Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos Borges - RS 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 5 questões

Q1718854 Veterinária
Em relação às ectoparasitoses que influenciam a qualidade e a quantidade lã dos ovinos, encontra-se a sarna psoróptica, causada pelo Psoroptes ovis. Em relação à essa doença, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Essa é a sarna mais frequente em ovinos não somente no Brasil, mas em diferentes partes do mundo em que a criação dessa espécie animal é expressiva. ( ) Na fase aguda da doença, observa-se prurido, inquietação, emagrecimento e áreas de alopecia. ( ) A infestação por P. ovis não induz imunidade contra reinfestações. ( ) Fêmeas próximas ao parto e cordeiros com menos de um mês não devem receber tratamento contra a sarna.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1718855 Veterinária
A actinobacilose é uma enfermidade infecciosa, porém não contagiosa, geralmente crônica, causada por Actinobacillus sp., e apresenta-se como inflamação piogranulomatosa dos tecidos e cadeia linfática da cabeça e pescoço. Ocorre em todo mundo de forma esporádica, acometendo habitualmente bovinos e com menos frequência ovinos, equinos, suínos e caprinos. O agente responsável por causar a doença em ruminantes é o Acinobacillus lignieressi, cocobacilo gram-negativo que existe normalmente na cavidade bucal e no rumem desses animais. O tratamento consiste na administração de antibióticos e solução de iodeto de potássio ou de sódio até o aparecimento dos sinais de iodismo, que são:
Alternativas
Q1718856 Veterinária
A doença conhecida como paresia da parturiente, febre do leite, febre vitular, paresia pós-parto, etc., é consequência direta de:
Alternativas
Q1718858 Veterinária
O vírus da raiva é sensível ao pH baixo e aos solventes de lipídeos, que agem no envelope viral. O “vírus de rua” é isolado dos animais doentes e não modificado em laboratório, mantendo a capacidade de invadir as glândulas salivares. A doença acomete o homem e quase todas as espécies de mamíferos domésticos e silvestres. A manifestação clínica da raiva varia nas diferentes espécies de animais domésticos, sejam eles de companhia ou de produção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Nos bovinos e equinos, a forma furiosa da raiva é a mais frequente. II. Os gatos geralmente desenvolvem a forma paralítica da doença. III. A manifestação da forma furiosa da raiva é frequente em caninos. IV. Nos ovinos e nos primatas não humanos, a doença é assintomática.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1718859 Veterinária
A doença infecciosa de suínos causada pelo Herpesvírus tipo I, cujos hospedeiros primários são os suínos domésticos e silvestres, embora o vírus possa também infectar outras espécies de mamíferos domésticos, como gatos, cães e bovinos, nos quais produz uma encefalite de curso agudo e fatal, é conhecida como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: B
5: E