Questões de Concurso Público SEDUC-RO 2013 para Professor - História

Foram encontradas 15 questões

Q307982 História
“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).
No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:

Alternativas
Q307983 História
“A reflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.” (COLLINGWOOD. R. G. A ideia de história . Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)
A partir da citação acima, com relação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que:

Alternativas
Q307984 História
“Todos os indicadores revelam que, em matéria de políticas sociais e trabalhistas, o governo do presidente Fernando Henrique foi um grande desastre, baseado no binômio Estado-Mínimo para o trabalhador e Estado-Máximo para o capital.”
(Mendonça, Sonia Regina de.A industrialização brasileira . São Paulo:Moderna, 2004. p. 126).
Entre as proposições abaixo, identifique aquela que melhor expressa a da Era FHC.

Alternativas
Q307985 História
Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.

Alternativas
Q307986 História
Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conf l i tos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:

Alternativas
Q307987 História
“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:

Alternativas
Q307988 História
“Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:

Alternativas
Q307989 História
“Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana, adeptos do Islã, saiu às ruas de Salvador e, durante mais de três horas, enfrentou tropas da cavalaria e milícias. Centenas de escravos e libertos participaram, cerca de setenta morreram e mais de quinhentos foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação.” (A Construção do Brasil . In: Revista Nossa História. São Paulo: Editora VeraCruz, 2006. p. 79).

O episódio ficou conhecido como:


Alternativas
Q307990 História
O embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra.Qual o nome dado a esse conflito?

Alternativas
Q307991 História
“Portugal nunca se conformou com o decréscimo da produção aurífera, atribuindo a queda da arrecadação do quinto ao extravio e ao contrabando. Para os colonos mineiros, a percepção da pobreza e da dependência da Metrópole foi crescendo lentamente, até atingir uma verdadeira tomada de consciência, expressa na Inconfidência.” (BARROS, Edgar Luiz de. Os Sonhadores de Vila Rica . São Paulo: Atual, 1989. p. 22).

Com relação à Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:

Alternativas
Q307992 História
A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:

Alternativas
Q307993 História
15 de Novembro

A Monarquia – Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República – Eu também!
(Revista FON-FON)

Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.
As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:

Alternativas
Q307994 História
A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:

Alternativas
Q307995 História
Ao longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista.
Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933). Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que:

Alternativas
Q307996 História
A derrubada do Muro de Berlim, em novembro de 1989, assinalou um processo de mudanças no Leste Europeu que marcam profundamente a conjuntura política contemporânea.
Entre os efeitos desse processo, identifica-se:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: B
6: D
7: D
8: E
9: B
10: A
11: C
12: B
13: E
14: D
15: C