Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Imunodiagnóstico

Foram encontradas 5 questões

Q2503185 Técnicas em Laboratório
A estratégia que NÃO é sugerida para enfrentar os desafios organizacionais em laboratórios clínicos de imunodiagnósticos durante grandes surtos como o da COVID-19: 
Alternativas
Q2503191 Técnicas em Laboratório
“Boas práticas e procedimentos microbiológicos: código de prática laboratorial básico aplicável a todos os tipos de atividades laboratoriais com agentes biológicos, incluindo condutas gerais e técnicas assépticas que devem ser sempre observadas no laboratório. Esse código serve para proteger os profissionais do laboratório e a comunidade contra infecções, prevenir a contaminação do meio ambiente e fornecer proteção para os materiais de trabalho em uso”. Em relação às boas práticas de laboratório, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2503195 Técnicas em Laboratório
Tecnologias em saúde são todas as formas de conhecimento que podem ser aplicadas para a solução ou a redução dos problemas de saúde de indivíduos ou populações e podem ser classificadas de acordo com a natureza material, o propósito, e o estágio de difusão. Nessa classificação, os métodos diagnósticos estão incluídos nos itens: natureza material (equipamentos ou suprimentos) e propósito (triagem ou diagnóstico). A avaliação de métodos diagnósticos compreende uma série de aspectos, dentre esses, é INCORRETO afirmar que o teste:
Alternativas
Q2503203 Técnicas em Laboratório
A eletroquimiluminescência (ECL) é uma técnica que une reações eletroquímicas e luminescência, transformando energia elétrica em luz. Diferentemente da quimiluminescência, na ECL, as espécies reativas responsáveis pela reação quimiluminescente são geradas eletroquimicamente a partir de precursores estáveis na superİcie de um eletrodo. Sobre este assunto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2503215 Técnicas em Laboratório
O vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV, do inglês human T-lymphotropic virus) é um agente infeccioso viral com características únicas em sua biologia e diversidade de manifestações clínicas.
Esse vírus de impacto mundial ainda passa despercebido pela maioria da população e pelos profissionais e gestores da saúde.
O diagnóstico sorológico da infecção por HTLV-1/2 baseia-se na detecção de anticorpos específicos contra o vírus, os quais estão presentes em fluidos biológicos e são gerados a partir de uma resposta imunológica direcionada a antígenos virais codificados por genes estruturais e reguladores.
Sobre a infecção por HTLV-1/2 é INCORRETO afirmar que a testagem diagnóstica é indicada para:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: D