Questões de Concurso Público ANS 2013 para Atividade Téc. de Suporte - Saúde

Foram encontradas 28 questões

Q349308 Direito Sanitário
Sobre os Planos Privados deAssistências à Saúde, é correto afirmar que:

Alternativas
Q349309 Direito Sanitário
A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS – é a autarquia vinculada ao Ministério da Saúde responsável por regular, normatizar, controlar e fiscalizar as atividades que garantam a assistência suplementar à saúde.

Analise os itens abaixo, emrelação àANS.

I. Após ser designado pelo Ministro da Saúde, seu Diretor Presidente exercerá mandato de três anos, prorrogável pormais três.

II. Poderá proceder à liquidação judicial de operadora de Plano Privado de Assistência à Saúde.

III. É autarquia sob regime especial, não estando sujeita à fiscalização do Tribunal de Contas da União –TCU.

IV. Poderá instituir e cobrar tributos incidentes sobre as atividades dos Planos Privados de Assistência à Saúde.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
Alternativas
Q349312 Direito Sanitário
No que se refere às operadoras de planos privados de assistência à saúde, conforme a Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, analise os itens abaixo.

I. Não podem requerer concordata.

II. As empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão estão dispensadas de demonstrar a capacidade de atendimento em razão dos serviços a serem prestados para obterem autorização de funcionamento.

III. Poderão voluntariamente requerer autorização para encerramento de suas atividades, tendo como requisito único notificação prévia à ANS.

Marque a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

Alternativas
Q569520 Direito Sanitário
No estudo de Modelos Assistenciais em Saúde, no setor suplementar feito por Malta , utilizaram-se as seguintes dimensões de análise:
Alternativas
Q569521 Direito Sanitário
A integralidade na saúde suplementar brasileira, no momento atual, é caracterizada por Silva Jr.et al (2008, p. 245) como integralidade regulada por basear-se em:
Alternativas
Q569522 Direito Sanitário
Um programa para promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças pode ser definido, no âmbito da ANS como:
Alternativas
Q569523 Direito Sanitário
O programa de Envelhecimento Ativo ao longo do curso de vida pode ser desenhado, segundo a cartilha da ANS, para todos os beneficiários das operadoras nas seguintes faixas etárias:
Alternativas
Q569524 Direito Sanitário
A avaliação de desempenho das operadoras, feita pela ANS por intermédio do IDSS, leva em conta quatro dimensões com pesos diferentes, a saber:
Alternativas
Q569525 Direito Sanitário
A Resolução Normativa nº 268 – 02/09/2011 – tem um papel importante na assistência dos beneficiários de planos de saúde ao dispor sobre as seguintes garantias:
Alternativas
Q569526 Direito Sanitário
Com relação à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), a maior proporção de recursos destinados é direcionada para avaliações de medicamentos. Entretanto, os produtos farmacêuticos representam, aproximadamente, 10 a 15% do total dos custos na área de saúde. Esse fenômeno pode ser explicado corretamente por uma das alternativas seguintes.
Alternativas
Q569527 Direito Sanitário
Intervenções em saúde geram custos e benefícios que podem ser mensurados em análises econômicas. São tipos de custos diretos advindos da adoção de determinada tecnologia em saúde, EXCETO:
Alternativas
Q569528 Direito Sanitário
O Ministério da Saúde afirma na publicação “Avaliação Econômica em Saúde" que conceitos de custo-efetividade são mais utilizados em situações específicas, para auxiliar na escolha de uma alternativa, ao invés de outra. Políticas de Saúde Pública, baseadas nesses conceitos e análises, seriam ainda raras. Sobre a aplicabilidade dos estudos de custo-efetividade, NÃO podemos afirmar que:
Alternativas
Q569529 Direito Sanitário
Economia da Saúde é a disciplina que integra as teorias econômicas, sociais, clínicas e epidemiológicas a fim de estudar os mecanismos e os fatores que determinam e condicionam a produção, a distribuição, o consumo e o financiamento dos bens e dos serviços de saúde (Glossário Temático Economia da Saúde, MS, 2005)

Com relação a esse tema, é correto afirmar que: 


Alternativas
Q569530 Direito Sanitário
Considerando o contexto da presença dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo, organizados sob a forma de produtores e consumidores), entende-se por demanda a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir a um determinado preço. Já a elasticidade pode ser entendida como uma medida de sensibilidade bastante utilizada pelos economistas. Portanto, pode-se afirmar que a elasticidade pode ser aplicada:

I para verificar o grau de sensibilidade dos consumidores em relação à demanda de um determinado produto em resposta às variações da renda. Nesse caso, tem-se o conceito de elasticidade-renda da demanda.

II para verificar como a variação no preço de um bem provoca alterações na quantidade e qualidade demandadas de outro bem. Nesse caso, tem-se o conceito de elasticidade-preço cruzada da demanda.

III para verificar o grau de sensibilidade dos consumidores às alterações de preço. Nesse caso, tem-se o que os economistas conceituam de elasticidade-preço da demanda.

Assinale a alternativa que aponta somente a(s) afirmativa(s) pertinente(s).

Alternativas
Q569531 Direito Sanitário
Estudos dos custos e consequências relacionados à incorporação de tecnologias em saúde são um dos principais métodos de análise utilizados na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Existe uma gama de possibilidades para analisar economicamente o uso de determinada tecnologia.

É correto afirmar que a Análise de Minimização de Custo:

Alternativas
Q569532 Direito Sanitário
Recentemente, foi noticiado na grande mídia que o rol de Procedimentos e Eventos de Saúde estaria disponível para consulta pública no site da agência .www.ans.gov.br . O rol inclui 80 procedimentos médicos e odontológicos, entre medicamentos, exames, cirurgias e terapias, e expande as indicações de outros 30 itens já ofertados. Após aprovadas, as novas incorporações deverão ser comunicadas aos beneficiários pelos próprios planos de saúde.

Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br/.

Considerando o texto citado, analise as afirmativas abaixo.

I Agências de avaliação de tecnologias em saúde são entidades que realizam as transações econômicas no setor Saúde, que são classificadas em quatro grandes categorias, a saber: usuários, empresas, profissionais de saúde e governo.

II Análise de custo em saúde é a Análise econômica completa, no âmbito da saúde, que compara distintas intervenções de saúde, cujos custos são expressos em unidades monetárias e os efeitos, em unidades clínico-epidemiológicas.

III Metanálise é a técnica que aplica protocolos e utiliza métodos estatísticos para revisar e interpretar criticamente os resultados combinados de investigações primárias relevantes realizadas, a fim de obter sínteses quantitativas sobre os efeitos das tecnologias sanitárias que nortearão decisões.

Assinale a alternativa que aponta somente a(s) afirmativa(s) pertinente(s).

Alternativas
Q569533 Direito Sanitário
Para Bittar , é um dos indicadores de economia da saúde:
Alternativas
Q569534 Direito Sanitário
São indicadores hospitalares de qualidade:
Alternativas
Q569535 Direito Sanitário
O Marcador Balanceado (Balanced Scorecard ) e o Benchmarking são metodologias para:
Alternativas
Q569536 Direito Sanitário
São atributos necessários na elaboração de indicadores:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: C
6: B
7: A
8: E
9: D
10: B
11: D
12: E
13: A
14: E
15: A
16: C
17: D
18: D
19: B
20: A