Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos Borges - RS 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q1718853 Veterinária
Segundo dados do IBGE (2018), no município de Campos Borges foram produzidos aproximadamente, 1.600 quilos de lã derivados da tosquia de 730 ovinos. A qualidade e a quantidade da lã obtida sofrem influência de algumas variáveis relativas à presença de ectoparasitoses, como a piolheira ovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Os piolhos são transmitidos por contato direto de um animal infestado para um sadio ou por meio de instalações contaminadas (cama, cocho). II. Parte do ciclo de vida dos piolhos é realizado em um hospedeiro intermediário invertebrado. III. Os piolhos sugadores de sangue pertencem à ordem Anoplura. IV. Os agentes da piolheira ovina podem vistos a olho nu.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1718854 Veterinária
Em relação às ectoparasitoses que influenciam a qualidade e a quantidade lã dos ovinos, encontra-se a sarna psoróptica, causada pelo Psoroptes ovis. Em relação à essa doença, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Essa é a sarna mais frequente em ovinos não somente no Brasil, mas em diferentes partes do mundo em que a criação dessa espécie animal é expressiva. ( ) Na fase aguda da doença, observa-se prurido, inquietação, emagrecimento e áreas de alopecia. ( ) A infestação por P. ovis não induz imunidade contra reinfestações. ( ) Fêmeas próximas ao parto e cordeiros com menos de um mês não devem receber tratamento contra a sarna.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1718855 Veterinária
A actinobacilose é uma enfermidade infecciosa, porém não contagiosa, geralmente crônica, causada por Actinobacillus sp., e apresenta-se como inflamação piogranulomatosa dos tecidos e cadeia linfática da cabeça e pescoço. Ocorre em todo mundo de forma esporádica, acometendo habitualmente bovinos e com menos frequência ovinos, equinos, suínos e caprinos. O agente responsável por causar a doença em ruminantes é o Acinobacillus lignieressi, cocobacilo gram-negativo que existe normalmente na cavidade bucal e no rumem desses animais. O tratamento consiste na administração de antibióticos e solução de iodeto de potássio ou de sódio até o aparecimento dos sinais de iodismo, que são:
Alternativas
Q1718856 Veterinária
A doença conhecida como paresia da parturiente, febre do leite, febre vitular, paresia pós-parto, etc., é consequência direta de:
Alternativas
Q1718857 Veterinária
A mosca dos chifres causa diversos prejuízos à bovinocultura, ocasionando perda de peso, danos à qualidade do couro e transmissão de agentes causadores de doenças. Um bovino ao longo de um ano, se estivesse infestado por 500 moscas, perderia 40kg de peso, sendo 3 kg em decorrência da espoliação sanguínea e o restante devido à anorexia provocada pela irritação da picada associada à energia gasta na tentativa de espantar o parasita. Essa mosca é cientificamente conhecida como:
Alternativas
Q1718858 Veterinária
O vírus da raiva é sensível ao pH baixo e aos solventes de lipídeos, que agem no envelope viral. O “vírus de rua” é isolado dos animais doentes e não modificado em laboratório, mantendo a capacidade de invadir as glândulas salivares. A doença acomete o homem e quase todas as espécies de mamíferos domésticos e silvestres. A manifestação clínica da raiva varia nas diferentes espécies de animais domésticos, sejam eles de companhia ou de produção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Nos bovinos e equinos, a forma furiosa da raiva é a mais frequente. II. Os gatos geralmente desenvolvem a forma paralítica da doença. III. A manifestação da forma furiosa da raiva é frequente em caninos. IV. Nos ovinos e nos primatas não humanos, a doença é assintomática.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1718859 Veterinária
A doença infecciosa de suínos causada pelo Herpesvírus tipo I, cujos hospedeiros primários são os suínos domésticos e silvestres, embora o vírus possa também infectar outras espécies de mamíferos domésticos, como gatos, cães e bovinos, nos quais produz uma encefalite de curso agudo e fatal, é conhecida como:
Alternativas
Q1718860 Veterinária
A Instrução Normativa nº 76/2018 do MAPA, aprova o Regulamento Técnico que fixa a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite pasteurizado tipo A. A IN citada estabelece vários parâmetros para o leite cru refrigerado. Em relação a esses parâmetros, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Teor mínimo de gordura de 3,0 g/100 g. ( ) Teor mínimo de proteína total de 2,9 g/100 g. ( ) Acidez titulável entre 0,14 e 0,18 expressa em gramas de ácido lático/100 mL. ( ) Estabilidade ao alizarol na concentração mínima de 72% v/v.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1718861 Veterinária
A IN nº 76, ao se referir ao leite pasteurizado tipo A, define, em seu Art. 22, que esse produto:
Alternativas
Q1718862 Veterinária
Segundo o ciclo de manutenção do agente, a febre amarela é classificada como uma metazoonose, pois:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: B
6: B
7: E
8: A
9: A
10: B