Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Imunodiagnóstico

Foram encontradas 5 questões

Q2503176 Técnicas em Laboratório
Diante do cenário de recorrentes epidemias de dengue no Brasil, o papel do poder público e das políticas de saúde na gestão da crise sanitária e na implementação de estratégias eficazes de combate à dengue tornam-se prioridade. Os laboratórios clínicos de imunodiagnóstico têm uma contribuição tanto na identificação dos casos como no monitoramento da evolução da epidemia. Nesse contexto equipes de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho são importantes para o mapeamento dos riscos nesses ambientes de trabalho. Dentre as alternativas abaixo, a que NÃO está incluída no mapa de risco é:
Alternativas
Q2503177 Técnicas em Laboratório
Em relação aos procedimentos em caso de derramamento de material biológico, as ações abaixo são recomendadas, EXCETO: 
Alternativas
Q2503178 Técnicas em Laboratório
No contexto de medidas de contenção máxima em laboratórios, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2503180 Técnicas em Laboratório
A definição correta de biossegurança aplicável a um laboratório de imunodiagnóstico que atua em situações de crises sanitárias é: 
Alternativas
Q2503188 Técnicas em Laboratório
O Nível de Biossegurança (NB) de um laboratório é o nível de proteção proporcionado aos profissionais do laboratório, ao meio ambiente e àcomunidade. Existem quatro níveis de biossegurança ou níveis de contenção laboratorial: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4. Observe as afirmativas a seguir, em relação aos níveis de biossegurança.

I - O nível de Biossegurança 1 diz respeito ao laboratório em contenção, onde são manipulados microrganismos da classe de risco 1. Aplica-se aos laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico, sendo necessário, além da adoção das boas práticas, o uso de barreiras físicas primárias (cabine de segurança biológica e equipamentos de proteção individual) e secundárias (desenho e organização do laboratório).

II - O nível de Biossegurança 2 é o nível de contenção laboratorial que se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados os microrganismos pertencentes a classe de risco 2. Não é requerida nenhuma característica de desenho, além de um bom planejamento espacial e funcional e a adoção de boas práticas laboratoriais.

III - O nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais. Deve ser mantido controle rígido quanto à operação, inspeção e manutenção das instalações e equipamentos e o pessoal técnico deve receber treinamento específico sobre procedimentos de segurança para à manipulação destes microrganismos.

IV- O nível de Biossegurança 4, ou laboratório de contenção máxima, destina-se a manipulação de microrganismos da classe de risco 4, onde há o mais alto nível de contenção, além de representar uma unidade geográfi ca e funcionalmente independente de outras áreas.

Das afirmativas acima:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: A