vários métodos, cada um deles é destinado a aplicações distintas. A metodologia usada para detecção de um vírus com genoma RNA, por exemplo, pode não ser a mais adequada para fins diagnósticos ou para a prática de PCR de protozoários. Assim, os métodos podem ter diferentes desempenhos sobre a extração de ácidos nucleicos, purifi cando o material para realizar uma análise adequada. Baseado nos conceitos de extração de ácidos nucleicos, é INCORRETO afi rmar que
Alternativas
Q2491122 Biomedicina - Análises Clínicas
A necessidade de quantificação molecular de amostras se tornou rotina em numerosos patógenos virais e circunstâncias clínicas incluindo infecções crônicas como o HIV, HCV e HBV para os quais a carga viral pode indicar a progressão da infecção e a resposta do paciente à terapia. Entretanto, o cálculo da carga viral para uma amostra pode variar significativamente entre diferentes ensaios PCR em Tempo Real quantitativo. A alternativa que NÃO explica a variação é: 
Alternativas
Q2491124 Biomedicina - Análises Clínicas
A descoberta da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR – “Polymerase Chain Reaction”) em 1986 permitiu consolidar nas últimas duas décadas o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa básica e aplicada na área de reativos para diagnóstico. Esta técnica permite, a partir de uma pequena quantidade de ácido nucleico, amplificar diversas vezes em escala exponencial a região alvo aumentando a quantidade de material a ser analisada viabilizando assim a detecção da presença ou ausência de vírus, bactérias ou qualquer sequência de interesse. Baseado na metodologia de PCR para o diagnóstico, a partir da detecção de retrovírus, para um ensaio mais sensível e específico é correto afi rmar que: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: B
5: A